Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


Cuidados ao deixar o carro parado por um longo tempo

Com o carro parado, alguns cuidados são fundamentais para que o veículo retorne às ruas com bom funcionamento.

Zul DigitalZul Digital

Manter o carro parado exige cuidados extras para que o veículo não apresente falhas quando o dono voltar a usá-lo. Se engana quem acha que o automóvel só pode dar problema se estiver sendo utilizado excessivamente. Carro parado por muito tempo na garagem também pode acabar se degradando.

O automóvel foi fabricado para estar em movimento, e o longo período desligado pode comprometer diferentes componentes do veículo; como o motor, o tanque de combustível, a bateria e os pneus.

E para que o carro continue funcionando adequadamente mesmo após um longo período, o Zul Digital preparou algumas dicas para cuidar de cada parte do veículo.

Pedágio, estacionamento, multas, IPVA, seguro e muito mais em seu celular. Baixe já Zul+ para iPhone e Android e tenha tudo sobre o seu carro na palma da mão.

Bateria

homem mexe no motor do carro com capo aberto
A bateria do carro é um dos principais componentes com os quais o proprietário precisa se preocupar caso vá deixar o veículo parado por muito tempo. Foto: Shutterstock

Além de ser fundamental para o motorista dar a partida no motor, a bateria também é responsável pelo funcionamento de todo o sistema elétrico do veículo, como ar-condicionado, rádio, faróis e alarme. Caso ela esteja descarregada, o dono não vai conseguir ligar o carro quando for utilizá-lo de novo.

E mesmo com o veículo desligado, a bateria pode descarregar. O principal motivo é que o sistema de alarme continua funcionando  e, com o passar do tempo, ele consumirá toda a energia armazenada na bateria do veículo.

O sistema de rastreamento também pode zerar a carga da bateria do carro. Isso porque o rastreador, conectado ao sistema elétrico, estará, a todo momento, procurando pela localização exata do veículo, como um celular buscando sinal.

Dica 1:

Não é recomendado desligar a bateria porque pode desconfigurar todo o sistema eletrônico do veículo. Ao invés disso, ligue o carro por alguns minutos e, se possível, dê uma volta para que a bateria possa recarregar.

Dica 2:

Ao ligar o carro, espere alguns minutos para ligar o ar-condicionado e o rádio. Evite dar partida no veículo com o ar-condicionado já ligado para não sobrecarregar a bateria.

Mesmo assim o carro apresentou algum problema? Veja como escolher uma oficina mecânica de confiança com a ajuda de mecânicos profissionais.

Pneus

homem calibra pneus
Após o período que o veículo ficou parado, o dono vai se deparar com um pneu murcho. Foto: Shutterstock

Os pneus também são muito prejudicados quando o veículo permanece por um longo período na mesma posição. Abaixo da camada de borracha do pneu, há uma cinta de aço que reforça a estrutura. Essa cinta pode ficar deformada caso o veículo permaneça por muito tempo sem se mover.

O motivo é o peso do automóvel que força a cinta de aço do pneu contra o solo. E a consequência é o chamado “pneu quadrado” que pode levar o carro a trepidação e até estourar em alta velocidade.

Dica 1:

Caso seja possível, calibre bem os pneus antes de guardar o carro. Pode-se utilizar uma pressão até 10% superior ao indicado pelo fabricante para o pneu ficar cheio por mais tempo.

Dica 2:

Seja para ir saídas essenciais ou dar uma volta no bairro, o próprio dono ou algum amigo/parente pode dirigir o veículo por alguns minutos para manter o bom funcionamento de todos os componentes, inclusive os pneus.

Dica 3:

Outra alternativa é deixar o carro suspenso sobre um cavalete. Dessa forma, os pneus não serão deformados pela força da gravidade.

Entenda qual o melhor pneu para o seu carro em nossa matéria completa sobre o assunto.

Óleo do motor

Deixar o motor desligado por muito tempo ajuda na degradação do óleo lubrificante. O prazo de validade do óleo do motor é, em média, de 6 meses.

Ou seja, caso o veículo já esteja com o óleo velho, é melhor trocá-lo antes do período de hibernação do automóvel. Dessa forma, quando o proprietário voltar a usar o carro, não encontrará nenhum problema referente à qualidade do óleo.

Um óleo sujo e velho pode gerar graves complicações para o motor do veículo. Ao perder suas propriedades lubrificantes, o óleo antigo aumenta o atrito e o desgaste das peças do motor.

Dica:

Dependendo do tempo que o veículo ficou parado, recomenda-se trocar o óleo novamente assim que o uso do carro voltar ao normal.

Lavagem

carro ensaboado lavagem automotiva
Lavar o carro antes de guardá-lo por muito tempo é fundamental para a preservação de sua pintura. Foto: Shutterstock

Antes de deixar o carro parado por um tempo, é super recomendado lavar o veículo. Sujeiras como lama ou fezes de passarinhos podem corroer o verniz da pintura criando manchas permanentes. O lixo do veículo também pode acabar criando um mau cheiro que irá impregnar no estofado durante um bom tempo.

Dessa maneira, higienizar as partes externa e interna do carro é fundamental ao motorista que pretende deixá-lo em “stand-by”.

Veja como lavar o carro da maneira certa em nosso blogpost completo sobre a lavagem automotiva perfeita segundo especialistas.

Dica:

Cobrir o carro com uma capa protetora após a lavagem e secagem é recomendado para conservar o estado do veículo. A capa pode não ser a melhor opção para garagens abertas com grande exposição do sol porque funcionam como uma estufa, deteriorando a pintura do automóvel.

Freio de estacionamento

Caso o carro vá ficar parado por um longo período, é recomendado estacionar o veículo com o freio de mão (freio de estacionamento) abaixado. Essa medida serve para evitar a colagem das lonas ao tambor ou das pastilhas ao disco devido a umidade.

Obviamente, é fundamental calçar as rodas para que o veículo não se mova. Em garagens planas, deixar o carro com o freio de mão abaixado pode ser mais fácil. Ainda assim, é preciso atestar que o veículo não se moverá enquanto o motorista não utilizá-lo.

Combustível

É recomendado deixar uma quantidade de combustível suficiente para alguma emergência caso alguém precise utilizar o veículo. Foto: Shutterstock

Nem cheio, nem vazio. Aqui, o importante é deixar o tanque de combustível com uma quantidade significativa para que não entupa e nem seque o reservatório.

O gasolina e o etanol têm prazo de validade de três meses após o abastecimento. Depois disso, o combustível começa a perder suas propriedades e a decantar dentro tanque do veículo, criando borras que podem entupir os bicos injetores e a própria bomba.

Conheça alguns truques para economizar o combustível do seu carro em nosso blogpost sobre como otimizar o consumo do automóvel.

É recomendado deixar uma quantidade de combustível suficiente para alguma emergência caso alguém precise utilizar o veículo.

Dica:

Em algum momento, peça para alguém utilizar o carro para realizar algum compromisso ou apenas para reabastecer com combustível novo e fresco.

Baixe já o app Zul+ e tenha na palma de sua mão diversos serviços automotivos como: estacionamento, multas, IPVA, seguro, valor de mercado e pedágio na palma da sua mão. O Zul+ está disponível nas versões para iPhone e Android.

Comentários