A partir do dia 1° de janeiro de 2022, São Paulo irá reduzir a alíquota do ICMS de carros usados e veículos elétricos. De acordo com o Governo do Estado, a intenção da medida é alavancar os mercados.

baixe o crlv digital no app Zul+

“Com menos imposto, pode-se reduzir o preço para o consumidor”, disse João Dória, governador de SP.

Além disso, Doria também afirmou que, com a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), será possível aumentar as vendas, o número de funcionários e de concessionárias, ajudando a estimular a economia.

Durante o ano de 2021, a alíquota do ICMS teve uma pequena alta. Agora, porém, será reduzida novamente. Veja abaixo como é e como vai ficar a partir de 2022 as alíquotas do imposto.

Como fica o ICMS de carros usados em 2022?

ICMS SP Quanto é hoje? Quanto vai ser?

Veículos usados e semi novos

3,8%

1,8%

Veículos elétricos 18%

14,5%

A partir do ano que vem, portanto, os veículos elétricos passarão a ser tributados com o mesmo percentual de veículos a combustão 0km. Esta medida pode ajudar a impulsionar a venda deste tipo de carro, que atualmente tem preços bastante elevados.

Conheça os melhores carros elétricos comercializados hoje no Brasil em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Faturamento em queda

O ano de 2021 foi preocupante para alguns lojistas no mercado de vendas de veículos. Após a alta de 207% do ICMS anunciada em janeiro pelo governo, alguns empresários viram uma queda de até 30% no faturamento. Isso porque, quem deseja vender um veículo, acaba pedindo um valor maior pelo carro, o que diminui a margem de lucro do vendedor.

Entenda por que os carros seminovos estão cada vez mais caros no Brasil.

Reação do setor

O setor de veículos reagiu positivamente com a mudança. Isso porque a alíquota igualou a que era cobrada no ano de 2020. Apesar disso, as entidades pedem a volta do ICMS a 0,9%, como era cobrado até 2017.

Veículos usados ficarão mais baratos?

Segundo o presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), Ilídio dos Santos, ainda não é possível afirmar que haverá uma redução dos custos a partir de 2022.

Com a escassez de modelos 0km nas concessionárias, há muita procura por modelos usados e seminovos. Este movimento gera uma valorização do setor.

Como resultado, nos primeiros 9 meses de 2021, houve um crescimento de 40% nas vendas se comparada ao mesmo período do ano anterior.

Veja como o mercado de revenda de veículos foi atingido pela pandemia do coronavírus em nosso blogpost especial sobre a recuperação do setor.

veja o valor do seu carro e de outros modelos com o aplicativo zul+