Com a retomada da economia, o aluguel de carro está cada vez mais em alta no Brasil. Seja para fazer uma viagem ou para o uso do dia-a-dia, a locação é uma excelente opção para quem não quer cumprir os procedimentos burocráticos de todo proprietário: documentação, IPVA, licenciamento e por aí em diante.

Porém, para acertar na escolha do carro alugado, é importante ficar atento a alguns pontos importantes para você não ter prejuízo de tempo e dinheiro. Pensando nisso, o time do Zul+ preparou uma lista com 10 dicas para você mandar bem no aluguel de carro.

baixe o crlv digital no app Zul+

1) Escolha um carro que atenda às suas necessidades;

Não é porque você ficará com o carro por um pequeno período de tempo que você deve pegar qualquer carro. É importante que o veículo escolhido atenda a todas as suas necessidades.

Se você irá viajar, você precisará de um carro com um porta-malas adequado e com boa dirigibilidade. Porém, caso você precise de um carro para o dia-a-dia na cidade, um hatch mais econômico pode ser a escolha ideal.

Conheça os carros mais econômicos do Brasil em nosso blogpost completo sobre o assunto.

2) Compare os preços;

Normalmente, os preços do aluguel de carro variam de acordo com o modelo do veículo e a quantidade de dias. Neste caso, quanto mais dias forem reservados, mais em conta ficará o pacote para você.

Além disso, é preciso prestar atenção para o custo-benefício. Nem sempre o melhor veículo é o que possui melhor a relação.

Alguns acessórios, que encarecem os preços, nem sempre são necessários. Hoje em dia, por exemplo, não faz sentido alugar um veículo com GPS.

Além disso, no país, já existem muitas empresas que fazem aluguel de veículos, além das próprias montadoras. Desta forma, é possível pesquisar e optar pelo preço que mais encaixa no seu orçamento.

Veja como funciona o carro por assinatura, serviço já oferecido por diversas fabricantes aqui no Brasil.

3) Contrate o seguro da locadora;

As próprias locadoras oferecem um pacote de seguros com cobertura para diversas situações, como roubo, furto, acidente, assitência 24h e muitas outras.

E quando o assunto é segurança, é importante não pecar pela moderação. Por mais que seja um veículo alugado, você pode ter grandes prejuízos financeiros caso aconteça algum grave imprevisto. Com o seguro auto, o pagamento da franquia acordado no contrato será mais em conta do que o prejuízo sem ele.

Entenda o que é a franquia e todo o vocabulário do “segurês” em nosso blogpost completo sobre apólice de seguro.

4) Informe um condutor adicional;

Quando se aluga um veículo, a única pessoa autorizada a dirigi-lo é quem assinou o contrato. Porém, é possível adicionar um condutor adicional e você deve fazer uso desta opção.

Isso porque, caso alguém não identificado como condutor esteja dirigindo o veículo no caso de uma acidente, a seguradora provavelmente se recusará a pagar a indenização e você deverá arcar com a conta.

5) Faça uma vistoria antes de pegar o veículo;

Quando você chega para buscar o veículo, é fundamental fazer uma vistoria antes de sair andando. Isso porque, caso você entregue o carro com pequenos danos, você vai precisar arcar com o conserto.

Portanto, caso você chegue para buscar o veículo e ele já tenha arranhões, amassados, farol queimado ou pneus em mau estado, é possível fazer alguns reparos ou informar no relatório as avarias.

Também é preciso verificar o documento do carro para verificar se é, de fato, o CRLV do veículo em questão.

Obviamente, a vistoria deve ser acompanhada por um representante da empresa.

6) Escolha a quilometragem livre;

Caso você faça bastante uso do veículo, pode ser fundamental escolher a modalidade de quilômetro livre. Isso porque muitas empresas fazem pacotes que limitam o quanto você pode rodar com o veículo durante o período de aluguel. Nestes casos, caso você rode mais do que o estipulado, haverá uma cobrança adicional.

7) Abasteça você mesmo;

Um fato que muitos não prestam atenção é a questão do combustível. O mais comum é que a empresa entregue a você o veículo com o tanque cheio e você, ao devolvê-lo, também.

Em muitos casos, é possível que a empresa ofereça uma modalidade de combustível pré-pago. Neste caso, você pagará o valor de um tanque cheio e você poderá entregar o veículo sem se preocupar com o tanque na hora de entregar o veículo. Esta opção não é muito recomendada, já que o preço cobrado é mais alto do que nos postos.

Saiba como economizar combustível com 12 dicas.

8) Na hora de pegar o veículo, tire dúvidas sobre o modelo;

Antes de sair dirigindo por aí, é fundamental que você tire dúvidas sobre o modelo. Como abrir a tampa do tanque de combustível, algum truque para ligar o veículo, qual combustível pode ser usado e como acionar alguns comandos, como farol e ar condicionado são apenas algumas das coisas a serem questionadas.

Veja 10 coisas pra você nunca fazer com o seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

9) Anote o número de emergência da locadora;

Normalmente, as empresas possuem um telefone de contato para o caso de problemas e emergências. Quando você for pegar o carro, pergunte qual é este número e qual procedimento deve ser seguido no caso de acidentes ou outros problemas.

10) Atenção ao contrato

Sempre que você fizer algo que envolva um contrato, é fundamental prestar muita atenção ao que foi escrito, inclusive a possíveis “letras pequenas”. Muitos acabam tendo prejuízo por não prestar atenção aos detalhes do contrato assinado.

Não tenha vergonha de ler todo o contrato antes de assiná-lo. Isto pode evitar problemas futuros.

veja o valor do seu carro e de outros modelos com o aplicativo zul+