A placa é a forma mais rápida de identificar um veículo. O conjunto de letras e números formam uma combinação única, o que facilita encontrar dados sobre determinado carro.

baixe o crlv digital no app Zul+

Quando você é o proprietário do veículo, há outras formas de encontrar as informações. Porém, caso você esteja interessado em adquirir um carro usado, a placa pode ser sua única opção.

Para ajudar a todos nessa situação, a equipe do Zul+ preparou este blogpost que te ensina como consultar um veículo pela placa de forma gratuita e quais as informações que podem ser encontradas.

Como consultar um veículo pela placa grátis?

Portal do Detran

O principal lugar para encontrar informações de um veículo é o portal do Detran do estado onde ele está registrado. O órgão é capaz de detalhar até mesmo as possíveis infrações que foram cometidas em outros estados, já que a infração é registrada na placa do carro.

Vale destacar que cada Detran possui um portal diferente, o que pode resultar em algumas diferenças no caminho da consulta.

Veja a seguir um passo a passo para consultar um veículo pela placa grátis no Detran:

1) Entre no portal do Detran do Estado onde o veículo está registrado;

É possível encontrá-lo rapidamente ao pesquisar por “Detran + Estado” no Google. Se preferir, é só digitar “www.detran.uf.gov.br”, substituindo “uf” pela sigla do Estado (“SP” para São Paulo, “MG” para Minas Gerais e assim por diante);

2) Acesse a seção “Veículos”;

Procure por “consulta de veículos”, “pesquisa de débitos” ou algo neste sentido. Como dito anteriormente, diferentes estados possuem diferentes sites e, por conta disso, os termos podem não serem os mesmo.

3) Informe a placa do veículo e clique em “consultar”.

Para obter algumas informações, também pode ser necessário informar o número do Renavam ou o chassi do veículo.

No site do Detran é possível ver se há registro de roubo ou furto do veículo, suas características e possíveis débitos, restrições e vistorias.

Pensando em trocar de carro? Veja algumas dicas para valorizar seu veículo e fazer você vender bem o carro.

Pelo aplicativo Sinesp Cidadão

O aplicativo Sinesp Cidadão é mais uma forma de consultar um veículo pela placa. O app é desenvolvido pelo governo brasileiro e também oferece uma série de outras funcionalidades.

Veja abaixo como consultar um veículo pela placa utilizando o aplicativo:

  1. Faça o download do aplicativo;
  2. Entre com o seu login da plataforma gov.br, utilizando CPF e senha individual;
  3. Na página principal, entre em “Veículos”;
  4. Informe a placa que deseja consultar. É possível alterar para o padrão Mercosul selecionando a opção;
  5. Clique em “Buscar Veículo”.

O aplicativo vai informar se há ou não registros ou alertas de roubo ou furto para este veículo. Além disso, informações como marca, modelo, ano do modelo, ano de fabricação, cor, cidade e Estado e final do chassi serão mostradas.

Quer descobrir a pontuação da sua carteira de motorista? Veja aqui como consultar CNH pelo CPF.

Como consultar um veículo pela placa no app Zul+?

banner consulte o seu licenciamento no app

Caso o veículo seja registrado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná ou Santa Catarina, você pode consultar as multas, IPVA e licenciamento com o aplicativo Zul+, disponível para smartphones Android e iOS.

Vale lembrar que é necessário informar o Renavam além da placa. Porém, em poucos passos, você consegue consultar e até realizar o pagamento das infrações à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito. Quer saber como? Veja no passo a passo abaixo.

  1. Baixe o Zul+ no seu smartphone;
    Acesse o site oficial do Zul+ ou baixe o app direto com o link Zul+ para iPhone ou para Android.
  2. Cadastre o seu veículo no app;
    Informe a placa, modelo e o Renavam do veículo para cadastrá-lo no Zul+. O Renavam é fundamental para o app consultar os débitos no sistema do Detran.
  3. Consulte multas, IPVA e licenciamento;
    Na home do app, toque em “IPVA, Licenciamento e Multas”. Depois selecione qual tributo você deseja consultar e veja o valor da taxa para o seu carro. Vale lembrar que o pagamento com Pix ou em até 12x no Zul+ está disponível para veículos registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Como consultar um veículo pela placa nos sites de despachantes?

Além disso, existem diversos sites de despachantes que possuem a função de consultar veículos pela placa. Alguns pedem que um formulário seja preenchido e outros apenas a placa. Porém, em geral, todos pedem um e-mail ativo para o qual os dados serão enviados.

Neste caso, procure informações sobre o despachante na internet ou consulte algum conhecido para um serviço de confiança e seguro.

resolve crlv digital com Zul+