O IPVA atrasado pode complicar e muito a vida de qualquer motorista.

Ao deixar de quitar o imposto dentro do calendário de vencimento, a taxa passa a acumular juros, aumentando o valor a cada dia. 

Além disso, o IPVA atrasado bloqueia o licenciamento do veículo e a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o que pode gerar multas e até apreensão do veículo pelas autoridades.

Veja nesta publicação como é fácil parcelar o IPVA atrasado.

Como pagar IPVA 2025 atrasado

Existem algumas possibilidades para acessar e pagar o IPVA atrasado.

Uma delas é procurar a Secretaria da Fazenda do estado em que o automóvel está registrado e verificar a possibilidade de pagar o imposto — afinal, cada estado tem a sua regra. No geral, é necessário pagar o IPVA 2025 atrasado à vista.

A opção mais fácil e menos burocrática para ficar em dia com o IPVA atrasado é o app Zul+, da Estapar. Com a ferramenta é possível, ainda, parcelar o IPVA 2025 em aberto.

Veja como é simples com os passos a seguir.

  1. Baixe o app Zul+ (clique aqui);
  2. Entre no app e selecione o menu “IPVA, Multas e Licenciamento”;
  3. Selecione a opção “IPVA 2025”;
  4. Informe os dados do veículo
  5. Opte pela melhor condição de pagamento, do Pix até 12 parcelas;
  6. Confirme a operação,
  7. Pronto! Agora basta licenciar para o veículo ficar totalmente regularizado.

O que acontece se não pagar o IPVA?

Em estados como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, ter o IPVA quitado é requisito para a realização do licenciamento anual obrigatório.

Caso o licenciamento não seja feito dentro do prazo, o motorista pode receber notificação por infração gravíssima de trânsito, com multa de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na carteira de habilitação.

Licenciamento via app

Pela plataforma Zul+, os proprietários de automóveis podem pagar e até dividir o valor do licenciamento. Primeiro, verifique o cronograma de pagamento da taxa de licenciamento do seu estado.

As datas são definidas pelos governos estaduais e são únicas para cada região — em São Paulo, por exemplo, o vencimento é de julho a dezembro.

Depois, selecione o menu “IPVA, Multas & Licenciamento” no app Zul+ e faça o trâmite.

É fácil, simples e ainda emite o CRLV Digital que pode ser consultado sempre que você precisar.

Zul+ é opção para emitir CRLV
Após pagar IPVA e a taxa de licenciamento, o motorista pode emitir o CRLV Digital com o app Zul+

Quem pode parcelar o IPVA atrasado com o Zul+

Proprietários(as) de carros e motos registrados nos seguintes estados podem parcelar o IPVA atrasado com o Zul+: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

O requisito é que a cobrança do IPVA não tenha sido encaminhada para o sistema de dívida ativa do estado.

A dívida ativa é o nome que se dá para a base de dados que contém todos os créditos públicos (impostos, tributos, taxas, processos etc) por pessoas físicas e jurídicas e que não foram pagos. Assim, quando um nome é cadastrado no sistema de dívida ativa, o cidadão passa a ser um devedor e, com isso, poderá sofrer restrições de crédito.

Caso o IPVA atrasado já esteja inscrito na dívida ativa, o proprietário do automóvel deve procurar a Secretaria da Fazenda de onde o automóvel está registrado.

O app número 1 para quem dirige

Agora que você já sabe como pagar o IPVA atrasado, que tal baixar o app Zul+?

Com a plataforma digital da Estapar o motorista faz a cotação e contratação de seguro auto, solicita tag sem mensalidade que funciona em todos os pedágios do Brasil e também paga a Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 18 municípios pelo Brasil.

Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app conta com mais de 8 milhões de usuários em todo o Brasil. Clique aqui e faça o download.