O último mês de setembro confirmou a retomada do setor de compra e venda de carros usados e semi-novos no Brasil. De acordo do dados da Fenabrave, o número de carros comercializados da categoria foi de 869.551 – o que representa aumento de 11,8% em relação ao mês anterior. Em agosto de 2020, 778 mil carros usados foram vendidos.

infografico da retomada do mercado de seminovos

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, a melhora do crédito é um dos fatores que têm ajudado na recuperação do setor.

“O mercado de usados vem se mantendo aquecido. Há uma boa oferta de crédito, resultado do comportamento positivo da inadimplência. Outro fator que impulsiona este mercado é a recuperação das vendas de veículos novos”, comentou.

Foi o caso de Alessandra Fontes, 47, que trocou seu carro usado por um novo em uma concessionária de São Paulo no mês de setembro.

“O carro que eu tinha era ‘beberrão’, a manutenção era cara e começou a dar uns problemas. Por isso, eu quis vender”, explicou a administradora de empresas. 

Alessandra contou à equipe do Zul+ que já estava tentando vender o veículo há 6 meses, até que um dia decidiu levá-lo a uma concessionária para uma avaliação na troca por um novo.

“Ele ficou um bom tempo anunciado na internet. Eu até recebi 2 ofertas no começo da pandemia. Os interessados chegaram a me visitar, mas as propostas foram horrorosas. E na concessionária, eu tive uma oferta melhor”.

Já o revendedor Marcelo França, 39, especialista na revenda de carros importados e proprietário do clube de compras Mascat, acredita que a crise do coronavírus motivou as pessoas a irem atrás do próprio veículo.

“Carro por aplicativo, carona, transporte público. Tudo isso veio por água abaixo com a pandemia. Por medo de se contaminar, a pessoa queria ter o próprio carro”, disse.

Marcelo ainda considera que a parada abrupta da indústria automobilística e o fechamento de concessionárias favoreceu o setor.

“A única opção para quem queria fazer um upgrade de carro durante a quarentena era os semi-novos. Isso beneficiou muito o mercado e fez com que os carros de 1 ou 2 anos se valorizassem bem”.

infografico do mercado de carros no Brasil

O mês de setembro de 2020 registrou alta de 7,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Com a pandemia, o mercado de revenda foi duramente afetado em abril, quando a Fenabrave registrou queda de 78,6% de um mês para o outro.

No acumulado de 2020, a retração do setor é de 25%. Até setembro de 2019, o acumulado de carros semi-novos vendidos era de 6,9 milhões. Até o mesmo período de 2020, o total é de 5,2 milhões de unidades.

banner cta download zul+ tudo do carro num único app