“Bati o carro. E agora?”. Quem já passou por um acidente de trânsito com certeza já teve esse pensamento. No momento, o nervosismo ou até mesmo possíveis lesões impedem que os envolvidos na batida façam o que pode parecer simples para quem vê de fora.

Pensando nisso, o time do Zul+, o app n°1 para quem dirige no Brasil hoje, preparou um roteiro para que todos saibam como agir após uma batida de trânsito.

banner app zul+ seu carro mais completo

O que se deve fazer quando bate o carro?

1) Tire o veículo da via

O primeiro passo a ser feito após uma colisão é tirar os veículos envolvidos da rua. Isso deve ser feito porque, segundo as leis de trânsito, obstruir o tráfego e comprometer a segurança dos outros veículos é uma infração. Neste caso, além de multa de R$130,16, você recebe 4 pontos na carteira de motorista.

Quando não for possível, é necessário fazer a sinalização correta, com o triângulo posicionado a pelo menos 30 metros e o pisca alerta ligado.

2) Preste socorro

Caso haja algum ferido no acidente, é necessário prestar socorro à vítima. De imediato, ligue para o Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193), ou peça para que alguém faça.

Depois fale com a pessoa para saber se ela está consciente e consegue se mexer. Caso contrário, não a retire do veículo ou da posição em que se encontre. A remoção deve ser feita com os devidos cuidados por um bombeiro, médico ou socorrista treinado.

Além de um processo penal, não prestar os devidos cuidados e fugir do local gera multa de R$ 1.467,35 e cassação da CNH.

Tudo o que você precisa saber sobre multas de trânsito aqui.

3) Converse com o outro motorista

Após a colisão, é necessário manter a calma e conversar com os demais envolvidos de forma civilizada. Primeiro, é necessário determinar de quem é a culpa e quem vai arcar com os prejuízos causados. Depois, é preciso que todos anotem os dados (nome completo e telefone do motorista, placa e modelo do carro) além do local exato do acidente.

Também é possível fotografar o acidente com o smartphone. Mesmo que os envolvidos tenham entrado em acordo no momento do acidente, é sempre importante ter os registros para o caso de uma possível ação judicial.

acidente de carro

4) Faça um boletim de ocorrência

Em conjunto com os demais envolvidos, é possível ir a uma delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência. Também é possível fazer o B.O. pela internet, através do portal da Polícia Civil.

Mesmo que não seja obrigatório, algumas seguradoras exigem um boletim de ocorrência para o processo de indenização.

5) Acione o seguro do seu carro

Após a negociação com os demais envolvidos, o responsável deve acionar o seguro para arcar com o prejuízo dos veículos. Vale destacar que é necessário ter uma cobertura para terceiros para que a seguradora também assuma o conserto dos demais envolvidos.

Caso você não tenha esse tipo de seguro, é possível que os demais envolvidos acionem o próprio seguro e o responsável pague o valor da franquia estabelecido em contrato.

No caso de você não ter seguro algum, é possível determinar se o responsável vai levar os veículos para uma oficina mecânica de sua confiança ou se cada envolvido pode decidir onde o conserto será feito.

Pensando em contratar um seguro? Conheça cada tipo de cobertura e escolha o plano que mais combina com você e seu carro.

Quanto tempo a seguradora tem para consertar o veículo de terceiro?

O prazo para consertar o veículo de terceiro não deve ultrapassar 30 dias. Porém, vale ressaltar que o motorista pode acionar o seguro em caso de colisão num prazo de até 1 ano.

Veja como acionar o seguro auto após um acidente de trânsito.

6) Leve o veículo para o conserto

Neste ponto, vai depender do que foi combinado com os demais envolvidos. Como dito no último tópico, é possível que o responsável pelo acidente defina o mecânico no qual todos os veículos serão consertados ou cada envolvido optar por uma de sua confiança.

Quem escolhe a oficina?

Caso você seja a vítima do acidente de trânsito, você tem total liberdade para escolher a oficina mecânica em que deseja realizar o conserto. O motorista culpado não pode obrigá-lo a levar seu veículo em determinado local apenas por ele “já conhecer o trabalho do mecânico”.