Se você mora em uma cidade grande, preste atenção nos veículos que vê pela rua: haverá um grande número de carros com placa de Minas Gerais. E o motivo desse fenômeno é bem simples de se explicar.

Na imensa maioria dos casos, esses carros são todos alugados e têm a placa de Minas Gerais porque é um dos estados do Brasil que oferece uma série de benefícios para as locadoras. Dessa maneira, sai mais barato comprar e manter um carro no estado mineiro do que em outras regiões do país. 

Neste post, o time do Zul+ te explica as principais razões do por que existem tantos carros com placas de Minas Gerais. Confira abaixo:

banner app Zul+ homem sorrindo no carro

1) As grandes locadoras automotivas estão em Minas Gerais

Uma das principais razões que justificam a grande quantidade de carros com placa de Minas Gerais é que as principais locadoras automotivas do Brasil estão localizadas no estado. Ou seja, fica mais fácil realizar o emplacamento na própria região. 

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), cerca de 67% da frota de veículos para aluguel registrados em 2018 foram emplacados somente em Minas Gerais. Ao todo, foram mais 826 mil veículos.

Para se ter uma noção comparativa, Belo Horizonte possui pouco mais de 1% da população do Brasil, de acordo com dados do IBGE. Por outro lado, se for comparada a frota de veículos, este número sobe consideravelmente. Só em 2019, 17% dos carros emplacados no país foram comercializados na capital mineira.

Tá pensando em comprar um carro, mas ainda não sabe se vai 0km ou usado? Veja nossas dicas para fazer o melhor negócio.

2) Detran-MG é menos burocrático

Além disso, por saber que o serviço de locação no estado é bastante influente, o Governo de Minas Gerais aumentou a eficiência do seu Detran. 

Há uma portaria chamada Registro Automático de Veículos (SRAV) com o objetivo de aumentar a facilidade e diminuir a burocracia para o emplacamento de carros novos das locadoras. 

Desta forma, além de o processo de emplacamento poder ser feito totalmente pela internet, no site do Detran-MG, o prazo máximo para isso ocorrer é de 15 dias a partir da emissão da nota fiscal.

centro de belo horizonte estacionamento rotativo
De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras Automotivas (Abla), três grandes locadores presentes em Belo Horizonte representam cerca de 50% do mercado.

3) IPVA e taxas não são um fator de peso

Ao contrário do que muitos podem pensar, as taxas no estado não são um fator que influencia a decisão das locadoras de continuarem em Minas Gerais. 

Isso porque o estado possui impostos muito similares a outros, como o Paraná, com alíquota do IPVA em 1% sobre o valor de mercado dos carros alugados. 

Se este fosse um motivo levado em consideração pelas locadoras, elas estariam no Rio de Janeiro, onde a alíquota do IPVA é de 0,5%.

Veja o valor do IPVA 2021 em cada estado do Brasil em nossa matéria completa sobre o imposto.

É proibido circular com carro de outro estado ou cidade?

Não, não é proibido. Apesar disso, para se licenciar um veículo, é necessário comprovar que o seu proprietário tem uma propriedade na cidade em que o registro foi feito. Isso ocorre para evitar fraudes e também que motoristas optem por regularizar seu carro em um estado onde o IPVA é mais barato.

Placa Mercosul não mostrará mais a cidade e o estado do veículo

Agora, porém, vai ficar um pouco mais difícil perceber esta invasão mineira de veículos. Isto porque, desde 2020, os carros novos do país passaram a ser equipados com a placa padrão Mercosul

Neste modelo, há apenas a identificação do país de origem do veículo. Apesar disso, o deputado federal José Airton Félix Cirilo (PT-CE) apresentou no início de fevereiro um Projeto de Lei que pretende colocar de volta a identificação da origem do carro. Se a lei vai pra frente ou não, apenas o tempo dirá.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo