Embora o CRLV Digital 2022 só fique disponível após o pagamento do licenciamento 2022, você já pode aprender o que fazer para baixar o documento.

baixe o crlv digital no app Zul+

Desde 2020, o CRLV não é mais emitido em papel moeda e enviado pelo Detran para a casa do motorista. Desde então, é preciso solicitar o documento de forma online.

Mas caso você esteja descobrindo isso só agora, fique tranquilo! Neste post, o time do Zul+ mostra como você pode baixar o CRLV Digital 2022 de maneira muito fácil.

 O que é o CRLV Digital?

O CRLV Digital é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico. Na prática, ele é o documento do carro que deve ser renovado anualmente. Também conhecido como CRLV-e, o CRLV Digital contém todas as informações do antigo documento impresso, porém em um novo layout.

Quando o CRLV Digital 2022 vai ficar disponível?

O CRLV Digital 2022 só vai ficar disponível para download e impressão a partir de janeiro de 2022, quando se inicia o vencimento do licenciamento para alguns veículos. Antes disso, você não conseguirá emitir o documento.

A versão eletrônica do CRLV já é realidade em todo o Brasil. Desde o início de julho de 2020, todos os 27 Detrans do país já permitem que você consulte e baixe o documento digital do veículo pelo celular ou internet. Porém, a maneira mais simples de emitir o CRLV Digital é com o Zul+, o app nº1 pra quem dirige no país.

Como baixar CRLV Digital 2022 no Zul+?

É importante dizer que o CRLV Digital 2022 só ficará disponível para download a partir de janeiro de 2022. Até lá, você deve se atentar ao vencimento do documento atual do seu veículo, que pode ser logo em janeiro quanto em dezembro de 2022.

1. Baixe o app Zul+;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: iPhone ou Android.

2. Faça seu cadastro pessoal e registre seu veículo;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também seu veículo. O número do Renavam, presente no CRLV atual, será fundamental para realizar a emissão do novo documento na base de dados do Detran.

3. Toque em “CRLV Digital”;

Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

4. Solicite a emissão do CRLV 2022;

Clique em “Emitir documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital 2022, que varia de acordo com o Estado (consulte o valor no aplicativo). Após o pagamento, o documento ficará disponível no app entre 1 e 5 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência para a emissão.

Caso você já tenha um CRLV no seu app Zul+, você deve clicar nos três pontos no canto superior direito e clicar em “Emitir novo documento”.

Também é possível anexar o CRLV Digital 2022 no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran ou app CDT, enviar o arquivo para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+ clicando em “Anexar documento”.

5. Pronto! Consulte o documento quando quiser.

Depois da emissão do documento no Zul+, você poderá consultar o documento em qualquer horário do dia, mesmo se estiver sem acesso à internet.

Como baixar CRLV Digital 2022 no Detran?

1. Acesse o portal do Detran do seu Estado ou baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”;

Para baixar o CRLV Digital 2022 do carro, você pode fazer o download pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” para iPhone ou Android ou acessar o portal do Detran do seu estado.

2. Faça seu cadastro pessoal;

Caso o motorista deseje baixar o CRLV Digital pelo aplicativo CDT, é necessário realizar o cadastro na plataforma gov.br. Já pelo portal do Detran, o proprietário deve acessar seu perfil pessoal. Nos dois cadastros, CPF e senha são requisitados.

3. Clique em “Veículos”;

Pelo aplicativo “CDT”, clique em “Veículos” presente no menu principal. Já no portal do Detran, acesse “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.

4. Informe o Renavam e o código de segurança do CRV;

Nessa etapa, será fundamental que você já tenha licenciado seu veículo em 2022. O licenciamento atrasado ou pendência de débitos impossibilita o download do CRLV Digital 2022.

Com o Renavam e o código de segurança do CRV em mãos, o condutor deve cadastrar seu CRLV Digital pelo aplicativo “CDT” ou portal do Detran. Esses dois números estão em diferentes documentos. O Renavam fica no CRLV, já o código de segurança está no CRV do carro.

Vale dizer que o portal do Detran não irá pedir o código de segurança do CRV para realizar o download do documento digital do carro. Dessa maneira, o motorista consegue baixar e imprimir o documento apenas com o Renavam, placa do veículo, número de telefone e o código enviado por SMS.

5. Faça o download ou imprima o CRLV Digital.

Após inserir o Renavam e o código de segurança do CRV, o CRLV Digital fica disponível para consulta e download pelo aplicativo “CDT”. Basta o motorista acessar o app para visualizar o documento, que também fica disponível mesmo sem internet.

Para imprimir o CRLV Digital, basta baixar o arquivo em seu celular e enviá-lo para seu e-mail ou direto para uma impressora conectada à internet. Depois disso, é só configurar a impressão em folha sulfite A4.

consulte o CRLV Digital aqui

Onde encontrar o número de segurança do CRV?

O número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) não está disponível no CRLV. Na verdade, ele fica localizado na parte superior direita do CRV, antigo DUT (Documento Único de Transferência).

Qual a diferença entre CRV e CRLV?

O CRV é conhecido como o documento emitido no primeiro emplacamento e também quando há transferência de propriedade do veículo (compra e venda). Diferentemente do CRLV, o CRV não é de porte obrigatório e não tem validade. Saiba mais em nosso post completo sobre as diferenças entre CRV e CRLV.

E se eu não encontrar o código de segurança do CRV do meu carro? Consigo baixar o CRLV Digital 2022?

Sim, é possível baixar e imprimir o CRLV Digital 2022 mesmo sem o código de segurança do CRV pelo portal do Detran do seu estado. A autenticação da conta do motorista ocorre através de um código enviado pelo departamento de trânsito via SMS.

Nesse caso, você só irá precisar do Renavam, placa do veículo, número de telefone e e-mail cadastrados no Detran e o código do SMS enviado.

Como usar CRLV Digital 2022?

Você poderá usar o CRLV Digital 2022 de duas maneiras: no seu próprio celular ou impresso em papel sulfite A4. As duas versões contam com o QR Code, que oferece maior segurança ao condutor e praticidade à fiscalização.

Vale lembrar que a versão eletrônica do CRLV dispensa o porte obrigatório do documento físico em papel. O CRLV Digital impresso só é necessário caso você viaje com o veículo para outro país.

Mais de uma pessoa utiliza o mesmo veículo. Posso compartilhar o documento?

Sim, vocês conseguem compartilhar o documento. No Zul+, cada pessoa pode ter sua própria conta para baixar e utilizar o mesmo documento. Ou se preferirem, podem emitir o CRLV e compartilhar o arquivo em PDF via WhatsApp ou e-mail quantas vezes quiser.

Já no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” é possível compartilhar o documento com até 5 motoristas que também tenham o app.

Posso cadastrar mais de um CRLV no mesmo celular?

Sim. Se você dirige mais de um carro, será possível adicionar dois ou mais documentos tanto no Zul+ quanto no app CDT. Neste caso, será preciso repetir os processos para cada veículo.

Por conta da valorização dos carros usados no Brasil, o IPVA 2022 estará mais caro. Por esse motivo, é importante se preparar financeiramente para o pagamento do imposto. Veja o vencimento do IPVA 2022 no seu estado ou consulte o valor do IPVA 2022 dos carros mais vendidos no Brasil.

resolve crlv digital com Zul+