Afinal, o que é apólice de seguro de veículo? Entender isso te ajuda a proteger seu carro, seu bolso e sua paz de espírito enquanto dirige. Até porque, se acontecer determinado dano com o seu bem, o seguro entra em ação e cobre os custos.

Porém, depende: o seguro pode excluir alguns tipos de danos e exigir regras para liberar a cobertura. Todas essas informações são detalhadas na apólice. Assim, é fundamental ficar por dentro dela para tomar decisões informadas sobre sua proteção e evitar surpresas desagradáveis.

O que é apólice de seguro de veículo?

A apólice de seguro de veículo é como um contrato entre você e uma seguradora. Pense nisso como um acordo feito para proteger seu carro, garantindo que, se algo der errado, ele está protegido. Assim, você não terá que gastar uma fortuna do próprio bolso.

Por exemplo, imagine que, de repente, você tenta ligar o veículo e não consegue, até perceber que o sistema de arrefecimento furou. O custo para consertar esse problema pode ficar em torno de R$ 1.800. 

Sem o seguro, esse valor sairia diretamente do seu bolso, podendo afetar muito o seu orçamento. Com a apólice de seguro de veículo, a seguradora pode cobrir esse custo ou a maioria dele, dependendo do seu plano.

Quer dizer, você paga uma quantia chamada prêmio. Em troca, a seguradora promete ajudar a cobrir os custos se algo de ruim acontecer com o seu carro.

Quais são os tipos de cobertura de uma apólice de seguro de veículo?

Para entender o que é apólice de seguro de veículo, é necessário também entender que existem vários tipos de cobertura que uma apólice de seguro de veículo pode oferecer, dependendo da seguradora. Confira algumas das principais!

Cobertura contra colisão (danos ao próprio veículo)

Esta cobertura paga os danos ao seu carro se você bater em outro veículo ou objeto, como um poste ou muro. Por exemplo, caso você se distraia e bata em um carro estacionado, o seguro paga o conserto do seu veículo.

Cobertura de responsabilidade civil (danos a terceiros)

Você pode acidentalmente causar danos materiais e corporais enquanto dirige, como bater em outro veículo. Diante disso, o seguro é acionado para pagar pelos consertos do carro do outro motorista, além de possíveis despesas médicas.

Cobertura de assistência 24 horas

Trata-se da cobertura que oferece serviços de assistência como reboque, troca de pneu, chaveiro, entre outros, a qualquer hora do dia. Por exemplo, o seu veículo parou na estrada à noite porque o pneu furou? Ligue para a assistência e eles mandam alguém para ajudar.

Cobertura de carro reserva

Essa cobertura garante que você tenha um carro substituto se o seu precisar ficar um período no conserto. Afinal, o seu veículo pode ficar na oficina devido a um acidente, roubo, ou outro evento coberto pelo seguro.

Cobertura de acidentes pessoais a passageiros

Se você estiver dirigindo e sofrer um acidente, seus passageiros talvez se machuquem. Com essa cobertura, a seguradora ajuda a pagar os custos médicos deles, como hospital, medicamentos e tratamentos necessários. 

Em casos mais graves, como invalidez ou falecimento, a seguradora também oferece um valor de compensação financeira aos passageiros ou suas famílias.

Como funciona uma apólice de seguro de veículo?

Agora que já falamos o que é apólice de seguro de veículo, vamos ver como ela funciona:


Contratação do seguro

Você decide qual tipo de cobertura quer para o seu carro (como contra acidentes, carro reserva etc.). Depois, assina um contrato com a seguradora, concordando com os termos e condições. Esse contrato é a sua apólice de seguro.

Pagamento do prêmio

Você paga o prêmio do seguro, que pode ser pago à vista ou parcelado, dependendo do combinado com a seguradora.

Cobertura em caso de sinistro

Um “sinistro” é qualquer evento coberto pelo seguro, como um acidente, roubo ou danos ao carro. Assim, se acontecer um sinistro, entre em contato com a seguradora para informar o ocorrido. Isso é chamado “acionar o seguro.

Avaliação

A seguradora avalia a situação, checando os detalhes do sinistro e verificando se está tudo conforme a apólice. Isso inclui conferir a data, o local, as circunstâncias do sinistro e os danos relatados.

Indenização

Se o sinistro estiver coberto pela apólice, a seguradora cobre os custos conforme o contrato. Isso pode incluir reparos no carro, pagamento de despesas médicas, ou substituição do veículo, dependendo da cobertura.

Franquia

Em alguns casos, você precisa pagar um valor inicial chamado “franquia”. Trata-se de um valor pago do próprio bolso quando acontece um sinistro coberto pelo seguro. Só depois deste pagamento a seguradora cobre o restante dos custos.

Cotação de seguro via app

Pelo app Zul+, a plataforma digital da Estapar, os donos de veículos conseguem fazer cotação de seguro automotivo em instantes. Basta acessar a guia “Seguro Auto – Faça uma cotação” na tela principal da ferramenta, informar dados do proprietário e do carro para receber propostas das principais seguradoras do mercado, como Bradesco, Porto Seguro e BB Seguros.

É simples e muito prático!

seguro auto zul+

Baixe o app Zul+ no seu aparelho Android ou iOS. Clique aqui e faça o download gratuito.

O que considerar ao escolher uma apólice de seguro de veículo?

É importante considerar alguns pontos que preparam você para ter uma apólice de seguro de veículo adequada, como:

  • Escolha as coberturas que atendam suas necessidades, dependendo de onde você dirige e da sua rotina;
  • Considere o valor da franquia e do prêmio para avaliar se o custo cabe no seu orçamento;
  • Verifique se há assistência 24 horas e carro reserva, especialmente se você depende do carro para atividades essenciais e não pode ficar sem ele;
  • Opte por uma seguradora com boa reputação e um atendimento eficiente.

O que o seguro de veículo não cobre?

E aí, entendeu o que é uma apólice de seguro de veículo? Trata-se de um contrato entre você e uma seguradora que oferece proteção financeira em caso de danos ao seu carro. Assim, ao escolher uma apólice, garanta que ela atenda às suas necessidades específicas para protegê-lo de inúmeros imprevistos.

Gostou do nosso conteúdo e quer se aprofundar no assunto? Então, aproveite a visita para descobrir o que o seguro de veículo não cobre!