O exame psicotécnico é uma das principais etapas pra quem deseja tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo

O teste acontece logo no início do processo de habilitação, antes mesmo das aulas teóricas do CFC (Centro de Formação de Condutores) se iniciarem,  e acontece em uma clínica psicológica credenciada junto ao Detran.

Desta forma, aqueles que forem reprovados no exame, não poderão continuar o processo para se tornarem motoristas

Pensando nisso, o time do Zul+ preparou este post contando tudo o que é preciso saber dos exames psicotécnicos.

O que é o exame psicotécnico?

O exame psicotécnico é um teste que busca avaliar a personalidade e as tomadas de decisão de determinada pessoa. Além disso, é possível verificar as condições psicológicas do futuro motorista diante de situações estressantes e que geram nervosismo e ansiedade, testando sua concentração, atenção, memória e raciocínio lógico.

Todas estas características são fundamentais para um bom motorista, principalmente nas grandes cidades. 

Conheça 10 dicas que vão fazer você evitar trânsito em qualquer lugar do mundo.

Como são os testes psicotécnicos?

Existem várias formas de realizar testes psicotécnicos. Quais deles serão usados, porém, dependem do objetivo final.

Há testes de cálculo, no qual serão verificados a atenção e o raciocínio rápido. Já os testes com desenhos e figuras geométricas são utilizados para avaliar o nível de raciocínio lógico.

O teste paleográfico, em que é pedido para fazer pequenos riscos verticais com a mesma altura e espaçamento e, quando pedido, traçar um risco horizontal, busca entender a personalidade, o caráter, o grau de instrução e características emotivas do candidato.

Também existem os testes de memória, que vão fazer com que o usuário responda sobre imagens ou sequências numéricas que tenham sido mostradas anteriormente.

CNH com 40 pontos e 10 de anos de validade. Advertência por escrito no lugar de multa. Veja essas e outras mudanças da Nova Lei de Trânsito do Brasil.

Quem pode aplicar testes psicotécnicos?

Como o nome deixa claro, o teste psicotécnico é utilizado para uma avaliação psicológica da pessoa. Desta forma, apenas psicólogos podem aplicá-los. No caso do exame psicotécnico para obtenção da CNH, é fundamental que o profissional tenha especialidade em Psicologia do Trânsito.

Como se preparar para testes psicotécnicos?

1) Fique tranquilo(a)! Não há certo ou errado;

O primeiro passo para se preparar para estes exames psicotécnicos é saber que não há certo ou errado, já que os testes buscam fazer uma análise das características da pessoa.

Porém, é possível seguir algumas dicas para que consiga se dar bem no exame. Estresse, nervosismo e ansiedade são os principais inimigos neste caso. Desta forma, evite pensar negativamente ou se preocupar demais com este exame.

2) Preste bastante atenção no(a) avaliador(a);

Outro ponto é que se deve prestar bastante atenção no que o avaliador falar. Pedir para repetir ou fazer algo diferente do que foi instruído vai passar o sentimento de que você é uma pessoa dispersa.

3) Descanse antes de realizar o teste;

Também é possível se preparar fisicamente para estes testes, mesmo que sejam de cunho psicológico. Estar descansado, bem alimentado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes do teste podem ser de grande ajuda.

Quer uma dica? Que tal um cinema e pipoca em casa? Conheça 6 filmes pra quem ama viajar de carro.

4) Pratique jogos que testem sua mente.

Por fim, é possível exercitar a sua mente. Alguns jogos, como palavras-cruzadas ou caça-palavras, fazer algo que fuja da sua rotina ou até mesmo usar a mão não-dominante para algumas coisas são algumas opções.

Reprovei no exame psicotécnico. E agora?

Há 3 resultados possíveis para o exame psicotécnico do Detran:

  1. Apto para dirigir;
  2. Inapto temporariamente;
  3. Inapto.

No primeiro dos casos, a pessoa poderá avançar no seu processo para obter a habilitação.

Porém, nos outros dois casos, é possível pedir uma reavaliação ou solicitar que o psicólogo avaliador explique os motivos pelo qual a pessoa foi considerada inapta. Em ambos os casos, há um prazo de 30 dias para fazer a solicitação.

banner chegou a tag de pedagio zul digital