A multa por falar no celular é uma das infrações de trânsito que todo motorista deveria conhecer. Com a popularização dos smartphones no mundo, os dispositivos móveis passaram a ser os novos computadores de bordo. No entanto, o uso do celular ao volante é proibido no Brasil. 

Neste blogpost, o time do Zul+ te conta tudo sobre a multa por falar no celular e ainda te mostra como criar o recurso ideal pedindo a anulação da infração com ajuda do app.

banner crie o recurso de multa ideal no app

Quais são as punições para quem falar no celular ao volante?

De acordo com o inciso V do art. 252 Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as punições por falar ou manusear o telefone ao dirigir são:

  • Multa média de R$130,16;
  • 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Em 2021, a CNH passou a ter um novo limite de pontos que varia de acordo com a quantidade de infrações gravíssimas. Acesse nosso blogpost completo sobre a nova pontuação da CNH e veja como fica sua habilitação.

Qual o valor da multa por falar no celular?

O valor da multa por falar no celular é de R$130,16. No entanto, a infração é passível de recurso caso existam erros no processo de autuação ou você justifique situação de emergência médica. 

Uso do celular ao volante dá multa no sinal vermelho?

Sim, dá multa. O uso do celular ao volante é proibido inclusive no sinal vermelho. 

Ou seja, caso você tenha que realizar uma ligação ou enviar uma mensagem, pare o veículo em um local seguro para então usar o smartphone. 

Como no semáforo, você continua em uma via com o veículo ligado, manusear o celular é considerado infração de trânsito de gravidade média.

Como recorrer a uma multa por falar no celular?

Como em qualquer multa de trânsito, é possível recorrer a multa por falar no celular em 3 etapas diferentes: a defesa prévia e os recursos em 1ª e 2ª instância. 

1) Defesa prévia;

A defesa prévia é o momento em que você deve se atentar aos erros formais da autuação. Por exemplo, informações incondizentes, como endereço, placa, veículo ou horário errado, são capazes de anular a infração. 

Vale dizer também que é na fase da defesa prévia em que você pode indicar o condutor infrator e transferir os pontos da multa para outra pessoa. Basta preencher o formulário presente na notificação e enviar para o endereço informado.

2) Recurso em 1ª instância;

No caso da defesa prévia ser negada ou a autuação não conter erros formais, você ainda pode tentar anular a multa por falar no celular utilizando o recurso em 1ª instância. 

Você deve enviá-lo junto à Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) após receber a notificação de penalidade. 

Nesta etapa, será analisado o mérito da infração. Por este motivo, é importante detalhar por que estava usando o celular e apresentar argumentos embasados na legislação de trânsito que justifiquem sua situação. 

E você pode contar com a ajuda do Zul+ para criar o recurso ideal e tentar anular a multa de Zona Azul.

Conheça a diferença entre notificação de autuação e de penalidade em nosso blogpost completo sobre o assunto.

3) Recurso em 2ª instância;

E caso o recurso seja novamente indeferido, você ainda poderá recorrer em 2ª instância junto ao Cetran (Conselho Estadual de Trânsito). Aqui, também será analisado o mérito da infração. 

No caso da multa por falar no celular o auxílio de advogados especializados pode ser bastante útil. No Zul+, você já consegue criar o recurso de multa com todas as informações necessárias para enviá-lo ao órgão de trânsito.

Entenda melhor como funciona o recurso de multas aqui.

Como criar o recurso de multa por falar no celular?

telas do app Zul+ na função de recurso de multa

1. Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;

Acesse a App Store ou Google Play para fazer o download do app.

2. Cadastre o seu veículo no app;

Adicione o modelo, a placa e o Renavam do seu carro no Zul+;

3. Acesse a função de tributos do app e toque em “Recurso de multa”;

Após o cadastro do veículo, entre na função de “IPVA, MULTAS e Licenciamento” e depois selecione “Recurso de multa” para iniciar a criação do documento.

4. Confirme o veículo que foi autuado;

Antes de responder algumas perguntas sobre a sua infração, confirme a placa e o veículo que foi autuado.

5. Responda algumas perguntas que vão fundamentar sua defesa;

Para criar o recurso ideal, o app fará algumas perguntas sobre a sua infração para personalizar sua defesa.

6. Pague a taxa para receber o recurso completo no seu e-mail.

Pronto! Depois de responder as perguntas, basta realizar o pagamento da taxa no app para receber o recurso completo no seu e-mail.

É importante dizer que o app apenas elabora o recurso de multa personalizado. O envio do documento ao órgão de trânsito é de total responsabilidade do usuário.

banner faça seu recurso de multa aqui