O termo “Rodízio SP placas hoje” é amplamente pesquisado no Google. Afinal, qualquer motorista em São Paulo que deseja evitar multas precisa saber de cor os dias em que seu veículo está sujeito ao rodízio municipal de veículos.

Confira os dias e faixas de horário de rodízio a seguir.

Rodízio SP placas hoje

Cada dia da semana é reservado para a restrição de veículos com placas finais específicas., conforme você pode conferir a seguir. Segunda-feira: placas com final 1 e 2, terça-feira: placas com final 3 e 4, quarta-feira: placas com final 5 e 6, quinta-feira: placas com final 7 e 8 e sexta-feira: placas com final 9 e 0.

Horários do rodízio SP hoje

Os horários de restrição são os mesmos todos os dias da semana: das 7h às 10h e das 17h às 20h. Nesses períodos, veículos com placas finais correspondentes ao dia da semana não podem circular nas vias demarcadas como áreas de rodízio.

Rodízio SP placas hoje: confira os dias e horários de circulação restrita

Qual a zona de rodízio?

O local do rodízio foi decidido há muitos anos e o perímetro é sempre o mesmo. As avenidas limites para circulação, conforme você pode verificar no mapa abaixo, são: Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).

Área do rodízio de SP. Foto: Prefeitura/Reprodução
Área do rodízio de SP. Foto: Prefeitura/Reprodução

Importante lembrar que veículos registrados em outras cidades devem, assim como os carros emplacados na capital paulista, também respeitar o rodízio. Quer dizer, importante salientar que todos que desrespeitarem as regras estão sujeitos a punições.

Evite multas por furar o rodízio

Com o app Zul+, os condutores de veículos podem configurar um alerta de rodízio de acordo com o número da placa para evitar uma multa por rodízio, que pode ser considerada infração de trânsito grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de ter que pagar R$ 130,16, o motorista leva ainda 4 pontos na carteira de habilitação.

O app está disponível para aparelhos Android e iOS e tem o download gratuito — clique aqui para baixar. Além de mais de 20 serviços gratuitos aos usuários (consulta de multas, parcelamento de débitos veiculares, sistema de licenciamento fácil, pagamento de Zona Azul e tag de pedágio sem mensalidade, entre outros).

Quem tem direito à isenção de rodízio em SP?

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), veículos movidos por energia de propulsão elétrica, a hidrogênio ou híbridos podem solicitar a isenção do rodízio de São Paulo. Médicos também podem requerer este benefício.

PcD tem isenção de rodízio

Motoristas ou veículos que transportem pessoas com deficiência ou doença crônica com comprometimento de mobilidade, mental, intelectual, visual, ou tratamento debilitante de doença grave podem requerer isenção do rodízio de automóveis.

Leia nesta publicação mais detalhes sobre o tema.

Quando o rodízio de automóveis é suspenso?

Dificilmente o rodízio de automóveis é suspenso em São Paulo – válido lembrar que as restrições de tráfego não se aplicam aos sábado, domingos e feriados. Pode ser que o rodízio seja suspenso durante o período de férias (dezembro, janeiro e julho), mas as datas costumam ser anunciadas com antecedência pela CET e divulgadas por meios de comunicação.

Motos estão sujeitas às regras do rodízio?

Não. Apenas carros e caminhões devem seguir as regras do rodízio.

História do rodízio em São Paulo

Nos anos 1990, São Paulo enfrentava um rápido aumento na frota de veículos, o que causava congestionamentos constantes e uma crescente preocupação com a qualidade do ar. Para aliviar o trânsito e melhorar a poluição, a administração municipal buscou soluções. Foi então que surgiu a ideia do rodízio de automóveis, inspirada em iniciativas de outras grandes metrópoles, como Atenas (Grécia) e Cidade do México (México).

O app número 1 para quem dirige

O app Zul+ foi criado em 2017 para ser uma plataforma de serviços automotivos, com uma série de facilidades aos motoristas. E logo se tornou a principal solução digital do país para quem dirige, oferecendo mais de 20 tipos de serviços. Além do alerta de rodízio, os motoristas podem também ativar a Zona Azul de São Paulo e de outras cidades no Brasil, como Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). Clique aqui para fazer o download gratuito.