O motorista pode ser autuado com uma multa EstaR Curitiba caso ele tenha estacionado irregularmente o veículo em uma vaga de estacionamento rotativo na capital paranaense.

O EstaR é o sistema de estacionamento rotativo público de Curitiba, e, para estacionar, o motorista precisa regularizar seu carro com a compra do crédito de estacionamento pelo app Zul EstaR Digital.

Atualmente, a compra e ativação do crédito de estacionamento podem ser feitas pelo celular do usuário. Após o download do app Zul EstaR Digital, o motorista irá realizar seu cadastro e adicionar um veículo à sua conta pessoal. Para isso, ele deverá informar o modelo e placa do carro.

baixe o estar digital curitiba nas lojas

E o Zul EstaR Digital já está disponível para download nas versões iPhone e Android. Baixe já o app oficial para utilização das vagas de Curitiba e conheça todas as novidades do EstaR.

Conheça 8 lugares incríveis em para visitar em Curitiba que tem estacionamento rotativo EstaR.

Multa EstaR Curitiba

carros estacionados no teatro guaira curitiba parana
Caso o carro esteja estacionado no EstaR Curitiba sem a presença do ticket rotativo, o veículo será autuado e o motorista multado.

A multa do EstaR Curitiba está relacionada com o estacionamento irregular em uma vaga de rotativo na cidade, e o motorista pode ser autuado por diferentes razões:

Carro estacionado sem ativar o crédito ou cartão rotativo

Caso o motorista estacione em uma vaga do EstaR Curitiba e não ative o crédito pelo app, o veículo será considerado irregular. Sem o ticket digital ou físico de estacionamento, o carro não pode utilizar a vaga.

É imprescindível o motorista regularizar o veículo com o crédito digital EstaR Curitiba para não ser multado. Mesmo que o condutor permaneça dentro do carro ou o veículo continue ligado, a vaga de estacionamento regulamentado não pode ser utilizada por um veículo sem cartão do EstaR.

Estacionamentos rápidos também não são permitidos. Se o agente de trânsito identificar que o veículo está estacionado sem a ativação do crédito rotativo, o motorista será autuado com uma multa EstaR Curitiba mesmo que a parada seja por apenas 5 minutos.

Confira todas as mudanças com o EstaR Digital em Curitiba em nosso blogpost completo sobre o novo modelo de estacionamento rotativo da cidade.

Crédito do EstaR ativado com informações incorretas

Outra forma de o veículo ser considerado irregular na vaga do sistema de estacionamento rotativo de Curitiba é ativar o crédito digital com informações incorretas. Caso o motorista informe a placa do veículo errada, o estacionamento é considerado irregular.

Tempo máximo de permanência encerrado

O veículo será considerado irregular caso permaneça na vaga mesmo após o fim do tempo máximo de permanência. Não há qualquer tipo de tolerância na utilização das vagas do sistema de estacionamento rotativo de Curitiba e o motorista será autuado caso o tempo de estacionamento seja maior do que o permitido.

Qual o valor da multa por estacionamento irregular?

O valor da multa EstaR Curitiba por estacionamento irregular é de R$195,23. De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em desacordo com as regras do local é considerado infração grave de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Saiba quais são as multas mais autuadas no Brasil em nosso blogpost completo sobre infrações de trânsito.

Quanto custa regularizar a multa do EstaR?

Com o início do modelo digital de estacionamento em Curitiba, a regularização da multa do EstaR também ficou eletrônica e a taxa de regularização passou a custar R$30,00.

Porém, a partir do dia 1° de dezembro de 2020, não será mais possível realizar a regularização da multa do EstaR. Ou seja, o motorista que for notificado pela ausência do crédito rotativo digital receberá direto a multa por estacionamento irregular.

importante avenida em curitiba no centro com carros estacionados proximos a guia
O sistema de estacionamento rotativo EstaR tem como objetivo organizar o espaço público e democratizar o uso das vagas em Curitiba.

Como era regularizar o Aviso de Infração?

Com a digitalização do EstaR em Curitiba, a regularização da multa passou a ser feita pelo site da URBS. Lá, o motorista notificado digitava a placa do veículo para encontrar a notificação de infração e pagar a taxa de regularização. Segundo decreto n° 410 da prefeitura de Curitiba, essa notificação tinha como função alertar o condutor sobre a irregularidade e dava o prazo de 5 dias para o motorista normalizar a situação.

No entanto, a Setran (Superintendência de Trânsito) anunciou o fim da regularização da Multa do EstaR Digital Curitiba. A partir do dia 1° de dezembro de 2020, o motorista curitibano passou a não ter mais a chance de anular a infração de trânsito através do pagamento de uma taxa de regularização. Saiba mais aqui.

O EstaR eletrônico finalmente chegou em Curitiba. Veja como o novo modelo de estacionamento da capital paranaense funciona em nosso blog.

Como recorrer Multa EstaR Curitiba?

Caso o Aviso de Infração não seja regularizado, o veículo será considerado estacionado irregularmente e o motorista será autuado. Entretanto, é possível recorrer à anulação da Multa EstaR Curitiba. Para isso, o motorista tem direito a três recursos administrativos de defesa para tentar o cancelamento da multa.

Defesa Prévia

O primeiro passo é a Defesa Prévia. Após o fim do prazo de regularizar o Aviso de Infração da Multa EstaR Curitiba, a Notificação de Autuação deve chegar ao endereço do proprietário do veículo em até 30 dias caso o condutor infrator não tenha sido identificado no momento da infração.

A Notificação de Autuação ainda não é a multa e serve para analisar erros formais como nome e placa do veículo. Caso o proprietário do veículo não tenha cometido a infração, ele tem até 15 dias para indicar o real infrator transferindo a multa e penalidade para ele.

Se a transferência da multa não acontecer ou o apontamento de erros formais não for aceito, o motorista terá mais duas oportunidades para se defender.

Recurso na JARI

Caso o recurso de defesa prévia tenha sido negado ou não tenha sido enviado dentro do prazo, a notificação se torna multa e é enviada ao endereço do responsável. No documento, constará um prazo para apresentar recurso de defesa em primeira instância que será julgado pela JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações).

Recurso no CETRAN

Caso o recurso seja negado pela JARI, o motorista ainda poderá recorrer a terceira etapa do processo de defesa junto ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito). Tanto na JARI quanto no CETRAN, serão analisados os méritos e contextos das infrações.

Se o motorista perder todos os recursos, ele deverá pagar a multa e assumir a penalidade. Caso deseje continuar o processo de defesa, deverá seguir em outra esfera jurídica.

Veja alguns exemplos de recursos ganhos em nosso blogpost completo sobre multas de trânsito.

Como pagar Multa EstaR Curitiba?

Após receber a notificação de penalidade, é possível pagar a multa de trânsito em um banco autorizado ou pela internet. Graças ao código de barras presente na carta, é possível efetuar o pagamento onde preferir.

É importante ficar atento ao prazo de vencimento da multa que está relacionado ao desconto aplicado. Vale lembrar que pagar a multa não impede que o motorista apresente um recurso de defesa desde que seja dentro do prazo. Caso ele vença o processo, o valor será reembolsado.

O Zul EstaR Digital chegou em Curitiba! Baixe o app na versão iPhone ou Android e tenha em mãos a melhor solução para o estacionamento rotativo da capital parananense.