Muitas pessoas têm o sonho de ter um carro, entretanto, os valores do mercado automobilístico são elevados e uma das soluções encontradas para tornar a compra viável é a realização de financiamentos.

Os financiamentos funcionam como empréstimos que tornam possível o parcelamento do valor total do veículo e pagamento em um maior período de tempo. É claro que, para isso, muitas vezes as taxas de juros aplicadas são altas e, à longo prazo, pode ficar difícil de realizar o pagamento das prestações.

O refinanciamento surge como uma forma de lidar com este problema. Para saber mais detalhes do que é e de como funciona o refinanciamento de veículo, siga a leitura!

banner app zul+ seu carro mais completo

Refinanciamento de veículo: o que você precisa saber?

O refinanciamento de veículos é uma modalidade de crédito que usa a garantia de bens como parte do contrato, a fim de reduzir as taxas de juros aplicadas sobre as prestações. Se você possui um carro e deseja utilizá-lo como garantia para um financiamento com juros mais baixos, isso é possível!

Se você já realizou a compra de um veículo através de um financiamento e está com dificuldade de pagar as prestações, o refinanciamento do veículo também pode ser uma solução interessante para fugir das altas taxas de juros.

A seguir, explicaremos com detalhes como funciona esta linha de crédito.

O que é refinanciamento de veículo?

O empréstimo com garantia de veículo, ou refinanciamento de veículo, é uma modalidade de concessão de crédito na qual o cliente utiliza um carro em seu nome como garantia de pagamento ao banco ou financiadora.

Em razão disso, usualmente as taxas de juros do refinanciamento de veículos são menores do que as de empréstimos convencionais.

Assim, fazer o refinanciamento do seu veículo pode ser uma boa opção para obter um empréstimo com taxas de juros mais baixas para fazer compras ou quitação de dívidas.

Pensando em trocar de carro? Veja 10 dicas para vender bem e valorizar o seu veículo em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Como funciona o refinanciamento de veículo?

Como já vimos, nesta forma de negociação de crédito, o veículo irá funcionar como forma de garantia de pagamento. É necessário que o cliente tenha um carro em seu nome para que utilize como bem de garantia. Assim, caso não faça o pagamento das parcelas e deixe de quitá-las no prazo estabelecido em contrato, a financiadora ou banco receberá a posse do veículo como forma de compensação e pagamento da dívida.

No entanto, se as prestações forem pagas regularmente e a dívida for quitada como o planejado, o veículo não estará mais alienado e voltará para o nome do dono, sem risco de perda da posse.

Como o valor é calculado?

O veículo utilizado para o refinanciamento pode ser quitado ou ainda estar financiado. O cálculo do valor do crédito será baseado nessa condição inicial.

Para automóveis quitados, utiliza-se o preço da tabela Fipe e o valor total varia entre 70 e 90% do preço previsto do veículo. O cálculo leva em conta o ano de fabricação do carro e quanto mais novo, mais ele valerá. Além da tabela, o veículo passa por uma avaliação de suas condições gerais e a depender do seu estado de conservação, o valor dele pode aumentar ou diminuir.

Já para veículos financiados, o cálculo do refinanciamento será feito através da soma das parcelas já quitadas. Portanto, é interessante refinanciar veículos que já têm a maior parte das parcelas pagas. Assim, você terá mais vantagens no empréstimo.

Para ambos os casos, é recomendado que você pegue de empréstimo somente o valor que de fato precisa. Por mais que  valor máximo disponível para você possa ser elevado, busque sempre emprestar aquilo que é essencial. Assim, você diminuirá o valor das suas parcelas e reduzirá os juros ainda mais.

Veja como escolher o melhor e mais barato seguro auto para o seu carro em nosso artigo completo sobre o assunto.

Quem pode fazer refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículo pode ser feito por qualquer pessoa que possua um veículo em seu nome. Entretanto, para aprovar o crédito, a instituição financeira irá fazer uma pesquisa da sua pontuação score no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para saber qual o seu perfil como pagador de compromissos financeiros.

Portanto, é indicado que você busque melhorar o seu score e deixar o seu nome limpo no SPC antes de solicitar o refinanciamento de veículo.

Como financiar?

Para fazer a contratação do crédito, você deverá, primeiro, fazer uma simulação do empréstimo. Ela pode ser realizada de forma remota, nos sites das instituições financeiras, ou, então, presencialmente nas agências bancárias.

Esta etapa é importante para que você faça cálculos e escolha a opção que mais vale a pena para você. Muitas instituições contam com gerentes de relacionamento e pessoas especializadas em orientar e apresentar opções na hora da simulação.

Quais são os documentos e comprovantes necessários?

Uma vez que você decidiu qual instituição irá contratar e fez a simulação do crédito, para solicitar o refinanciamento de veículo, você deve procurar a instituição financeira com os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Documentação do carro regularizada.

Após a apresentação dos documentos e aprovação do crédito, será definido o valor do empréstimo e a taxa de juros que será cobrada.

veja o valor do seu carro e de outros modelos com o aplicativo zul+