Uma das maiores dúvidas de quem tem um veículo é: qual é o melhor momento para vender o carro? A resposta para esta pergunta, porém, não é tão simples e existem muitos pontos para se levar em consideração, como a vontade do proprietário ou uma questão financeira. 

Neste post, o time do Zul+ te faz algumas perguntas que vão te ajudar a decidir qual é o melhor momento para vender o seu carro. 

veja o valor do seu carro e de outros modelos com o aplicativo zul+

Por quanto tempo você quer ficar com o carro?

A primeira pergunta a se fazer é: você prefere trocar o carro em pouco tempo ou vai ficar com ele por muitos anos? No primeiro caso, é importante levar em consideração a desvalorização do veículo. Isto é, a troca do carro deve ser feita antes que seu preço caia demais.

concessionaria loja de carro
No Brasil, apenas por tirar o carro da concessionária, o valor de mercado do veículo despenca, já que ele deixa de ser considerado zero Km e passa a ser um seminovo.

Após o primeiro ano, há uma desvalorização entre 15 e 20% do valor, enquanto no segundo, a taxa é de 10% em média. A partir do terceiro ano, a queda no preço se estabiliza. Por esses fatores, não é recomendado vender um carro nos primeiros dois anos após a compra. 

Por outro lado, para aqueles que preferem ficar com o mesmo carro por muitos anos, uma série de fatores devem ser levados em consideração na hora de vender o veículo. Abaixo, vamos explicar alguns deles.

Qual o custo de manutenção do carro?

Se você já está pensando em vender o seu carro, você precisa saber qual o custo de manutenção do veículo. Neste caso, é preciso entender que algumas peças sofrem com maior desgaste. Por conta disso, precisam de manutenção periódica

Aqui, inclui-se os filtros de ar, óleo e combustível, as velas de ignição, os discos, as pastilhas e o fluído de freio, além dos amortecedores e buchas de suspensão, pneus e o sistema de embreagem. 

mecanico faz a troca de oleo do motor de um carro
As informações sobre o tempo manutenção de cada componente do veículo, como a troca do óleo do motor, estão presentes no manual do dono.

Porém, quando outras partes do automóvel começam a dar problema, principalmente motor, câmbio, módulos eletrônicos e alternadores, a história muda. Isso porque elas têm custos mais elevados, além da alta mão de obra para fazer o reparo.

Quando o gasto passa de 10% do valor de mercado do veículo, esse pode ser o melhor momento para vender o carro. 

Também é preciso considerar os picos de manutenção, que normalmente ocorrem após o veículo rodar entre 30 e 40 mil quilômetros. Neste intervalo, grande parte das peças do veículo já devem estar desgastadas e necessitando de uma troca ou um reparo. Desta forma, você pode ter que arcar com um gasto muito alto.

Conheça os 10 carros com as manutenções mais baratas do Brasil aqui.

O modelo foi repaginado ou já está fora de linha?

Outro ponto que pode afetar, e muito, o preço do veículo é a possibilidade dele sair de linha. Isso acontece quando a montadora decide parar de produzir determinado modelo, o que pode fazer com que seu valor caia até 10% de um dia para o outro já que suas peças ficarão mais difíceis de serem encontradas no mercado. Consequentemente, o seu custo de manutenção fica mais caro.

Além disso, é possível que a montadora deseje dar uma repaginada no modelo, mudando uma série de fatores, tanto mecânicos quanto estéticos. Além de um possível novo lançamento para a mesma categoria, também pode fazer com que o preço do seu veículo caia. Para evitar, é possível ficar de olho na mídia especializada para saber sobre o movimento das montadoras.

Recentemente, a Ford anunciou sua saída do Brasil o que afetou o valor de mercado dos veículos aqui no país. Entenda o que muda e qual a consequência disso em nossa matéria completa sobre o assunto.

Valorização do seu carro no mercado de compra e venda

Durante o ano, o valor do seu carro pode variar. Como em todo negócio, existem momentos de alta, onde o seu carro vai estar valorizado, mas também há os momentos de queda no preço do modelo do seu carro. Tudo vai depender da procura pelo seu veículo no mercado. Porém, para não depender tanto dessas variações de valores, há algumas dicas para valorizar o carro, como:

1) Manutenção em dia e documentada;

2) Lataria bem cuidada e sem arranhões;

3) Interior conservado como de um carro novo;

4) Características originais mantidas;

banner revisao zul+

Veja 10 dicas para vender bem o seu carro anunciando na internet em nossa matéria completa sobre o assunto.

Qual a sua situação financeira?

Apesar do custo de manutenção e dos novos modelos, há questões mais subjetivas a serem levadas em conta para saber qual o melhor momento para vender o carro. Um desses é a situação financeira do proprietário. 

Em alguns casos, você pode estar financeiramente confortável e a hora certa para você trocar de carro pode ser simplesmente quando assim quiser. 

Porém, você também pode estar passando por uma situação mais delicada. Muitos motoristas acabam se endividando por não conseguir arcar com as parcelas do financiamento do veículo. Desta forma, a melhor opção pode ser vender o carro e evitar dívidas maiores.

chave de carro sobre notas de cem reais
Os custos com combustível, manutenção, estacionamento, seguro auto, tributos e multas costuma pesar no bolso de quem dirige.

Quanto pode custar ter um carro ao longo de um ano? O time do Zul+ fez essa conta e o resultado você confere aqui.

Está insatisfeito com com a marca ou o modelo?

Por fim, é possível também que você esteja insatisfeito com a montadora ou com o modelo do seu veículo, seja por dificuldade em encontrar peças, ou pelo alto custo de manutenção e até mesmo por problemas mecânicos recorrentes. 

Quando isso ocorre, o melhor a se fazer é vender o carro, já que a insatisfação pode causar maiores dores de cabeça ao proprietário.

Veja quais documentos são necessários para a venda ou troca de carro em nosso blogpost completo sobre o tema.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo
Toque na imagem e baixe o Zul+, o app mais completo para quem dirige no Brasil hoje.