Na maioria dos estados do Brasil, o boleto do IPVA 2022 não existe mais. Atualmente, o pagamento ocorre de maneira digital ou direto da conta bancária do proprietário. No entanto, ainda é possível resgatar o boleto que pode ser pago em uma casa lotérica, por exemplo. 

E para te ajudar a emitir a Guia de Pagamento do IPVA, o time do Zul+ vai te contar aqui tudo o que você precisa fazer. Mas já te adiantamos: o pagamento do imposto com o app Zul+ é muito simples e rápido. Você não precisa emitir nada e paga o IPVA com Pix ou em até 12x só deslizando o dedo.

banner pague o ipva do seu carro em até 12x com o Zul+

Como emitir o boleto do IPVA 2022?

Há duas maneiras de fazer a emissão do boleto do IPVA 2022. A única diferença entre elas é o portal que será utilizado.

Em alguns estados, a emissão acontece através do site do Detran. Porém, são poucos os estados que geram a guia de pagamento dessa maneira. Na maioria dos estados, o boleto do IPVA pode ser obtido direto no portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Desta forma, sugerimos que você tente emitir o boleto do IPVA 2022 primeiramente no portal da Sefaz do seu estado. Veja abaixo como fazer:

  1. Acesse o portal da Secretaria da Fazenda do seu estado. Para encontrá-lo, basta pesquisar por “Secretaria da Fazenda + UF”, trocando “UF” pela sigla do seu estado;

  2. Busque por IPVA;

  3. Clique em “pagamento”;

  4. Informe o Renavam, placa do veículo e as demais informações que forem solicitadas;

  5. Emita a guia de pagamento.

No caso da emissão ser realizada no portal do Detran, o processo será bastante semelhante. A diferença será que você deverá entrar no portal do Detran. Para isso, pesquise por “Detran + UF”, substituindo “UF” pela sigla do seu estado. Depois disso, basta seguir passo a passo acima.

Confira quando começa o calendário do IPVA 2022 SP e saiba até quando você pode pagar o imposto.

Há outras formas de pagamento do IPVA 2022?

Além de emitir o boleto pelos portais da Secretaria da Fazenda ou do Detran, também é possível pagar o IPVA diretamente no seu banco. Para isso, basta abrir o app ou ir a uma agência, tanto no caixa eletrônico quanto no guichê de atendimento, e informar o Renavam do veículo.

Após isso, o boleto do IPVA 2022 será gerado e você já poderá fazer o pagamento instantaneamente.

A outra possibilidade é pagar o tributo diretamente em uma casa lotérica. O processo é o mesmo: vá até o guichê de atendimento e informe o Renavam do veículo. O pagamento deverá ser feito na mesma hora.

Como pagar o IPVA com o Zul+?

Você também pode pagar o IPVA 2022 de maneira simples, rápida e segura com o app Zul+ caso seu veículo esteja registrado nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

telas do app zul+ no fluxo de pagamento do ipva 2022

Nestes casos, você precisará fazer o seu cadastro e adicionar o seu veículo no app. Depois, basta acessar a função de IPVA, Multas & Licenciamento, consultar o valor do IPVA e realizar o pagamento. Veja o passo a passo abaixo:

1) Baixe o app Zul+ aqui;

2) Toque em “Multas, IPVA e Licenciamento;

3) Consulte o valor do seu IPVA 2022;

4) Escolha a melhor opção de pagamento: à vista com Pix ou em até 12x no cartão;

5) Deslize o dedo para pagar 😉

Para os demais estados, ainda não é possível fazer o pagamento no nosso app. Porém, estamos trabalhando para que, o mais breve possível, motoristas de todas as regiões do Brasil consigam quitar IPVA e demais débitos do veículo conosco.

Confira aqui o vencimento do IPVA 2022 nos principais estados do Brasil.

baixe o crlv digital no app Zul+