O licenciamento em MG (Minas Gerais), ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento fundamental. Isso porque ele atesta que o veículo está registrado e tem todas as obrigações legais cumpridas para circular nas vias públicas do estado. 

Por essa razão, os proprietários de veículos devem estar cientes da importância de manter o licenciamento em dia. Afinal, ele também é essencial em casos de fiscalizações de trânsito, acidentes ou qualquer situação que exija a comprovação da regularidade. 

Portanto, para evitar transtornos e garantir a segurança jurídica e operacional de seus veículos, saiba mais sobre o licenciamento em MG. Continue a leitura e confira:

  • O que é o licenciamento de veículo?
  • Para que serve o licenciamento de veículo?
  • Quando será cobrado o licenciamento 2024 MG? 
  • Quais são as penalidades por atraso no licenciamento do veículo?
  • Qual é o valor do licenciamento MG em 2024?
  • Como pagar o licenciamento MG?
  • É possível parcelar o licenciamento MG em 2024?
  • Como gerar guia de licenciamento MG?
  • Existe desconto na taxa do licenciamento MG?
  • Quando o CRLV 2024 poderá ser emitido?

O que é o licenciamento de veículo?

O licenciamento de veículo é um processo obrigatório em que os proprietários garantem conformidade com as leis de trânsito para circular nas vias públicas. 

Esse processo envolve a obtenção do CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, documento que atesta o registro do veículo e o cumprimento de todas as obrigações legais. 

Licenciar seu veículo nunca foi tão descomplicado. Pague com o Zul+

Para que serve o licenciamento de veículo?

O licenciamento serve para comprovar que o veículo está regular quanto às leis de trânsito. Quer dizer, é por meio do licenciamento que são custeados o pagamento de tributos, como IPVA e multas. 

Quando será cobrado o licenciamento 2024 MG?

O licenciamento 2024 em Minas Gerais será cobrado até o dia 31 de março de 2024. Isso significa que os proprietários de veículos em MG têm até essa data para garantir a renovação automática do CRLV. É fundamental cumprir esse prazo para evitar multas e outras penalidades.

Quais são as penalidades por atraso no licenciamento do veículo?

O atraso no licenciamento do veículo é uma infração gravíssima, que pode provocar:

  • multa – o proprietário do veículo é multado no valor de R$ 293,47;
  • pontuação na CNH – o condutor recebe 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • risco de suspensão da CNH – acumular pontos na CNH pode levar à suspensão do direito de dirigir;
  • restrições de circulação – pode ocorrer a remoção do veículo pelo guincho e diárias em depósito;
  • pagamento adicional – além da multa, o proprietário talvez tenha que pagar despesas extras, como remoção do veículo pelo guincho e diárias em depósito.

Qual é o valor do licenciamento MG em 2024?

O valor do licenciamento em Minas Gerais em 2024 é de R$ 39,36 para todos os veículos, independente da placa. Este valor é fixado anualmente e serve para pagar os serviços relacionados ao licenciamento e à fiscalização de veículos no estado.

Como pagar o licenciamento MG?

A opção mais fácil e rápida para quitar o licenciamento MG é pelo Zul+. Tanto pelo app, quanto pela página de débitos de veículos, é possível consultar de graça se há pagamentos pendentes de licenciamento, IPVA e multas. E também dá pra pagar tudo em até 12 vezes no cartão de crédito. O Zul+ também aceita Pix, cartão de débito e Google Pay ou Apple Pay.

É possível parcelar o licenciamento MG em 2024?

Não, o licenciamento em Minas Gerais em 2024 não pode ser parcelado pelos bancos conveniados. O governo de MG, assim como em outros estados brasileiros, não permite o parcelamento dessa taxa. Isso porque o valor é considerado relativamente baixo em comparação com outras taxas, como IPVA. Mas com o Zul+ você pode parcelar os débitos do seu carro ou moto em até 12 vezes.

Como gerar guia de licenciamento MG?

No Zul+, todos os débitos do seu veículo estão disponíveis de graça, na palma da sua mão. Basta informar a placa, sem a necessidade de preencher o número do Renavam. Quem quiser gerar a guia de licenciamento em Minas Gerais, no entanto, deve seguir estes passos:

  • acesse o site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG);
  • procure pela opção relacionada ao licenciamento de veículos;
  • informe os dados solicitados, como o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) do seu veículo;
  • após preencher os dados necessários, será gerada a guia de arrecadação estadual para pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV);
  • imprima a guia ou anote os dados para pagamento on-line, conforme as instruções disponibilizadas.

Com a guia gerada, você pode pagar a taxa de licenciamento em uma agência bancária ou por meio dos meios de pagamento on-line disponíveis.

Existe desconto na taxa do licenciamento MG?

Não, ao contrário do IPVA, o licenciamento em Minas Gerais não tem desconto para quem pagar o tributo à vista ou por outra forma de pagamento. Ou seja, o valor da taxa será sempre o mesmo para todos os veículos da mesma categoria registrados no estado.

Quando o CRLV 2024 poderá ser emitido?

O CRLV de 2024 pode ser emitido após o fim do prazo para pagamento do IPVA, da Taxa de Licenciamento e eventuais multas de trânsito. Portanto, os proprietários de veículos devem garantir que todas as pendências estejam quitadas nos prazos estabelecidos para emitir o CRLV 2024.

Consulte grátis IPVA, licenciamento e multas de seu veículo

Conforme mencionado, o licenciamento de veículos em MG possibilita garantir a regularidade e a segurança no trânsito. Ao manter o licenciamento em dia, os proprietários garantem que seus veículos estão cumprindo as leis e contribuem para a ordem e a segurança no trânsito. Com o Zul+, você consulta de graça e de forma fácil e rápida todos os débitos do seu carro ou moto. E ainda pode pagar tudo em até 12 vezes. Cadastrando seu veículo, o Zul+ ainda te avisa por notificação no celular e por e-mail sempre que um pagamento de IPVA ou de licenciamento estiver disponível e quando chegar o dia do vencimento. Assim, ninguém perde o prazo e gasta mais do que o necessário com juros e multas.
E então, tirou as suas principais dúvidas sobre o licenciamento em MG? Agora, consulte grátis o licenciamento seu veículo — além de IPVA e multas. Faça isso ao acessar o nosso site e inserir a sua placa, e-mail e telefone no local indicado!