Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


Como fazer a cotação do seguro auto online?

Sem precisar sair de casa, o motorista pode realizar a cotação de seguro do seu veículo pela internet.

Zul DigitalZul Digital

Atualmente, é possível realizar a cotação do seguro auto de maneira muito simples pela internet. As principais seguradoras do mercado já disponibilizam plataformas online para que o motorista interessado em contratar o serviço realize a cotação de seguro do seu carro sem sair de casa.

Nesta matéria, o blog do Zul Digital explica melhor como funciona o processo de cotação digital oferecido pelas principais companhias de seguro auto no Brasil.

Motoristas que já tiverem seguro auto contratado podem utilizar o app Zul+ para acessar todas as informações importantes do serviço, como telefones atualizados e vencimento da apólice. Baixe já o app Zul+ e tenha o seguro do seu carro em seu celular.

O que é a cotação do seguro auto?

carro guardado na garagem
Através da cotação de seguro, o motorista irá descobrir quanto terá que pagar para proteger seu veículo dos riscos cotidianos de ter carro. Foto: Shutterstock

É um procedimento utilizado pelas seguradoras para avaliar o perfil do motorista e indicar o valor que seria cobrado para a proteção do seu carro.

Ao cotar o seguro do veículo, o motorista precisa responder a um questionário elaborado para analisar seus fatores de risco. Nesse momento, a companhia de seguro deseja saber qual a probabilidade que o veículo tem de ser roubado ou ser envolvido em qualquer tipo de acidente.

Para a seguradora realizar esse cálculo que irá resultar no valor do serviço, o motorista precisa fornecer alguns dados fundamentais para a análise. A cotação é realizada a partir de informações do condutor interessado como: idade, tempo de habilitação, endereço e modelo do carro.

Veja o que é importante considerar na hora de contratar uma cobertura para seu veículo em nosso blogpost completo sobre seguro de carro.

Dicas para uma cotação de seguro auto mais barata

Além dos dados básicos, o motorista também precisa indicar como o veículo é utilizado. A partir do conjunto dessas informações, a seguradora consegue realizar uma projeção de quanto a empresa terá que pagar de indenização em caso de perda do veículo e definir quanto vai cobrar de seguro do motorista.

Dependendo do tipo de resposta do proprietário, o valor do serviço pode ficar mais caro. Confira alguns conselhos para diminuir o preço da cotação de seguro auto:

1. Guardar o carro em garagens fechadas ou estacionamentos ajuda a abaixar o valor do seguro. Ao deixar o carro em espaços mais seguros, as chances de roubo e furto do veículo diminuem radicalmente. Dessa maneira, a seguradora entende que vai correr menos risco.

Para se ter uma ideia, na cotação do seguro, vai importar até a condição do portão da casa do motorista. Portões automáticos não oferecem o risco de portões manuais, em que o motorista precisa sair do carro para abrir.

2. Alarmes e sistemas de rastreamento também diminuem o preço do seguro. Ao informar que o veículo conta com esses equipamentos, a seguradora entende que a chance de roubo do carro pode ser menor. Alarmes e rastreadores dificultam a vida dos ladrões e podem ajudar a encontrar o veículo caso ele desapareça.

3. Realize a cotação em mais de uma seguradora. Acesse o site de mais de uma companhia de seguro e compare os serviços e valores propostos. Embora possa ser um pouco mais caro, existem empresas que oferecem outros benefícios além da proteção do automóvel, como guincho e reparos em residência.

4. Não minta nas respostas da cotação do seguro. É fundamental que o motorista não manipule as informações ao cotar o seguro do seu carro. Caso o carro seja roubado, furtado ou batido, a seguradora irá consultar os dados do veículo fornecidos pelo motorista. Se forem incondizentes, a empresa pode não pagar a indenização e a falsa informação custar caro para no bolso do segurado.

Por exemplo, se o motorista informar que é único condutor do veículo, mas há um acidente em que quem dirigia o automóvel naquele momento era outra pessoa. Nesse caso, a seguradora pode abrir mão de sua responsabilidade, já que ela não tinha conhecimento de que o veículo era de uso compartilhado.

Quais os documentos necessários para fazer a cotação do seguro?

Ter uma calculadora em mãos pode ajudar o motorista a comparar os valores propostos pela diferentes seguradoras. Foto: Unsplash

CRLV

Um mesmo modelo de veículo pode ter muitas versões. Aqui, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) vai servir para especificar o modelo do veículo e não gerar valores incompatíveis com o carro do segurado.

CPF

O Cadastro de Pessoa Física é fundamental para identificar o motorista que deseja contratar um seguro para o seu carro.

Última apólice de seguro

Caso o motorista vá renovar o seguro do seu carro, ele precisa apresentar a última apólice. No documento, estão informações importantes de passar a empresa como a classe de bônus (desconto por não acionar o seguro) e a vigência do serviço.

O que acontece depois de fazer a cotação do seguro auto pela internet?

Após o motorista preencher o formulário da cotação de seguro, a seguradora irá processar seus dados para apresentar propostas de cobertura. Bastará o condutor escolher o melhor plano de seguro de acordo com suas necessidades.

Ao confirmar que deseja contratar o serviço, o motorista deverá escolher um meio de pagamento para concluir o processo. Após finalizar o pagamento, a seguradora irá enviar a apólice digital para o e-mail do segurado. Em mais ou menos 15 dias, a apólice de seguro original deve chegar na casa do motorista via Correios.

A apólice de seguro é o contrato firmado entre a segurado e o seguradora. Veja quais são os principais pontos desse acordo para não ficar na mão quando precisar acionar o seguro do veículo.

Seguro Auto no seu celular com app Zul+

Seguro_Easy-Resize.com--1--2
Clique na imagem para baixar o app Zul+ e tenha o seguro do seu carro em seu celular!

O usuário do app Zul+ já consegue consultar o seu seguro pelo celular de maneira muito simples. Caso o motorista já tenha um seguro contratado, ele tem acesso a todos os telefones atualizados de sua seguradora. Desta forma, é possível localizar facilmente o contato correto quando acontecer qualquer problema com o veículo.

Além de informar qual o seguro do carro, o motorista também pode indicar o vencimento do serviço. No momento certo, o aplicativo irá alertar que a cobertura está próxima do vencimento.

Em breve, o Zul+ será capaz de sugerir a melhor opção de contratação de seguro para cada usuário, de acordo com o perfil de uso no app e também do veículo cadastrado.

Baixe já o aplicativo Zul+ e tenha as informações sobre o seguro do seu carro na palma da sua mão!

Comentários