O IPVA 2022 parcelado é a solução perfeita para quem não está tão preparado assim para quitar o tributo no início do ano. Embora a cota única ofereça um pequeno desconto, o pagamento à vista pode não ser a melhor opção por conta da alta do IPVA em 2022
Com a valorização dos carros novos e usados no Brasil, o IPVA também encareceu e vai ficar até 30% mais caro do que em 2021. Veja aqui o valor do IPVA 2022 para os carros mais vendidos no Brasil.
Mas não se preocupe! Se você não está preparado para quitar o IPVA em janeiro, o Zul+ pode te ajudar. O app permite que você pague o IPVA 2022 parcelado em até 12x no cartão de crédito, diluindo um valor alto em pequenas parceladas ao longo do ano.
Como pagar IPVA 2022 Parcelado?
Caso seu veículo esteja registrado em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a forma mais simples e rápida de pagar o IPVA 2022 parcelado é com o Zul+, o app nº1 pra quem dirige no país.
Para fazer o pagamento, você deve baixar o aplicativo no seu smartphone e escolher a melhor opção de pagamento: à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito. Veja o passo a passo abaixo:
1) Baixe o app Zul+;
Faça o download do aplicativo Zul+ no seu celular. O app está disponível na Apple Store e Google Play.
2) Toque em “Multas, IPVA e Licenciamento;
Após baixar o app, acesse a função de tributos e faça seu cadastro. Você vai precisar informar seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta.
Depois disso, informe a placa, o modelo e o Renavam do seu veículo.
Com o cadastro concluído, você irá conseguir visualizar o valor do tributo para o seu carro.
Vale lembrar aqui que esta função está disponível apenas para veículos registrados nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Nosso time trabalha para que, em breve, mais regiões do Brasil também contem com nossa solução de IPVA simplificado.
3) Escolha a melhor opção de parcelamento do IPVA;
No app, você pode pagar o IPVA 2022 à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito. É só escolher o que for melhor para você.
4) Deslize o dedo para pagar 😉
Depois de escolher a melhor forma de pagamento, basta deslizar o dedo para confirmar o pagamento do seu IPVA. Pronto! Viu como aqui o IPVA é fácil?
Como pagar IPVA 2022 parcelado com a Secretaria da Fazenda?
Você também pode pagar o IPVA 2022 parcelado no portal da Secretaria da Fazenda.
Vale destacar que cada estado possui um site diferente e a melhor forma de encontrar é procurar por “Secretaria da Fazenda + UF”, sendo que “UF” é a sigla do seu estado.
Após acessar o portal, será necessário fazer um cadastro e procurar pela opção IPVA. Na próxima página, você deve procurar algum termo relacionado a pagar débitos. Será necessário informar o número do Renavam e a placa do veículo para fazer o pagamento.
Após informar os dados, será possível verificar o valor do IPVA, a data de vencimento e gerar um boleto para o parcelamento de acordo com o calendário de vencimento do IPVA 2022. Alguns estados também já aceitam o pagamento através de cartão de crédito.
Qual o valor do IPVA 2022?
O valor do IPVA 2022 é calculado a partir de uma alíquota estadual sobre o valor de mercado do veículo.
Na prática, carros mais caros têm IPVAs mais caros e cada estado tem autonomia para definir sua alíquota.
Veja na tabela abaixo a alíquota de 2022 para carros de passeio em todos os estados do Brasil:
Estado | Valor IPVA 2022 |
Minas Gerais, Rio de Janeiro e são Paulo | 4% |
Goiás | 3,75% |
Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná | 3,5% |
Amazonas, Distrito Federal, Pernambuco*, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima | 3% |
Alagoas | 2,75% |
Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí* e Sergipe | 2,5% |
Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia*, Santa Catarina e Tocantins | 2% |
*Possuem alíquotas específicas de acordo com a cilindrada do veículo |
O que acontece se não pagar o IPVA?
O IPVA é uma obrigação anual de todo proprietário de veículo automotor. Deixar de pagar o imposto, em primeiro lugar, fará com que sejam aplicados juros diários por conta de atraso e, após certo período, o débito é inscrito na dívida ativa, sujando seu nome.
Além disso, sem o pagamento do IPVA, não é possível licenciar o veículo. E caso você seja flagrado dirigindo um veículo não licenciado, você estará cometendo uma infração gravíssima, rendendo, além de 7 pontos na CNH, multa de R$293,47 e apreensão do veículo até a regularização.