A validação da CNH é um processo realizado para obter a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação. O documento deve ser emitido através do aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”. Porém,  antes de ter acesso à carteira eletrônica, é necessário comprovar a autenticidade do proprietário do documento.

O processo de validação é bastante simples, mas pode ser diferente dependendo da sua situação ou do seu documento físico. Pensando nisso, o time do Zul+ preparou este post com um passo a passo para que todos consigam ter acesso à CNH Digital 2021.

Recomendamos que, antes de começar a ler este post, você já baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”, disponível tanto para smartphones Android quanto iOS. Agora que você já fez o download do app, podemos começar.

banner app zul+ seu carro mais completo

Como validar a CNH por reconhecimento facial?

Esta é a principal maneira de fazer a validação da CNH. Aqui, ela é feita através com o seu smartphone e é preciso escanear o QR Code que há dentro da carteira de motorista.

Portanto, para seguir este passo a passo, é preciso que seu documento possua o QR Code impresso na parte interna. Vale lembrar que apenas as CNH emitidas a partir de maio de 2017 vêm com o QR Code impresso.

Como validar CNH com QR Code?

1) Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e faça o seu login;

2) Clique em “Habilitação”;

3) Em seguida, selecione a opção “Toque para baixar sua CNH”;

4) O app vai te dar todas as opções para validação da CNH. Escolha a “Validação pelo celular”;

5) Será preciso conceder acesso à câmera do smartphone para o reconhecimento facial, então clique em “Conceder”;

6) Serão apresentadas algumas informações sobre o procedimento. Role a tela para a esquerda até chegar à opção “Vamos Começar?”;

7) Abra a sua CNH física e escaneie o QR Code com a câmera do seu smartphone. Você terá apenas 5 tentativas para conseguir fazer isso. Caso não consiga, não será mais possível fazer a validação por reconhecimento facial;

8) Após a leitura, começará a validação da biometria facial. Você terá 10 tentativas para conseguir ter sucesso. Caso contrário, não vai ser mais possível fazer a validação por reconhecimento facial;

9) Aponte a câmera para seu rosto, aguarde o foco ideal e faça o que o app solicitar. Será preciso fechar os olhos e sorrir;

10) Depois, você precisará informar o CEP do endereço informado ao Detran quando a CNH foi emitida. Serão até 3 tentativas e, caso não conseguir, a validação por reconhecimento facial não estará mais disponível;

11) O aplicativo vai pedir um telefone com DDD. Informe o número do celular que está usando;

12) Por fim, será preciso fornecer uma chave de acesso de 4 dígitos para acessar o documento. É possível que você a tenha criado anteriormente se já possui o documento do carro no app. Neste caso, basta repeti-la. Caso contrário, crie uma nova. Ainda é possível, utilizar o desbloqueio biométrico por digital neste ponto caso seu smartphone permita.

Pronto! Agora você já tem acesso a sua CNH no seu smartphone.

banner mulher dirigindo e sorrindo Licenciamento do carro em até 12x no app

O pagamento da taxa de licenciamento é fundamental para renovar o documento do carro e autorizar sua circulação em território nacional. Acesse nosso artigo completo sobre o assunto e veja 5 coisas que você precisa saber sobre o licenciamento 2021.

Como validar CNH com o Certificado Digital?

Caso você tenha falhado em um dos processos da validação por reconhecimento facial, você precisará optar pela validação com Certificado Digital ou ir pessoalmente no Detran da sua cidade.

Para isso, porém, você precisará de um certificado do Serpro, Unidade Certificadora do governo. Caso ainda não possua um, entre em https://www.loja.serpro.gov.br/certificacao, mas saiba que esse é um serviço pago.

Vamos para o passo a passo:

1) Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e faça seu login;

2) Clique em “Habilitação”;

3) Em seguida, selecione a opção “Toque para baixar sua CNH”;

4) O app vai te dar todas as opções de validação da CNH. Opte por “Com certificado digital”;

5) Para ativar a CNH digital, será preciso acessar o Portal de Serviços do Denatran;

6) Ao acessar o site, clique em “Entrar com gov.br”;

7) Faça seu login escolhendo a opção “Certificado digital”. Após selecionar o certificado que deseja, clique em “OK”;

8) Clique em “Meus Dados” e “Atualizar pendências”;

9) Complete as informações que faltarem, mas principalmente o número de registro da CNH e clique em “Alterar”;

10) Depois, clique em “CNH Digital – Ativação” no menu à esquerda da tela;

11) Confira os dados e, caso estejam corretos, clique em “Ativar”.

Feito isso, sua CNH Digital já está disponível, mas ainda é preciso baixá-la no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Portanto, volte a ele e refaça o seu login caso necessário. Agora, siga o passo a passo abaixo.

  1. Clique em “Habilitação”;
  2. Em seguida, selecione a opção “Toque para baixar sua CNH”;
  3. Caso ainda não tenha outro documento já baixado no app, será preciso cadastrar uma chave de acesso de 4 dígitos. Caso já tenha feito isso antes, apenas digite-a. Também é possível utilizar o leitor biométrico de digital caso seu smartphone possua o recurso;

Feito isso, sua CNH digital já está disponível no seu celular.

Como validar CNH sem o Certificado Digital?

Como dito anteriormente, se você falhou em fazer a validação da CNH pelo reconhecimento facial, é preciso de um certificado digital ou ir pessoalmente no Detran. Caso não tenha este certificado e não queira pagar por um, você deve agendar um horário de atendimento através do portal do Detran do seu estado.

No dia e hora marcado, compareça na unidade com seu smartphone com o app baixado e um documento original com foto, que pode ser a carteira de motorista física.

Veja abaixo o passo a passo de validação da CNH sem o Certificado Digital:

1) Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e faça o login;

2) Clique em “Habilitação”;

3) Em seguida, selecione a opção “Toque para baixar sua CNH”;

4) O app vai te dar todas as opções para validação da CNH. Escolha a opção “Sem certificado digital”;

5) Após isso, o atendente do Detran vai cuidar do restante.

Com a validação da CNH feita, já é possível fazer o download do documento no app CDT – Carteira Digital de Trânsito. Siga o passo a passo abaixo para isso.

  1. Após o login no aplicativo, selecione a opção “Habilitação” e depois “Toque para baixar sua CNH”;
  2. Informe o número de registro da CNH e o código de segurança do documento;
  3. Pronto! Clique em “Baixar CNH Digital”;

Não sabe onde encontrar o número da CNH e o código de segurança? Veja nosso post sobre o assunto neste link.

Caso ainda não tenha outro documento já baixado no app, será preciso cadastrar uma chave de acesso de 4 dígitos. Caso já tenha feito isso antes, apenas digite-a. Também é possível utilizar o leitor biométrico de digital caso seu smartphone possua o recurso.

veja o valor do seu carro e de outros modelos com o aplicativo zul+