O licenciamento 2022 SC já está disponível para motoristas de todo o Estado e você pode realizar o pagamento de maneira simplificada com o app Zul+.

O pagamento da taxa é essencial para autorizar a circulação do veículo e deve acontecer até a data limite entre os meses de março a dezembro. O vencimento exato vai depender do final da placa do seu carro. 

É importante lembrar que, para realizar o licenciamento, é necessário quitar todos os débitos pendentes do veículo, como IPVA e multas em aberto. Veja aqui como pagar o IPVA 2022 SC.

Quando vence o licenciamento 2022 em Santa Catarina?

O calendário de vencimento do licenciamento 2022 SC começa a vencer em março para veículos com placa terminada em 1 e vai até dezembro, quando ocorre o vencimento para placas com final 0. Porém é possível fazer o pagamento de maneira antecipada. Confira o calendário abaixo:

Placas

Período para o licenciamento anual
Final 1

Até 30/03

Final 2

Até 30/04
Final 3

Até 31/05

Final 4

Até 30/06
Final 5

Até 31/07

Final 6

Até 31/08
Final 7

Até 30/09

Final 8

Até 31/10
Final 9

Até 30/11

Final 0

Até 31/12

Qual o valor do licenciamento 2022 SC?

Em 2022, o licenciamento em Santa Catarina custa R$142,69.

Vale lembrar que essa taxa diz respeito à renovação do registro e documento do carro. Do valor pago para o licenciamento, 50% é destinado para o Governo Estadual e 50% para os municípios. Cidades com mais carros licenciados recebem verba diretamente proporcional.

Como pagar o licenciamento 2022 Detran SC?

1) Consulte o vencimento para o seu veículo

O primeiro passo é checar a data de vencimento do licenciamento 2022 para o seu veículo. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês e também o final da placa do carro.

Em alguns parágrafos acima, você pode consultar a tabela do licenciamento 2022 SC com o calendário oficial do Detran.

Não conhecer as datas de vencimento dos tributos do carro é o primeiro erro de todo motorista endividado. Veja quanto pode custar ter um carro em 2022 e saiba como se planejar financeiramente.

2) Pague todos os débitos pendentes do veículo

O pagamento do IPVA e das multas pendentes é obrigatório. Se existir algum débito do veículo ainda em aberto, você não vai conseguir licenciar o seu carro. 

3) Pague a taxa de licenciamento 2022 SC

Após quitar as multas e o IPVA do veículo, basta pagar o licenciamento 2022 SC. No app Zul+, é possível realizar o pagamento simplificado de tudo junto usando Pix ou em até 12x no cartão de crédito. 

O que acontece depois de pagar o licenciamento?

Pronto! Agora, é só baixar e até mesmo imprimir o CRLV eletrônico (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) do seu veículo. Veja como fazer o download do documento atualizado em nosso blogpost completo sobre o CRLV Digital 2022.

Como consultar o licenciamento 2022?

Há três maneiras de como você pode consultar o licenciamento do seu carro: no portal do Detran, no portal da Secretaria da Fazenda ou no app Zul+, onde é muito mais rápido e simples.

Tanto no portal da Secretaria da Fazenda e no site do Detran, a consulta do licenciamento não permite o pagamento. Apenas no app Zul+ é possível consultar o valor e quitar o licenciamento e o IPVA à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito.

Para consultar o licenciamento no Zul+, você deve baixar o aplicativo no seu iPhone ou Android e cadastrar o seu veículo. Pronto. Depois disso, basta acessar a home do app e tocar em “Multas, IPVA e licenciamento” para consultar o licenciamento 2022 SC do seu carro.

O que acontece se você não pagar o licenciamento?

Ou seja, caso você seja flagrado dirigindo com licenciamento atrasado, seu carro será retido e levado ao pátio até que a documentação seja regularizada. A multa é de R$293,47 e 7 pontos na CNH.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima.

Saiba mais sobre a multa de licenciamento em nosso blogpost completo.

Perguntas Frequentes

Quando vence o licenciamento 2022 em SC?

As datas de vencimento do licenciamento de veículos podem variar de acordo com o estado e o final da placa do veículo. Verifique as tabelas de pagamento clicando aqui para saber a data exata para o seu veículo.

Como pagar IPVA e licenciamento 2022 SC?

Para pagar o IPVA e o licenciamento em Santa Catarina em 2022:
Acesse o site do Detran-SC ou da Secretaria da Fazenda.
Consulte o valor e as opções de pagamento do IPVA.
Emita o boleto e efetue o pagamento.
Consulte a situação do licenciamento e emita o boleto.
Pague o licenciamento nas agências bancárias autorizadas.
Fique atento às datas de vencimento para evitar multas.

Como ver o licenciamento do veículo 2022?

Para verificar o licenciamento do veículo em 2022:
Acesse o site do Detran do seu estado.
Procure a opção de consulta de licenciamento.
Informe os dados do veículo.
Verifique a situação e, se necessário, emita o boleto de pagamento.
Efetue o pagamento conforme as instruções do Detran.

Até quando posso pagar o licenciamento de 2022?

As datas de vencimento do licenciamento de 2022 variam de acordo com o estado. Consulte o Detran do seu estado para obter informações precisas sobre a data limite de pagamento.