Na lista de itens essenciais para um motor de carro a combustão, o pistão é uma das peças-chave para o seu bom funcionamento.

Para te ajudar a entender melhor para que serve e os cuidados com a peça, o time do Zul+ reuniu aqui as principais informações sobre o pistão, incluindo como identificar os possíveis problemas. Veja a seguir:

O que é o pistão

Os pistões são peças de metal localizadas no bloco do motor, que é mais ou menos como o coração da máquina (veja a figura abaixo). Eles se movem para cima e para baixo e são responsáveis por converter a energia da queima de combustível em trabalho mecânico para o virabrequim, que é um eixo de manivela. Isso é feito por meio do pino de pistão e da biela. Já os anéis do pistão servem para fazer a vedação total dos líquidos e gases.

O virabrequim, por sua vez, transforma essa energia em torque, que é a força que o motor consegue gerar. Ou seja, sem o pistão e seus adjacentes, seria impossível o carro funcionar.

Lembrando que, no motor de um carro elétrico, o funcionamento é totalmente diferente. Nada de caixa de câmbio, velas de ignição, correias, pistão e outras peças.

Possíveis problemas nos pistões


Os carros de passeio costumam ter de quatro a seis pistões. Alguns sinais podem indicar que o funcionamento dessas peças está com problemas, e aí é importante levar o carro até uma oficina mecânica para fazer uma revisão ou manutenção.

Fique atento se encontrar:

  • Mancha preta e temperatura alta: indicam queima de óleo perto do pistão
  • Resíduos de cinzas: podem indicar um aquecimento excessivo e derretimento da peça, feita de alumínio
  • Pistão com a cabeça lascada ou amassada: acontece quando o líquido de refrigeração entra em contato direto com o alumínio, danificando a peça
  • Biela quebrada: ocorre devido ao desgaste do rolamento

O app número 1 para quem dirige

Agora que você já sabe como é o funcionamento dos pistões, que tal baixar o app Zul+?

Com a plataforma digital da Estapar o motorista faz a cotação e contratação de seguro auto, solicita tag sem mensalidade que funciona em todos os pedágios do Brasil e também paga a Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 18 municípios pelo Brasil.

Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app conta com mais de 8 milhões de usuários em todo o Brasil. Clique aqui e faça o download.