Recall é um procedimento adotado pelo fornecedor em que pessoas que compraram um produto com defeito de fábrica são chamadas de volta para que esses problemas sejam corrigidos. Previsto na lei, o recall é adotado, na maioria das vezes, pelo setor automobilístico e é realizado para reparar defeitos nos veículos colocados no mercado, assim, evitando acidentes e danos maiores.

carros estacionados
Adotado pelas montadoras, o recall tem como objetivo reparar veículos já vendidos mas que apresentam defeitos de fábrica.

De acordo com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), o principal objetivo do recall é proteger e preservar a vida do consumidor. Também conhecido como aviso de risco, o recall previne danos que coloquem em risco a saúde e segurança de motoristas e passageiros já que qualquer acidente por conta de um defeito de fábrica será de responsabilidade da montadora.

Saiba como economizar na escolha do seu seguro de carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

O que é feito no recall?

O recall pretende retirar o veículo do mercado, reparar o defeito ou recompensar o consumidor através da recompra do produto defeituoso pelo fornecedor. Ele é gratuito e sua comunicação deve alcançar todos os consumidores expostos ao risco.

banner zul+ telas do aplicativo tudo do carro em um único app

Qual o objetivo do recall?

Acidentes e danos podem acontecer devido aos defeitos identificados pela montadora. Atender ao chamamento de recall é imprescindível para garantir a segurança do motorista e dos passageiros do veículo.

Muitas vezes, o recall é feito para notificar os proprietários de defeitos apresentados em peças extremamente fundamentais para a segurança do veículo como no caso dos freios e airbags.

É importante alertar também que não há data limite para a realização dos reparos ou substituição dos produtos defeituosos após o chamamento da montadora que tem responsabilidade pela solução do problema.

Depois de concluído o reparo, o proprietário do veículo deve exigir e guardar o comprovante de recall. Em caso de venda do automóvel, o documento de reparo feito pelo recall valoriza o histórico do carro já que o motorista atendeu ao pedido e deve ser entregue ao novo proprietário.

Veja aqui dicas de como economizar combustível e otimizar o consumo do seu carro.

O que diz a lei?

O recall está previsto no artigo 10 da Lei Federal 8.078/90 no Código de Defesa do Consumidor.

CDC – Lei n° 8.078 de 11 de setembro de 1990

Artigo 10“O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.”
§ 1° “O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
§ 2° “Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.”
§ 3° – “Sempre que tiverem conhecimento da periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito.”

Novas regras para o recall no Brasil

Em julho de 2019, o Ministério da Justiça e Segurança Pública aprovou em conjunto com o Ministério da Infraestrutura, duas novas portarias que alteram a regulamentação das campanhas de recall.

Uma das portarias atende somente ao chamamento das montadoras e suas novas regras criam o Sistema Nacional de Notificação de Recall de Veículos. A Portaria Conjunta n° 3 de 2019, prevê notificar os proprietários dos veículos sem recall através do documento do carro caso o chamamento não tenha sido atendido após um ano.

O objetivo da nova portaria é aumentar o número de atendimentos às convocações de reparo. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, apenas 48% dos proprietários dos veículos atenderam aos chamados de recall de automóveis nos últimos 5 anos. De 2014 até julho de 2019, foram ao todo 701 recalls de veículos no Brasil segundo o ministério.

Assinada no dia primeiro de julho de 2019, as duas portarias começam a valer a partir do dia 1 de setembro do mesmo ano.

Saiba como pagar o IPVA do seu veículo aqui e veja se você pode ter direito à isenção.

Não atender ao recall gera multa ou impede transferência?

É importante dizer que não realizar o reparo de recall não gera multa ao proprietário do veículo e nem impede transferência do automóvel.

No entanto, como a partir de setembro de 2019, a notificação de recall ficará disponível no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) caso o proprietário não tenha atendido ao chamamento de recall no prazo de um ano, seu carro poderá sofrer desvalorização na hora da revenda por não ter sido reparado o seu defeito de fábrica.

banner zul+ mulher sorrindo dentro do carro

O que fazer se meu carro for chamado?

Ao saber que seu carro foi convocado para reparo, o proprietário deve entrar em contato com a concessionária responsável. Após explicar a situação e informar seus dados, o proprietário agenda um dia e horário para consertar o defeito apresentado.

O processo é muito parecido com uma revisão comum de concessionária. A grande diferença é que o serviço de recall é gratuito e não tem data de validade. No entanto, é importante que o proprietário do veículo faça o reparo o quanto antes para que a segurança do motorista e passageiros do carro seja preservada.

A revisão do carro é diferente do recall porque é de responsabilidade do proprietário. Saiba a importância da manutenção do veículo em nosso blogpost completo sobre revisão do carro aqui.

Como saber se meu carro foi convocado pelo recall?

A lei exige que as montadoras notifiquem os consumidores e deem destaque aos avisos de risco através de anúncios na televisão, nos jornais, nas revistas e rádios. Além disso, as montadoras devem chamar atenção dos clientes e informar em seus próprios canais como seus sites e em suas redes sociais.

É possível também verificar se seu automóvel está na lista de recall através do portal de serviços do DENATRAN. Basta o usuário informar o chassi do veículo no momento da consulta.

Zul Digital se torna plataforma para divulgação de recall de veículos

O Zul Digital acaba de se tornar um canal para que as montadoras anunciem os chamamentos de recall para os usuários do app. O objetivo é possibilitar uma comunicação mais eficaz entre as fabricantes e os motoristas visto o baixo número de proprietários que atendem aos pedidos.

As montadoras poderão divulgar seus chamamentos e disponibilizarão mais informações dentro do app. Na prática, o usuário será informado pela montadora quando um determinado modelo de carro for convocado para reparo por um defeito de fábrica.

cta do download zul+