Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


Estacionamento Rotativo suspenso: saiba o que fazer

Zul DigitalZul Digital

Quando há algum grande problema que afeta os deslocamentos pela cidade, o estacionamento rotativo Zona Azul costuma ser suspenso

O estacionamento rotativo Zona Azul costuma ser suspenso em situações que alterem a rotina da cidade e afetem o deslocamento da população. Na maioria das vezes, a fiscalização e cobrança do estacionamento rotativo são interrompidas em dias de fortes chuvas, quando ocorre a paralisação do transporte público ou em datas festivas específicas, como o Carnaval.

A liberação do uso gratuito das vagas tem como objetivo garantir o direito de mobilidade do cidadão em cenários de trânsito caótico. Quando há alagamentos pela cidade ou pouca oferta de ônibus, metrôs e trens para a população, o estacionamento rotativo Zona Azul é suspenso para amenizar a dor de deslocamento dos motoristas.

Outro motivo para suspender a fiscalização é que, com a confusão no trânsito da cidade, é necessário um maior número de agentes de trânsito organizando as ruas e avenidas. Dessa forma, a energia que seria utilizada para fiscalizar os veículos nas vagas rotativas é transferida para coordenar o tráfego desordenado em regiões movimentadas. A Zona Azul também pode ser suspensa caso exista algum problema técnico por parte da fiscalização de trânsito municipal.

estacionamento rotativo Zona Azul suspenso hoje
Ao estacionar, é fundamental verificar as regras de utilização nas placas de sinalização.

Na cidade de São Paulo, é comum que a suspensão da Zona Azul seja acompanhada também da liberação do rodízio de carros. Entenda como funciona o rodízio na capital paulista em nossa matéria completa sobre o assunto.

Como saber se a Zona Azul está suspensa?

Para descobrir se a Zona Azul está suspensa, o motorista pode utilizar o aplicativo Zul Digital. Disponível nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e agora também em Curitiba, o app alerta seus usuários quando o sistema de estacionamento rotativo não está funcionando.

O motorista recebe uma notificação do app com o aviso de suspensão. Ao ser informado, ele também fica automaticamente impossibilitado de ativar o estacionamento no app para que não gaste créditos caso não tenha prestado atenção à mensagem.

Acessar os sites ou as redes sociais das companhias de trânsito (como a CET em São Paulo) também pode ajudar a descobrir se o estacionamento rotativo está suspenso. Acompanhar os noticiários das rádios regionais também é uma ótima maneira de saber se a Zona Azul está ou não liberada.

Baixe o aplicativo Zul Digital para Android ou também o aplicativo Zul Digital para iPhone.

O que fazer com a Zona Azul suspensa?

Quando a Zona Azul é suspensa pela prefeitura, a utilização do estacionamento rotativo fica gratuita e os motoristas não precisam respeitar às regras de uso do sistema.

Com a suspensão da Zona Azul, não é preciso ativar o crédito de estacionamento pelo app ou colocar um cartão de papel no painel do veículo. Também não é necessário respeitar o tempo de permanência determinado pelas placas de sinalização. Caso o motorista estacione o carro, ele poderá permanecer pelo tempo que desejar.

Como não há fiscalização, quem parar primeiro será o “dono da vaga” e muitos outros motoristas serão prejudicados por não poderem utilizar a vaga em momentos diferentes.

A principal consequência da falta de rotatividade é o aumento significativo de congestionamentos. Muitos motoristas passarão mais tempo procurando por vagas que, em sua maioria, já estão ocupadas. Assim, o número de carros circulando será maior e a fluidez do trânsito, por consequência, menor.

Confira aqui 10 dicas para driblar o congestionamento em nossa matéria sobre como evitar o trânsito.

Exemplos de suspensão do Estacionamento Rotativo

Chuva forte em São Paulo provoca transtornos

No dia 5 de julho de 2019, a cidade de São Paulo recebeu chuva que ultrapassou em 96% a média do que era esperado para todo o mês. Como consequência, a Marginal Tietê e a Rodovia Anhanguera ficaram fechadas por conta de alagamentos. Vias como Ayrton Senna e Castello Branco registraram mais de 20 km de congestionamento. A Secretaria Municipal de Transportes suspendeu, então, a fiscalização da Zona Azul e o rodízio nesta data. Fonte: Estadão.

Conheça 10 regiões de São Paulo para se evitar nos dias de chuva.

Greve de ônibus em São Paulo suspende rodízio e Zona Azul

No início de setembro, o estacionamento rotativo e o rodízio da capital paulista foram suspensos por conta da greve dos ônibus. As políticas de trânsito de São Paulo foram interrompidas nesse episódio para garantir o direito de mobilidade dos paulistanos afetados pela paralisação do transporte público. Fonte: Uol.

Estacionamento rotativo fica suspenso em BH por irregularidades

Em 2018, a fiscalização do estacionamento rotativo em Belo Horizonte ficou suspensa por tempo indeterminado. A BHTrans optou por não renovar o contrato com a empresa que distribuía os talões de papel com o objetivo de implantar o Rotativo Digital. Carros estacionados nas vagas não estavam sendo multados mesmo que estivessem sem o talão de papel no painel. Fonte: Estado de Minas.

No Carnaval, São Paulo libera a Zona Azul no Parque Ibirapuera

Durante o Carnaval de 2020, a prefeitura de São Paulo decidiu suspender o sistema de estacionamento rotativo paga nos bolsões internos e nas vias entorno do parque Ibirapuera. Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Por conta de quarentena, Zona Azul Digital é liberada em toda Salvador

A prefeitura de Salvador suspendeu a cobrança da Zona Azul  em toda capital baiana. A partir desta terça-feira (24/03), o motorista soteropolitano não precisa mais ativar o crédito digital ou comprar a cartela com os guardadores para estacionar em qualquer uma das vagas rotativas espalhadas pela cidade.

Veja o que mudou no trânsito das cidades brasileiras com a pandemia do coronavírus.

Belo Horizonte e São Paulo suspenderam a cobrança de estacionamento em áreas hospitalares

Em Belo Horizonte, a BHTrans liberou o Rotativo Digital na área hospitalar da cidade. Já em São Paulo, a CET suspendeu a Zona Azul Digital no entorno de unidades de saúde. Médicos e enfermeiros estão na linha de frente do combate ao coronavírus. As medidas de suspensão do estacionamento rotativo buscam facilitar o acesso de profissionais da área da saúde aos hospitais de cada cidade.

Que tal estacionar seu carro da maneira mais fácil, rápida e segura que existe? E ainda ser avisado quando a Zona Azul está suspensa? Baixe o Zul Digital e tenha a melhor solução para estacionamento rotativo em seu celular. Disponível nas cidades:

Comentários