Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


Valor de mercado: o que é um carro sinistrado?

O carro sinistrado é um veículo que já precisou passar por um reparo ou conserto após a seguradora ser acionada.

Zul DigitalZul Digital

Mais barato, porém, com mais problemas - é assim que o carro sinistrado pode ser definido. Popularmente vendido em leilões, o carro sinistrado apresenta um valor muito abaixo do que o praticado pelo mercado, o que atrai muitos motoristas.

No entanto, graves problemas e defeitos não visíveis a olho nu são, na maioria das vezes, a realidade desses carros, que precisam ainda passar por grandes consertos para voltarem às ruas.

Nesta matéria, a equipe do blog do Zul+ vai explicar o que é um carro sinistrado e quais são os principais pontos de atenção ao se deparar com um veículo desse tipo.

O aplicativo Zul+ oferece diversos serviços relacionados ao carro. Estacionamento, multas, IPVA, pedágio, seguro, rodízio, concessionárias e valor de mercado tudo em um só lugar. Baixe o app na AppStore ou Google Play e conheça a plataforma que deixa qualquer carro muito mais completo.

O que é um carro sinistrado?

Um carro sinistrado é um veículo em que o proprietário já precisou acionar a cobertura do seguro para realizar um reparo. O sinistro é qualquer evento que represente um dano material ao veículo. Seja por conta de uma batida, acidente ou inundação, o veículo pode ser considerado um carro sinistrado assim que a seguradora for acionada.

Os sinistros podem ser de dois tipos: parcial, quando os danos representam menos que 75% do valor do veículo, e total, em que o estrago supera essa porcentagem ou é maior que o próprio valor de mercado do automóvel. Vale lembrar que o sinistro total também ocorre quando o carro é roubado ou furtado e a empresa não o encontra.

Mas, após ser recuperado de uma batida ou encontrado mesmo depois do pagamento da indenização ao dono, o veículo é considerado sinistrado. Ou seja, um carro foi batido (ou roubado) que foi recuperado, posteriormente, será considerado sinistrado.

Entenda melhor o vocabulário usado pelas seguradoras automotivas em nosso blogpost completo sobre os pontos de atenção na apólice de seguro.

E o que acontece com os carros sinistrados?

Na maioria das vezes, o carro sinistrado é vendido para uma oficina de reparo ou uma auto-peças que poderá trabalhar para recuperar o veículo e revendê-lo. Depois de consertado, o automóvel deverá passar por uma nova vistoria que, caso aprove o veículo, informará no documento que o veículo é sinistrado.

Leilão de carros
Os famosos leilões, em que os veículos são encontrados por cerca de 40% do seu valor na tabela Fipe, são os principais pontos de venda de carros sinistrados. 

Os famosos leilões, em que os veículos são encontrados por cerca de 40% do seu valor na tabela Fipe, são os principais pontos de venda de carros sinistrados. Embora o preço seja muito menor que o praticado pelo mercado, o motorista que comprar um carro em um leilão deve estar ciente do sinistro e de possíveis avarias mecânicas.

Conheça 10 carros com manutenções baratas no Brasil em nossa lista completa com os valores de suas revisões.

O que significa “sinistro recuperado” no documento?

O “sinistro recuperado” no documento do veículo significa que o automóvel passou uma reforma após um acidente ou foi encontrado pela seguradora depois de um roubo. Um carro sinistrado pode estar funcionando normalmente, porém também pode apresentar algum defeito em suas partes. O motorista que desejar comprar um carro sinistrado precisa estar atento para identificar possíveis problemas.

Tipos de sinistro

Quando ocorre um sinistro, um perito faz uma avaliação dos danos causados baseado no Relatório de Avarias do Contran. Ao todo, São 48 componentes a serem avaliados, cada um com uma pontuação diferente. A soma desses pontos vai colocar o veículo sinistrado em uma das três seguintes classificações:

Pequena Monta

Até 20 pontos. Quando o veículo já pode circular apenas ao substituir a parte danificada. O sinistro não é informado no documento e não é necessária uma nova inspeção de segurança.

Média Monta

Entre 21 e 30 pontos. Quando após a reparação dos danos, o carro precisa passar por uma nova inspeção veicular.

Grande Monta

Superior a 30 pontos. Quando o veículo é classificado como irrecuperável.

Saiba como escolher e economizar no seguro auto do seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Como saber se o veículo é sinistrado?

A comercialização de carros que já sofreram perda total não é ilegal já que eles podem ser recuperados e passar por um processo de certificação. No entanto, alguns revendedores podem não ser transparentes e não informarem o motorista sobre o sinistro do veículo.

Dessa maneira, é importante que o condutor conheça alguns truques para identificar um veículo sinistrado.

1. Confira a documentação

O documento de um carro sinistrado terá uma observação com o título “SINISTRO/RECUPERAÇÃO”, que indica que o veículo foi danificado e passou por um conserto ou reforma .

2. Sinistros deixam cicatrizes

Batidas ou até acidentes mais graves podem ser identificados ao observar a lataria do veículo. Amassados, riscos profundos, ondulações, mudança de textura da pintura indicam que o veículo já passou por alguma situação do tipo.

3. Peça ajuda de um mecânico ou especialista

Antes de finalizar a compra de um veículo sinistrado, é recomendado analisá-lo ao lado de um mecânico ou especialistas. Eles conseguem identificar e prever problemas que podem aparecer no futuro.

Veja como escolher uma oficina mecânica de confiança em nosso blogpost completo sobre o assunto com dicas de profissionais.

Carro sinistrado pode fazer seguro?

Um carro sinistrado pode sim fazer um seguro auto. No entanto, será mais difícil do motorista conseguir um contrato com uma seguradora. Como as chances de apresentar problemas ou até mesmo quebrar são maiores, o valor de um seguro para um veículo sinistrado costumam ser mais alto do que para carros comuns.

O app Zul+ permite que o motorista tenha fácil acesso aos números atualizados de sua seguradora para quando precisar. Baixe já o app Zul+ nas versões para iPhone ou Android e tenha o contato do seu seguro na palma mão!

Comentários