Afinal, carro elétrico paga IPVA? A isenção parcial ou total deste tipo de veículo incentiva a adoção de automóveis mais sustentáveis. Até porque, eles ajudam a reduzir emissões de poluentes e promover uma alternativa mais amigável ao meio ambiente.

Porém, as regras de isenção do IPVA dependem da legislação de cada estado brasileiro. Então, ficar por dentro dos requisitos pode ajudar a garantir o benefício do não pagamento desse imposto.

Quer entender mais sobre a relação do IPVA com o carro elétrico? Continue a leitura e confira:

  • Carro elétrico paga IPVA?
  • Quais estados dão isenção de IPVA para carro elétrico? 
  • Por que carro elétrico não paga IPVA?
  • Por que comprar um carro elétrico? 

Carro elétrico paga IPVA?

Não, alguns carros elétricos não pagam IPVA, dependendo das regras de cada estado. Além disso, muitos estados não oferecem isenção de 100%, mas descontam parcialmente alguma porcentagem da alíquota.

Quais estados dão isenção de IPVA para carro elétrico?

A isenção e o desconto no IPVA depende de cada estado. Confira os requisitos válidos em 2024!

Alagoas (AL)

Carros elétricos e híbridos são isentos do IPVA no primeiro ano. A partir do segundo ano, veículos elétricos pagam 0,5% e, no terceiro ano, 1%. Para carros híbridos, as alíquotas são de 0,75% e 1,5%, respectivamente. Veículos movidos a gás natural têm alíquota constante de 1,5%.

Distrito Federal (DF)

A isenção de IPVA é automática para carros elétricos e híbridos após o registro junto ao DETRAN-DF.

Maranhão (MA)

A isenção de IPVA se aplica apenas a carros totalmente elétricos (BEV) comprados em concessionárias estabelecidas no estado. Híbridos têm alíquota de 2,5%.

Mato Grosso do Sul (MS)

Não há alteração na alíquota, mas a base de cálculo do IPVA é reduzida em 70%.

Minas Gerais (MG)

A isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos em Minas Gerais é válida apenas para modelos produzidos no próprio estado.

Paraná (PR)

O Paraná prorrogou a isenção do IPVA para carros totalmente elétricos até 31 de dezembro de 2023. Porém, esse benefício acabou em 2024.

Pernambuco (PE)

A isenção do IPVA para carros elétricos em Pernambuco requer o cadastro do veículo no Detran local, com a nova lei válida a partir de 2024.

Rio de Janeiro (RJ)

Desde 2016, o Rio de Janeiro aplica automaticamente a alíquota de 0,5% para carros elétricos e 1,5% para modelos híbridos registrados no Detran.

Rio Grande do Sul (RS)

Oferece isenção do IPVA para carros elétricos desde 1996. No entanto, veículos híbridos não são elegíveis para a redução da alíquota e pagam os mesmos 3% que os modelos a combustão.

São Paulo (SP)

Em São Paulo, não há incentivo de desconto do IPVA pelo governo estadual. Entretanto, a cidade de São Paulo oferece isenção de 50% da cota do IPVA para carros elétricos e híbridos na forma de restituição para o contribuinte. 

Ou seja, o proprietário do veículo paga o valor integral do IPVA e, posteriormente, pode solicitar o reembolso da metade desse valor.

Por que carro elétrico não paga IPVA?

A isenção do IPVA para carros elétricos é uma medida adotada por alguns governos para incentivar a transição para veículos mais sustentáveis. A seguir, saiba mais detalhes!

Redução de emissões

Carros elétricos, em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis, têm um impacto ambiental menor. Afinal, eles não emitem poluentes diretamente durante seu funcionamento, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e melhora a qualidade do ar.

Estímulo ao mercado

Ao oferecer a isenção do IPVA, os governos tornam os carros elétricos mais acessíveis financeiramente para os consumidores. Isso ajuda a impulsionar o mercado de veículos elétricos, incentivando mais pessoas a considerarem a compra desse tipo de veículo.

Incentivo à indústria automotiva

A isenção do IPVA também pode impulsionar a indústria de veículos elétricos, encorajando fabricantes a investirem em tecnologias mais limpas e a expandirem a produção desses veículos. Com isso, é possível criar novos empregos na indústria sustentável e impulsionar a inovação no setor automotivo.

Por que comprar um carro elétrico?

 Comprar um carro elétrico oferece diversos benefícios. Confira!

Incentivos governamentais

Os governos oferecem incentivos financeiros para a compra de carros elétricos em muitos estados brasileiros. Entre eles, isenções fiscais, descontos no preço de compra e benefícios relacionados à manutenção e estacionamento.

Redução do ruído e vibração

Carros elétricos tendem a ser mais silenciosos em comparação com os veículos a combustão. Isso contribui para um ambiente mais tranquilo nas áreas urbanas e traz uma experiência de condução mais agradável.

Economia de combustível

Carros elétricos são mais eficientes ao usar energia em comparação com os veículos a combustão interna. Assim você tem custos mais baixos de combustível e economia a longo prazo para os proprietários. Afinal, a eletricidade costuma ser mais acessível do que os combustíveis tradicionais.

Menor custo de manutenção

Carros elétricos geralmente têm menos peças móveis e não exigem manutenção tão frequente quanto os veículos convencionais. Essas características resultam em menores despesas com reparos e substituições de peças, economizando o seu dinheiro ao longo do tempo.

Consulte grátis o IPVA, Licenciamento e Multas

Em alguns estados brasileiros, carros elétricos não pagam IPVA como um estímulo à adoção de veículos mais sustentáveis. Porém, as regras variam entre os estados, envolvendo critérios específicos e prazos. Por isso, é importante consultar a legislação local para compreender os benefícios existentes em cada caso.

Pensando nisso, acesse o nosso site e consulte grátis o IPVA do seu veículo — além de licenciamento e multas. Para isso, basta inserir a sua placa, e-mail e telefone no local indicado!