O CRLV Digital MG é o documento eletrônico para veículos em 2022 e você já consegue baixá-lo no app Zul+ após realizar o licenciamento.

baixe o crlv digital no app Zul+

Em 2020, o CRLV deixou de ser emitido em papel moeda e enviado para o proprietário pelo Detran. Desde então, o documento tornou-se 100% digital em todo o Brasil.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o CRLV é de porte obrigatório em todo território nacional. E o documento está disponível para download e impressão no app Zul+, no app “CDT – Carteira Digital de Trânsito” ou no portal do Detran de Minas Gerais.

O que é o CRLV Digital MG?

O CRLV Digital MG é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo no estado de Minas Gerais. Até 2019, o documento do veículo era enviado pelo Detran-MG ou poderia ser retirado em uma das unidades do departamento de trânsito após o licenciamento anual.

No entanto, em maio de 2020, o documento de registro e licenciamento passou a ser digital. E a partir de então, todo motorista pode baixar o documento em seu celular através do app Zul+, aplicativo CDT ou portal do Detran-MG.

Entenda a diferença entre o CRLV e o CRV do seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

O que acontece se dirigir sem o CRLV Digital em Minas Gerais?

De acordo com o artigo 133° do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é permitido dirigir sem o documento do carro desde que a autoridade de trânsito local tenha acesso a um sistema digital para verificar a documentação do veículo. 

Além disso, o licenciamento, o IPVA e as multas deste carro precisam todas estar regularizadas.

No entanto, como o CTB não esclarece a relação entre a autoridade de trânsito e o sistema de consulta, o time do Zul+ recomenda que você continue andando com o documento atualizado do seu carro, seja ele impresso ou digital. Para saber como baixá-lo continue lendo este post. 

Saiba mais sobre o assunto em nosso blogpost completo sobre o que acontece se você dirigir sem o documento do carro.

Como baixar o CRLV Digital MG?

consulte o CRLV Digital aqui

Atualmente, a melhor forma de baixar o CRLV Digital MG é com o Zul+, o app n° 1 pra quem dirige hoje no Brasil. Nele, você encontra tudo o que você precisa para simplificar sua relação com o veículo. 

Tem estacionamento Rotativo Digital, CRLV, seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, IPVA, multas e licenciamento em 12x, valor de mercado e muito mais. Tudo isso em um só lugar. Baixe já o Zul+ no seu iPhone ou Android e conheça o app que descomplica a vida de todo motorista.

1. Baixe o app Zul+;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro e registre seu veículo;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também seu veículo. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) atual do carro, será fundamental para realizar a consulta do novo documento na base de dados do Detran. 

A única condição fundamental para obter o CRLV Digital Minas Gerais é o pagamento de todos os débitos pendentes do veículo e a realização do licenciamento 2022. Após quitar essas taxas, você já consegue baixar o CRLV Digital MG ou imprimir o documento em sua impressora.

Para saber como pagar o valor da taxa de licenciamento do seu veículo, acesse nossa matéria completa sobre o assunto.

3. Toque em “CRLV Digital”;

Depois de finalizar o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

4. Solicite a emissão do CRLV;

Clique em “Solicitar documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital de R$9,90. Após o pagamento da taxa, o documento leva, em média, 1 dia útil para ficar disponível no app.

Também é possível anexar o CRLV Digital MG no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran ou app CDT, enviar o arquivo PDF para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+.

5. Pronto! Consulte o documento quando quiser.

Depois da emissão do documento no Zul+, você poderá consultar o documento em qualquer horário do dia, mesmo se estiver sem acesso à internet.

Como imprimir o CRLV Digital MG?

Após emitir o documento no Zul+ seguindo os passos acima, é muito simples imprimir o CRLV Digital MG caso você prefira utilizar a versão física. 

Para imprimir, basta compartilhar o arquivo do CRLV Digital em seu e-mail. Depois disso, tudo o que vai precisar fazer é baixar o documento em um computador conectado a uma impressora e imprimir o CRLV Digital MG. 

Lembrando que a impressão deve ser feita em uma folha A4 (sulfite) e você pode utilizar qualquer impressora caseira.

Como usar o CRLV Digital em Minas Gerais?

Você pode usar o CRLV Digital em Minas Gerais de maneira digital pelo celular ou imprimir o documento em sua impressora. As duas versões contam com o QR Code, que oferece maior segurança tanto para o condutor quanto para os agentes de trânsito.

É importante dizer que a versão eletrônica do CRLV dispensa o porte obrigatório do documento físico em papel. O CRLV Digital impresso só será necessário caso o motorista viaje com o veículo para outro país.

Divido o carro com uma pessoa. Posso compartilhar o documento?

Sim. Com o app Zul+, cada um de vocês pode registrar o mesmo veículo e baixar o CRLV Digital sem problemas. No entanto, é necessário que cada um faça esse procedimento em sua própria conta do aplicativo.

Tenho mais de um carro. Posso cadastrar mais de um CRLV no app?

Sim. Se você dirige mais de um carro, é possível adicionar mais documentos em sua conta no app Zul+.

Tenho débitos pendentes do meu veículo. Posso baixar a CRLV Digital?

Não. Para obter o documento digital do carro, é necessário estar com o licenciamento em dia. Dessa maneira, veículos com IPVA atrasado, multas e outros débitos pendentes não conseguirão emitir o CRLV Digital 2022.

Se eu for parado e o policial exigir o documento do meu carro, consigo acessar o CRLV Digital pelo meu celular mesmo sem internet?

Sim. O aplicativo Zul+ permite que você acesse o documento do carro mesmo se estiver sem internet em seu celular. No entanto, é fundamental que você já tenha emitido o CRLV Digital anteriormente.

Vai viajar? Confira o que fazer no check-up do seu carro antes de pegar estrada.

Quando vence o CRLV Digital em Minas Gerais?

Em Minas Gerais, o vencimento do CRLV Digital é o mesmo que o do licenciamento anual. Confira as datas na tabela abaixo:

Final da placa

Vencimento CRLV MG
1

31/03/2022

2

31/03/2022
3

31/03/2022

4

31/03/2022
5

31/03/2022

6

31/03/2022
7

31/03/2022

8

31/03/2022
9

31/03/2022

0

31/03/2022

resolve crlv digital com Zul+