No dia 29 de março de 2020, Curitiba comemora mais um aniversário. Fundada em 1693 como Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a cidade só recebeu o nome de Curitiba em 1721.

De lá para cá, o cuidado com o meio ambiente e o planejamento urbano foram as principais orientações durante a construção da atual capital paranaense. E graças à essa histórica preocupação, Curitiba é, hoje, referência internacional em planejamento e mobilidade urbana.

Para celebrar o 327° aniversário da capital paranaense, o Zul Digital traz a evolução do transporte em Curitiba e mostra como políticas como o EstaR Digital e o BRT contribuíram para a cidade. Confira a linha do tempo com as principais mudanças:

Evolução do Transporte em Curitiba

1955 – Transporte coletivo é regulamentado em Curitiba

O serviço de transporte coletivo de passageiros é regulamentado através do decreto 503/55. A cidade seria atendida por 50 ônibus e 80 lotações.

primeiro onibus de transporte coletivo publico de curitiba 1950
Um dos primeiros ônibus de transporte público da capital paranaense. Foto: Arquivo Prefeitura de Curitiba

1974 – Criação do ônibus expresso

Considerado um dos mais importantes projetos de mobilidade urbana no mundo, o BRT de Curitiba foi implantado em 1974 e tinha como objetivo facilitar o deslocamento da população pela cidade com faixas exclusivas. Primeiro transporte rápido por ônibus da história, o BRT prometia a mesma eficiência do metrô, mas com um custo menor.

O corredor exclusivo dos ônibus em Curitiba na década de 1970
O corredor exclusivo dos ônibus em Curitiba na década de 1970. Foto: Arquivo Prefeitura de Curitiba

1977 – Primeiras ciclovias da cidade

A capital paranaense começou a construir sua rede cicloviária em 1977 com 118 km. Atualmente, Curitiba conta com mais de 208 km de faixas para bicicletas. No final de 2019, a prefeitura anunciou medida que prevê duplicar a extensão de ciclovias na cidade até 2025.

1980 – Início do Estacionamento Regulamentado (EstaR)

O sistema de estacionamento rotativo de Curitiba, conhecido como EstaR, foi criado e regulamentado em 1° de julho de 1980 pelo decreto de n° 569/1980.  Na época de sua implementação, apenas 22 ruas faziam parte da área de abrangência do sistema.

Saiba mais sobre o funcionamento do Estacionamento Regulamentado de Curitiba aqui.

1991 – Início das estações em tubo

O começo da década de 1990 em Curitiba foi marcado pela implantação do pagamento antecipado da Rede Integrada de Transportes. Até hoje, quem quiser utilizar o sistema, precisa acessar uma estação de BRT e pagar antes de entrar. A cobrança feita fora do veículo reduz o tempo de espera dos passageiros a cada parada.

Curitibanos saem das estações de tubo do BRT
Curitibanos saem das estações de tubo do BRT. Foto: Arquivo da Prefeitura de Curitiba

Veja a importância do BRT em Curitiba para o mundo em nosso blogpost sobre iniciativas em mobilidade urbana.

2000 – Integração dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste

Com a Praça Eufrásio Corrêa como ponto central, foram integrados os eixos de deslocamentos em Curitiba. O eixo Leste/Oeste foi remodelado para aceitar veículos biarticulados.

2005 – Tarifa Domingueira

Foi instituída a chamada “tarifa domingueira” na Rede Integrada de Transporte em Curitiba. O valor da tarifa passaria a ser de R$1,00 aos domingos. A proposta não está mais em vigor e durou até 2017, quando já havia sido aumentada para R$2,50. Atualmente, o valor da passagem é de R$4,50.

2009 – Implantação da Linha Verde

Com faixa central exclusiva para ônibus e avenidas paralelas para trânsito rápido de veículos, a linha verde é uma das principais vias da cidade, conectando o sul de Curitiba com o norte do município.

2012 – Implantação de ônibus híbridos

Em Setembro de 2012, a prefeitura de Curitiba substitui 10 veículos da frota de transporte coletivo por Ônibus híbridos para reduzir a emissão de poluentes. Atualmente, a Rede Integrada de Transporte da cidade conta com 30 veículos desse tipo.

2020 – Início do EstaR Digital

Em março de 2020, e no mesmo mês de aniversário da cidade, foi lançado o novo modelo de estacionamento regulamentado da capital paranaense. O EstaR Digital, também conhecido como EstaR Eletrônico, permite que o motorista estacione o carro na vaga rotativa pelo celular. E com o app Zul EstaR Digital, o condutor conta com a melhor solução para regularizar seu carro em Curitiba.

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Sem mais precisar dos antigos talões de papel, o motorista curitibano pode comprar e ativar o crédito de estacionamento pelo app Zul EstaR Digital em menos de um minuto.

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