O Rotativo Digital de Belo Horizonte organiza o uso das vagas de rua nas áreas mais movimentadas da cidade, principalmente no centro.
A ideia é simples: garantir mais rotatividade, facilitar o trânsito e ampliar as chances de encontrar uma vaga. A gestão e a fiscalização ficam por conta da BHTrans e da Prefeitura.
Nesta publicação, você confere tudo o que precisa saber para estacionar seu carro ou moto nas ruas da capital com segurança e tranquilidade.
Rotativo Digital BH – horário de funcionamento
O sistema é totalmente digital. O motorista compra créditos, ativa o rotativo no local onde estaciona e pronto. O tempo máximo de permanência depende da área, podendo, na regra geral, ser de 1 hora a 12 horas. Antes de sair do veículo, recomenda-se que o motorista confira a sinalização da vaga.
– Centro de BH
O Rotativo Digital de BH funciona com as seguintes regras na região central de Belo Horizonte:
- De segunda a sexta-feira das 8h às 18h,
- Aos sábados das 8h às 13h.
Há regras especiais para áreas de lazer, como a Pampulha e Parque das Mangabeiras.
– Estação Pampulha
O Rotativo Digital de BH funciona com as seguintes regras na região da Pampulha:
- De segunda a sexta-feira das 8h às 20h,
- Aos sábados das 8h às 15h.
– Parque das Mangabeiras
O Rotativo Digital de BH funciona com as seguintes regras no Parque das Mangabeiras:
- Terça a domingo das 8h às 17h.
Quanto custa o Rotativo Digital de BH?
Em 2025, o crédito do Rotativo Digital de Belo Horizonte custa R$ 4,95. Esse mesmo valor pode corresponder a diferentes períodos de uso, de 1 hora a até 12 horas, dependendo da área em que o veículo é estacionado.
Ou seja, o mesmo crédito de R$ 4,95 vale 1 hora no centro da cidade e até 12 horas de estacionamento na Estação Pampulha.
Como pagar o Rotativo Digital de BH
Ativar o crédito do Rotativo Digital de BH é muito simples com o uso do melhor app disponível: o Zul+, da Estapar.
Veja o passo a passo.
- Baixe o Zul+ (clique aqui para download)
- Cadastre o seu veículo;
- Escolha uma forma de pagamento;
- Confirme o local de estacionamento;
- Escolha a regra de horário em que você se encaixa;
- Confirme o pagamento,
- Pronto! Você já está de acordo com as regras de trânsito da cidade.
De acordo com a Prefeitura, Belo Horizonte tem 23.214 vagas de estacionamento rotativo que transformam-se em 104.055 oportunidades de estacionamento quando o tempo máximo é respeitado.
Portanto, siga as regras e compartilhe o convívio na cidade com todos!
Histórico do estacionamento em Belo Horizonte
O Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 09/11/1967, e regulamentado 6 anos mais tarde pelo decreto 2.388 de 25/07/1973.
A implementação de áreas com exigência de uso do rotativo em BH teve início em 1976.
Já em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do sistema. De lá até junho de 2018, a única maneira possível de estacionar o carro nas ruas e avenidas da cidade de Belo Horizonte era através da compra do tíquete de papel.
O app número 1 para quem dirige
Agora que você já sabe tudo sobre o Rotativo Digital de BH, que tal baixar o app Zul+?
O app Zul+ é o novo app da Estapar, a maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 19 estados e no Distrito Federal. A empresa opera em 102 cidades, oferecendo mais de 510 mil vagas em aproximadamente 700 locais, como o estacionamento da Arena MRV e do Mineirão. Também gerencia o sistema de estacionamento rotativo em 19 municípios pelo país.
A solução digital da Estapar oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 8 milhões de usuários em todo o Brasil. Clique aqui e faça o download.

