O Rodízio SP na pandemia voltou a vigorar em seu horário tradicional: das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite. As novas regras foram anunciadas pela Prefeitura de São Paulo e passaram a valer a partir do dia 2 de agosto de 2021.

Banner publicitario com foto do app Zul+ ao lado texto "Tem rodízio hoje? Descubra com o app Zul+".

Segundo a Prefeitura, a medida visa reduzir a circulação de pessoas no período noturno e complementa a alteração no toque de recolher decretada pelo governo do Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o funcionamento do rodízio de veículos em seu horário tradicional (das 07h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00) segue suspenso. A principal justificativa é que a liberação dos dois horários (de manhã e tarde) possibilita que mais pessoas possam ter o carro como opção para ir ao trabalho, deixando de depender exclusivamente do transporte público.

Qual é o novo horário do Rodízio SP na Pandemia?

A partir do dia 2 de agosto de 2021, o horário do Rodízio SP na Pandemia é das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite. O rodízio noturno passou  a não mais vigorar na cidade de São Paulo. Veja o funcionamento do Rodízio SP na tabela abaixo:

Final da placa

Dia da semana
1 e 2

Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite

3 e 4

Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite
5 e 6

Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite

7 e 8

Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite
9 e 0

Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite

Mapa do Rodízio SP na Fase Pandemia

Durante o Rodízio SP na Pandemia, os veículos ficam impedidos de circular no mesmo Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário:

  • Marginais Tietê e Pinheiros;
  • Avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay;
  • Complexo Viário Maria Maluf;
  • Avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias;
  • Viaduto Grande São Paulo;
  • Avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
mapa do rodizio de sao paulo
O mapa de rodízio abrange desde a Mooca (Zona Leste) até a Vila Leopoldina (Zona Oeste), e da Saúde (Zona Sul) até o Bom Retiro (Zona Norte).

Qual a tolerância do Rodízio SP?

Não há tolerância alguma do Rodízio SP. A política de rodízio é extremamente rigorosa. O motorista que for flagrado dirigindo no dia da sua restrição pode ser multado a partir do início do horário. Ou seja, quem estiver na rua com o carro às 23h01 já pode ser autuado pelo radar eletrônico ou policial de trânsito.

Qual o valor da multa de rodízio?

A multa de rodízio continua valendo e custa R$130,16 para quem sair com o carro no horário da restrição. Embora a medida seja exclusiva no município de São Paulo, circular no dia do seu rodízio, ainda que a placa de seu veículo seja de outro município, é considerado uma infração. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em locais e horários não permitidos é considerado infração de trânsito de natureza média e, além da multa, prevê acréscimo de 4 pontos na CNH do motorista.

Veja tudo o que pode acontecer caso você deixe de pagar uma multa de trânsito em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Banner publicitário alerta de rodízio Zul mais