O IPVA 2022 vem logo aí e você já deve se preparar para o pagamento do tributo, que acontece todo início de ano na maioria dos estados brasileiros. 

banner pague o ipva do seu carro em até 12x com o Zul+

Mas se você não entende de carro e mal sabe para o que serve o IPVA, não se preocupe. O time do Zul+ fez este post especialmente para você. 

Aqui, vamos te contar 5 coisas que é fundamental saber sobre o IPVA 2022 antes de realizar o pagamento. 

1) Qual o valor do IPVA 2022?

A primeira coisa que você precisa entender sobre o IPVA 2022 é que seu valor não é o mesmo para todos os motoristas nem para todos os carros. 

O IPVA é um imposto estadual cobrado a partir de uma porcentagem (alíquota) sobre o valor de mercado de um veículo. Por isso, carros mais caros têm IPVAs mais caros. Ou seja, o preço do veículo influencia diretamente no valor do tributo.

Vale ressaltar que cada estado do Brasil tem autonomia para definir sua alíquota. Por exemplo, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro cobram uma alíquota de 4% sobre o valor de mercado do veículo, enquanto Santa Catarina e Espírito Santo cobram 2%.

Para saber a alíquota do seu estado, acesse nosso post completo sobre valor do IPVA.

2) Prepare o bolso! O IPVA 2022 está mais caro.

E isso já é um fato. Por conta da valorização dos carros usados no Brasil durante a pandemia do coronavírus, o IPVA 2022 estará mais caro do que de costume. Por isso, é muito importante se planejar financeiramente para o imposto não comprometer seu bolso.

Economizar o quanto antes, saber exatamente o valor do imposto para o seu carro e procurar por programas estaduais de desconto, como a Nota Fiscal Paulista em São Paulo ou o programa Bom Motorista no Rio Grande do Sul, são algumas dicas que podem te ajudar a se organizar para quitar o IPVA 2022. Veja mais dicas aqui.

Entenda por que os carros seminovos ficaram mais caros em 2021 em nosso blogpost completo sobre o assunto.

3) Quando vence o IPVA 2022?

Assim como o valor, o vencimento do IPVA 2022 também não é o mesmo para todos os motoristas. Neste caso, tudo vai depender do estado onde o seu carro está registrado e o final da placa.

Na maioria das regiões do Brasil, o pagamento do IPVA começa a vencer logo no início do ano, como acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E então, o final da placa do veículo indicará qual o dia exato em que o tributo vence.

Por esse motivo, é importante conhecer o calendário do seu estado. Veja abaixo o calendário do IPVA 2022 SP:

IPVA 2022 SP

Cota única com desconto (-3%) ou 1ª parcela 2ª parcela Cota única sem desconto ou 3ª parcela 
Vencimento Janeiro Fevereiro

Março

4) Como você pode pagar o IPVA 2022?

Hoje, no Brasil, existem três possibilidades para você pagar o IPVA 2022: em cota única, parcelado com o governo ou parcelado em até 12x.

Cota única com desconto

A primeira é cota única com desconto que acontece no primeiro mês de vencimento do seu IPVA. Como forma de incentivo para que os motoristas quitem o tributo de uma vez no início do ano, a maioria dos estados oferecem pequenos descontos no pagamento à vista. 

Em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais, você tem direito a 3% de desconto no valor do IPVA caso pague em cota única em janeiro. 

Parcelado com o governo

A segunda forma de pagar o IPVA 2022 é parcelar o tributo seguindo o calendário de vencimento do governo do seu estado. Na maioria dos estados, o parcelamento é de 3x. No entanto, o número de parcelas pode variar. Veja na tabela abaixo alguns dos estados:

Estado Número de parcelas oferecidas pelo governo
São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais 3
Paraná, Espírito Santo  4
Ceará, Rio Grande do Norte 5
Alagoas, Amapá e Mato Grosso 6
Tocantins  10

Parcelado em até 12x

Uma outra possibilidade é parcelar o IPVA 2022 em até 12x. No Zul+, é possível pagar o tributo dessa maneira caso o seu veículo esteja registrado em São Paulo, Paraná ou Santa Catarina. Tudo de maneira muito simples, rápida e segura. Veja o passo a passo abaixo:

banner ipva 2021 zul+

1) Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android;

2) Faça seu cadastro pessoal no app;

3) Adicione seu veículo e informe o Renavam;

4) Consulte o valor do seu IPVA;

5) Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou em até 12x) e deslize para pagar.

5) O que acontece se atrasar o IPVA?

Caso você não pague o IPVA 2022 dentro do calendário de vencimento, o imposto sofre multa de 0,33% do valor por dia de atraso até chegar ao limite de 20%, o que acontece em 60 dias. 

Em paralelo, o IPVA vencido também acumula juros mensais baseados na taxa Selic e entrará na dívida ativa, sujando o seu nome.

Além disso, com o atraso no pagamento do IPVA, você não conseguirá licenciar o veículo e renovar o CRLV Digital do mesmo. 

Para realizar o licenciamento anual é fundamental que todos os débitos do veículo estejam quitados. Vale lembrar que um veículo não licenciado pode ser apreendido pela polícia.

IPVA atrasado dá multa?

IPVA atrasado não dá multa de trânsito. Na verdade, a multa por IPVA atrasado está relacionada ao acréscimo de juros no valor do imposto atrasado, mas não representa uma infração de trânsito.

consulte o CRLV Digital aqui