A manutenção preventiva é o cuidado básico e rotineiro que todo motorista deve tomar com seu veículo para prolongar sua vida útil. O carro é um grande sistema que precisa que suas diferentes estruturas funcionem de maneira plena e eficiente.

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva é responsável por prevenir problemas no veículo e é a maneira mais econômica do proprietário manter o carro em bom estado. Cuidados periódicos, como a troca do óleo, a calibragem e o alinhamento dos pneus, resultam na maior eficiência e vida útil do veículo.

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Por que fazer manutenção preventiva?

homem checa o motor do seu carro com capô aberto
Com o intuito de manter o bom funcionamento do automóvel, a manutenção preventiva também ajuda a economizar dinheiro ao evitar o surgimento de problemas maiores no veículo.

O principal objetivo da manutenção preventiva é fazer com que o carro não apresente futuramente problemas muito graves em que a única solução seja a troca de peças. Também conhecida como manutenção corretiva, esta última é o tipo de revisão em que o motorista gasta muito mais dinheiro para resolver um problema que poderia ter sido evitado.

Neste blogpost, a equipe do blog do Zul Digital vai te ajudar a entender quais são as principais partes do carro que precisam da manutenção preventiva e como ela pode ser realizada no dia a dia. Com o intuito de manter o bom funcionamento do automóvel, a manutenção preventiva também ajuda a economizar dinheiro ao evitar o surgimento de problemas maiores no veículo.

Muitos motoristas consideram difícil escolher uma oficina mecânica em que possam confiar. Para isso, a equipe do Zul Digital conversou com mecânicos profissionais que podem te ajudar a decidir onde levar o carro.

Que tipo manutenção preventiva o motorista deve fazer em seu carro?

mulher checa o nível de óleo do motor do seu carro
Verificar o nível de óleo do motor é uma prática que deve ser rotineira na vida de todo motorista.

Troca de óleo

O óleo do motor é um dos componentes fundamentais para o funcionamento do carro e o motorista precisa estar atento à sua troca periódica. O óleo lubrifica as peças internas do motor, o que reduz o atrito entre elas e evita o desgaste excessivo.

A troca do óleo deve ser realizada conforme o indicado pelo manual do proprietário e cada modelo tem sua especificidade. O condutor consegue trocá-lo em um oficina mecânica ou em um posto de combustível de sua escolha.

Em geral, o motorista realiza a troca a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses – nesse caso, o que ocorrer primeiro determina a renovação. O valor médio para realizar a troca de óleo do carro é de R$150, mas varia de acordo com o modelo do veículo e o tipo de óleo indicado.

Se o carro ficou parado por muito tempo, é necessário que o motorista adote alguns cuidados especiais. Confira nosso blogpost completo sobre o assunto e veja algumas dicas sobre o que fazer se vai deixar o seu veículo guardado na garagem por algumas semanas.

Líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento é um dos itens mais importantes da manutenção preventiva. Ele é responsável por refrigerar o sistema do motor do carro e o proteger de corrosões e enferrujamento. Determinar o prazo para a troca do fluido para todos os carros é muito difícil.

De acordo com a Revista Carro, essa troca pode acontecer entre 30 mil quilômetros para alguns modelos e até mesmo 120 mil quilômetros para outros. Portanto, é fundamental que o motorista confira no manual do seu carro.

A troca do fluido também pode ser feita em uma oficina mecânica ou em um posto de combustível de confiança. O litro do líquido pode ser encontrado na faixa dos R$15.

Calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus deveria ser levada muito mais a sério pelos motoristas. Além de garantir a segurança do veículo, já que os pneus são o único ponto de contato entre o carro e o solo, a calibragem dos pneus ajuda o motorista a economizar no combustível.

Com pneus calibrados, o atrito do carro com o solo é menor do que com eles murchos. Assim, o motor precisa gerar menos força para fazer o veículo se movimentar.

É recomendável que o condutor calibre os pneus do seu carro a cada duas semanas de acordo com as especificações do manual do dono.

Descubra qual o melhor tipo de pneu para o seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Fluído de freio

O fluído de freio também é um item que merece atenção do motorista quando o assunto é manutenção básica. Esse fluído é responsável por transmitir o movimento do acionamento do pedal do freio para todo o sistema de frenagem do veículo (pastilhas, lonas e cilindros). Com o tempo, ele absorve umidade e se contamina. A recomendação é revisar o fluído de freio a cada 10 mil quilômetros rodados ou 1 ano em uma oficina mecânica.

Veja como funciona o alinhamento e balanceamento do veículo em nosso conteúdo exclusivo.

Filtro de Ar

Existem dois tipos de filtro de ar em um carro – o primeiro, do motor, e o segundo, do ar condicionado. Ambos têm a mesma função: filtrar as impurezas do ar.

No caso do filtro de ar do motor, ele absorve as impurezas para que a combustão seja o mais limpa e eficiente possível. Já no ar condicionado, o filtro protege o motorista e os passageiros da sujeira que entra no veículo através do sistema de refrigeração interna.

A recomendação das principais montadoras é substituir o filtro de ar a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto, é importante que o motorista leve em consideração outros fatores, como a intensidade de uso do veículo. Carros que andam diariamente na cidade podem precisar da troca do filtro de ar bem antes de alcançar os 10 mil quilômetros.

Confira como lavar o carro da maneira certa com dicas de especialistas em nosso blogpost completo sobre lavagem automotiva.

Troca das velas de ignição

As velas são fundamentais para o sistema de combustão de um veículo. O engasgue ou até mesmo o baixo desempenho podem ser sinais de algum problema nas velas de ignição e resultam no maior consumo de combustível. São elas que iniciam a combustão da mistura de ar com o combustível, gerando a força para o veículo se mover.

É recomendável que a troca seja realizada a cada 10 mil quilômetros rodados para que o sistema de injeção e combustão funcionem perfeitamente. Deixar de trocar a vela de ignição pode resultar em um custo de manutenção muito maior, já que o combustível não queimado sai pelo escapamento e danifica o catalisador do veículo.

Regulagem do Farol

É comum que os faróis do carro se desregulem com o tempo por conta das vibrações do veículo ao se movimentar. No entanto, faróis desregulados comprometem a segurança de todos no trânsito porque pode atrapalhar a visão de outros condutores na via. Além disso, andar com os faróis desregulados é uma infração grave de acordo com o artigo 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

É recomendado que o condutor verifique a regulagem do farol em um especialista a cada 6 meses. No entanto, é importante também que todos os motoristas sempre chequem, não só os faróis, mas todas as luzes do veículo (luz de ré, setas, luz de freio) antes de sair de casa.

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O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um conjunto de procedimentos periódicos realizados em um veículo para evitar problemas futuros e garantir seu bom funcionamento. Isso inclui a troca de óleo, inspeção de fluidos, verificação de componentes-chave e correção de desgastes antes que se tornem problemas maiores.

É um exemplo de manutenção preventiva?

Troca regular de óleo do motor do carro para evitar o desgaste excessivo do motor e garantir seu bom funcionamento a longo prazo.

Quais são as manutenções preventivas?

As manutenções preventivas incluem a troca regular de óleo, inspeção dos fluidos do veículo, verificação dos freios, alinhamento e balanceamento dos pneus, substituição dos filtros de ar e combustível, além da revisão periódica dos sistemas elétricos e de arrefecimento do motor.