Salvador completa 471 anos de história em 29 de março de 2020 e, para comemorar a data, o Zul Digital selecionou alguns lugares especiais da capital baiana que mudaram ao longo do tempo. O antes e depois das ruas e avenidas de Salvador mostram como a cidade se transformou ao longo dos anos. Confira:

Praça Thomé de Sousa

Como era?

A Praça Thomé de Sousa foi construída em 1549 com a fundação de Salvador. A praça carrega o nome do primeiro governador-geral do Brasil (Thomé de Sousa) e foi centro político administrativo da América Lusitana até 1763, quando a cidade baiana ainda era a capital do país.

cartão postal praça tome de souza salvador bahia 1940
Esta fotografia foi publicada em um cartão postal de 1940. Foto: Guia Geográfico – Salvador Antiga.

Como é hoje?

Hoje, a praça abriga a sede da prefeitura de Salvador, a Câmara Municipal da cidade, o Palácio Rio Branco (antiga sede do governo estadual) e a entrada do Elevador Lacerda pela Cidade Alta.

Câmara Municipal de Salvador e o Palácio Rio Branco
Na foto, está a Câmara Municipal de Salvador (à esquerda) e o Palácio Rio Branco (à direita).

Conheça 10 lugares incríveis em Salvador onde você pode estacionar seu carro com o aplicativo Zul Digital.

Elevador Lacerda

Como era?

Inaugurado em 8 de dezembro de 1873 em Salvador, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano construído no mundo.

Elevador Lacerda 1910 Salvador Bahia
A fotografia acima é datada entre 1906 e 1912. Foto: Guia Geográfico – Salvador Antiga.

Como é hoje?

Até hoje, o Elevador Lacerda tem como função transportar pessoas entre os bairros da Cidade Alta e Cidade Baixa. Símbolo da capital baiana, o elevador tem capacidade máxima de 128 pessoas e a viagem dura cerca de 22 segundos.

elevador lacerda salvador
O Elevador Lacerda carrega o nome de seu idealizador, Antonio Lacerda, e transporta, em média, 750 mil pessoas por mês funcionando 24 horas por dia.

Pelourinho

Como era?

O Pelourinho nasce com a fundação de Salvador em 1549 como principal bairro residencial. No alto da montanha e próximo ao porto, a localização estratégica abrigava as melhores moradias da cidade. No entanto, com o desenvolvimento em outras regiões da capital baiana, o Pelourinho sofreu forte degradação.

Pelourinho Salvador Centro Histórico 1859
A foto é registro de Ben Mullock em 1859. Foto: Guia Geográfico – Salvador Antiga.

Como é hoje?

O Pelourinho continua sendo o coração da capital baiana. Conhecida como a região mais pulsante de Salvador, o Pelourinho carrega grande valor histórico-cultural marcado pela arquitetura barroca de suas casas e igrejas. Atualmente, há muitos bares, restaurantes, museus e lojas pela região.

Pelourinho salvador
Atualmente, há muitos bares, restaurantes, museus e lojas pela região.

Veja como estacionar seu carro no Pelourinho em nosso blogpost completo sobre a Zona Azul Digital em Salvador.

Comércio

Como era?

Antes de se chamar Comércio, a região era conhecida pela Rua das Princezas, uma das vias mais movimentadas de Salvador durante o século 19. A Rua das Princezas foi construída em 1867 e era continuação da antiga Rua Nova do Comércio, a atual Rua Conselheiro Dantas.

comercia salvador rua das princezas salvador bahia 1900 século XX
A foto é de um cartão postal de 1910. Foto: Guia Geográfico – Salvador Antiga.

Como é hoje?

Atualmente, a via chama-se Rua Portugal e a maioria dos prédios antigos foram demolidos para a construção de novos edifícios.

rua do comercio salvador bahia
A região continua com o intenso comércio com lojas, restaurantes e escritórios. Foto: Google Maps

Na Rua Portugal, você pode estacionar seu carro com Zul Digital. Saiba como regularizar o veículo na vaga em nosso blog.

Rua do Rosário

Como era?

A fotografia abaixo mostra a antiga Rua do Rosário que se tornou mais tarde a Avenida Sete de Setembro. Pela foto, é possível identificar a Igreja do Rosário, que existe até hoje. A imagem é um cartão postal de 8 de janeiro de 1911 enviado por J. Mello à Turquia e foi retirada do Guia Geográfico – Salvador Antiga.

rua do rosario salvador avenida sete de setembro 1910
A imagem é um cartão postal de 8 de janeiro de 1911 enviado por J. Mello à Turquia e foi retirada do Guia Geográfico – Salvador Antiga.

Como é hoje?

A Avenida Sete de Setembro é umas das principais e mais antigas vias da capital baiana. Ela fica localizada à margem da entrada da Baía de Todos os Santos e conecta o centro histórico da cidade com o bairro da Barra.

Avenida Sete de Setembro salvador
Avenida Sete de Setembro hoje. Foto: Google Maps

Corredor da Vitória

Como era?

O Corredor da Vitória é um trecho da avenida Sete de Setembro que liga o bairro Campo Grande até a Ladeira da Barra.

Corredor da Vitória em 1925 Salvador Bahia
Corredor da Vitória em 1925, quando era a alameda mais elegante da capital baiana. Foto: Guia Geográfico – Salvador Antiga.

Como é hoje?

O Corredor da Vitória é um importante ponto de concentração artística em Salvador. A via abriga três museus (Museu Geológico da Bahia, Museu de Arte da Bahia e Museu Carlos Costa Pinto) e duas salas de cinema em menos de um quilômetro de extensão.

Trecho do Corredor da Vitória em frente ao Museu de Arte da Bahia
Trecho do Corredor da Vitória em frente ao Museu de Arte da Bahia (à esquerda). Foto: Google Maps

Vai estacionar seu carro em Salvador? Baixe o app Zul Digital e tenha a melhor experiência de estacionamento rotativo na palma da sua mão.