Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


EstaR Digital está próximo de ser lançado em Curitiba

Zul DigitalZul Digital

Veja o que vai mudar na capital paranaense com a implementação do EstaR Digital, o sistema eletrônico de estacionamento rotativo de Curitiba.

carros estacionados em frente ao teatro guaira curitiba Estacionamento será feito por aplicativo de celular e motorista não precisará mais deixar comprovante no painel do carro

O EstaR Digital está prestes a ser implantado na cidade de Curitiba e o o motorista da capital parananense contará com o app Zul Digital para estacionar o carro no novo sistema de estacionamento rotativo da cidade. O modelo eletrônico chega para substituir os antigos talões de papel e surge como solução inteligente para estacionar o carro.

No início de janeiro, a URBS (Urbanização de Curitiba S.A.) iniciou o cadastramento de aplicativos em Curitiba. Segundo a autarquia, a expectativa é que o EstaR eletrônico comece a funcionar já na segunda metade de fevereiro.

No novo modelo, o motorista vai pagar o ticket de estacionamento rotativo EstaR Digital Curitiba diretamente pelo celular. Sem mais precisar do cartão físico de papel, o condutor vai utilizar um aplicativo credenciado para cadastrar o veículo, comprar o crédito digital e regularizar o carro na vaga.

O EstaR eletrônico também trará algumas mudanças em relação ao atual modelo de rotativo público de Curitiba. A principal novidade é a compra fracionada do crédito de estacionamento digital que favorece motoristas que não utilizam o tempo total de permanência do cartão.

Por outro lado, não será mais permitida a regularização da multa EstaR Curitiba e o motorista que estacionar de maneira irregular estará sujeito à autuação por parte da fiscalização. Com o novo sistema digital, o valor do EstaR, que atualmente é de R$2,00, deve ser alterado.

Veja aqui 8 lugares incríveis para conhecer em Curitiba que têm estacionamento rotativo EstaR próximo.

Como funciona hoje o estacionamento em Curitiba?

EstaR é o sistema de estacionamento rotativo da cidade de Curitiba. Também conhecido com Estacionamento Regulamentado, o modelo tem como objetivo organizar e democratizar o uso das vagas públicas da capital paranaense. Através da rotatividade dos veículos, o EstaR promove que mais de um motorista tenha acesso a uma mesma vaga de estacionamento em horários diferentes.

Entenda o papel do estacionamento rotativo na democratização do espaço público em nosso blogpost completo sobre a Zona Azul no Brasil e no mundo.

Onde comprar EstaR em Curitiba?

Atualmente, o motorista ainda compra o cartão de papel EstaR nas casas lotéricas credenciadas para estacionar o carro no estacionamento rotativo de Curitiba. Cada cartão físico tem validade de 1h e custa R$2,00, sendo o tempo máximo de permanência de 2h de acordo com a Setran (Secretaria Municipal de Trânsito).

Ao estacionar, ainda é necessário colocar o cartão do EstaR no painel do veículo imediatamente. O motorista deve raspar os campos de ano, mês, dia, hora e minuto para regularizar o carro na vaga.

De acordo com a Setran, a permanência do motorista ou passageiro no interior não desobriga o uso do cartão, que ao perder a validade não poderá ser reutilizado. O cartão é intransferível após sua marcação e não é permitida a prorrogação do tempo máximo definido pela placa de sinalização.

Confira como o sistema de estacionamento de Curitiba funciona em nosso blogpost completo sobre o EstaR.

EstaR Curitiba horário

O horário de funcionamento do EstaR Curitiba é das 9h às 19h de segunda a sexta-feira e das 9h às 14h aos sábados. Atualmente, o sistema de estacionamento rotativo da capital paranaense conta com 12.088 vagas regulamentadas espalhadas principalmente nos bairros centrais da cidade.

E como vai funcionar o EstaR Digital em Curitiba?

Rua marechal deodoro Curitiba transito carros pessoas comercio O EstaR Digital vai permitir que o motorista pague pelo estacionamento rotativo de Curitiba através de um aplicativo credenciado pela URBS

Adotado pela prefeitura da capital paranaense para substituir o antigo modelo do talão de papel, o sistema digital torna o gerenciamento das vagas mais inteligente a partir dos dados gerados pelos usuários.

A partir da implantação do EstaR Digital em Curitiba, a compra e ativação do crédito de estacionamento serão feitas pelo celular do usuário. Após o download do Zul EstaR Digital, o motorista irá realizar seu cadastro e adicionar um veículo à sua conta pessoal. Para isso, ele deverá informar o modelo e placa do carro.

O passo seguinte, após o cadastro no app, será escolher uma forma de pagamento, como cartão de crédito, débito ou boleto, para comprar os créditos antecipadamente. Assim, ao estacionar na vaga, o motorista poderá regularizar o carro no mesmo minuto, sem correr o risco de ser multado.

Ao ativar o cartão do EstaR eletrônico, o aplicativo localizará o carro através do GPS no celular do motorista. No entanto, será imprescindível que o usuário preste atenção nas placas de sinalização do EstaR para verificar as regras de funcionamento antes de estacionar.

Além de trazer conforto, segurança e facilidade no pagamento do estacionamento rotativo de Curitiba, o app do Zul EstaR Digital vai permitir que o motorista acompanhe o tempo de uso do veículo na vaga e prolongue a permanência caso seja permitido.

Caso o motorista não tenha celular ou esteja sem no momento do estacionamento, ele ainda poderá utilizar o sistema do EstaR eletrônico. Basta comprar o crédito digital em algum ponto de venda autorizado.

Veja como o modelo digital de estacionamento rotativo funciona no Brasil.

Novas regras do EstaR Digital

Pagamento Fracionado

A maior novidade da implementação do EstaR eletrônico em Curitiba é a opção de compra e pagamento fracionado do cartão rotativo. No modelo digital, o motorista só será cobrado de acordo com o tempo que permaneceu estacionado. Ao deixar a vaga, deverá indicar via app que saiu do local caso tenha interesse no fracionamento.

De acordo com URBS, ao comprar um crédito do EstaR Digital, o motorista será cobrado por cada 15 minutos de uso da vaga. Ao se retirar e informar ao aplicativo Zul EstaR Digital, o usuário só será descontado o tempo equivalente do cartão rotativo.

Ainda segundo a autarquia de Curitiba, caso o motorista deixe a vaga com menos de 15 minutos, ele pagará por 15 minutos, caso deixe com mais de 15 e menos que 30 minutos, pagará pelos 30, e assim por diante.

O pagamento fracionado poderá ser feito pelo app Zul EstaR Digital caso o motorista não permaneça na vaga por uma uma hora inteira. No entanto, o motorista que comprar o cartão EstaR Digital em um ponto de venda só encontrará disponível o cartão mínimo de 1h.

Mais Regiões

Além da implantação do modelo digital, o sistema de estacionamento rotativo de Curitiba também irá se expandir para novas regiões. Com a criação de mais vagas e novos setores, o EstaR Digital estará presente em mais ruas e avenidas da capital paranaense. O horário de funcionamento continuará o mesmo.

Mapa EstaR Digital

Confira no mapa abaixo a localização das novas vagas do EstaR Digital em Curitiba:

Tempo de permanência

Com os novos setores do EstaR Digital em Curitiba, o veículo poderá permanecer na mesma vaga por até 1, 2 ou 3 horas dependendo da região e das regras de funcionamento do local.

O cartão EstaR Digital sempre terá o mesmo valor independente da regra e área da cidade. Quem dirá quanto tempo de estacionamento que o cartão rotativo eletrônico vale serão as placas de sinalização do EstaR.

Em algumas regiões de Curitiba, será permitido renovar a utilização da vaga e prolongar o tempo de permanência estacionado. Para estender o tempo, o motorista deverá ativar um novo crédito que irá valer pelo mesmo período do primeiro.

Isenção

Em novembro de 2019, ainda com o modelo de cartão de papel, a prefeitura de Curitiba determinou que veículos elétricos seriam isentos do pagamento pelo uso de vagas do Estacionamento Regulamentado de cidade. No entanto, eles continuariam obrigados a obedecer às regras de rotatividade e de funcionamento do EstaR Curitiba.

Como vai ser usar o aplicativo EstaR Digital em Curitiba?

O Zul EstaR Digital está chegando em Curitiba e o motorista da capital paranaense terá maior autonomia, segurança e praticidade ao utilizar nosso app para estacionar.

Embora ainda não tenha sido lançado, será muito fácil utilizar o aplicativo Zul EstaR Digital. Saiba como:

  1. Baixe o app de Zul EstaR Digital de Curitiba nas versões iOS ou Android;
  2. Entre no app e faça seu cadastro pessoal;
  3. Adicione um veículo informando o modelo e placa;
  4. Escolha uma forma de pagamento e compre créditos antecipadamente;
  5. Pronto! Agora vai ser só ativar o crédito no app quando estacionar :)

Acompanhe o Zul Digital no Instagram e Facebook para ficar por dentro do lançamento EstaR Digital, o novo sistema de estacionamento rotativo em Curitiba.

Comentários