O EstaR Digital chegou em Curitiba e a compra do crédito de esatcionamento já está habilitada no app Zul EstaR Digital. Disponível nas lojas App Store e Google Play, o Zul EstaR Digital vai simplificar o estacionamento do motorista curitibano, que poderá regularizar o veículo na vaga em menos de um minuto pelo celular.

baixe o app estar digital curitiba

O que é o EstaR?

EstaR é o sistema de estacionamento rotativo da cidade de Curitiba. Também conhecido com Estacionamento Regulamentado, o modelo tem como objetivo organizar e democratizar o uso das vagas públicas da capital paranaense. Através da rotatividade dos veículos, o EstaR promove que mais de um motorista tenha acesso a uma mesma vaga de estacionamento em horários diferentes.

Como funciona?

Para estacionar o carro no estacionamento rotativo de Curitiba, o motorista deve comprar e ativar o crédito digital através do app Zul EstaR Digital. Com o EstaR Eletrônico, o ticket digital de estacionamento de 1h passa a custar R$3,00.

O motorista também pode, com o aplicativo, se beneficiar do pagamento fracionado a cada 15 minutos. A fração do tempo custará R$0,75 e pode ser solicitada ao sair da vaga (no final da utilização). Os créditos de estacionamento do novo EstaR Eletrônico de Curitiba já podem ser comprados pelo app Zul EstaR Digital.

Entenda como usar o aplicativo do EstaR em nosso tutorial completo.

EstaR Digital

O EstaR Digital foi lançado no dia 16/03 e a cidade de Curitiba conta agora com um novo modelo de estacionamento rotativo. A partir da segunda metade de março, o motorista da capital parananense pode ativar o EstaR pelo Zul EstaR Digital. A prefeitura já iniciou a troca de placas pelas novas sinalizações do EstaR eletrônico

De acordo com URBS (Urbanização de Curitiba S.A.), a substituição do talão de papel foi feita pela praticidade que o aplicativo oferece. Como já feito em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, o app de estacionamento rotativo aparece como solução inteligente para facilitar a vida do motorista na hora de estacionar.

E um dos primeiros aplicativos a entregar a documentação à URBS foi o Zul EstaR Digital, que oferece a melhor experiência de compra e ativação de estacionamento em Curitiba.

Câmara Municipal de Curitiba

A Câmara de Curitiba é um dos principais símbolos da história da cidade. Construída em 1895 pelo arquiteto italiano e imigrante no Brasil, Ernesto Guaita, o prédio também é conhecido como Palácio Rio Branco. Um dos mais importantes e representativos lugares da cidade, a Câmara Municipal é a sede do Poder Legislativo de Curitiba onde os vereadores da capital paranaense atuam.

Localização: Praça Eufrásio Corrêa, Centro.

Onde tem EstaR:

Regras de utilização do EstaR na região: Pode-se utilizar até 2 créditos de 1 hora já que o tempo máximo de estacionamento é de 2h. Nos dias úteis, o rotativo opera das 9h às 19h. Aos sábados, funciona das 9h às 14h. Caso o motorista estacione na região, ele também pode conhecer o Museu Ferroviário e o Shopping Estação que ficam próximos da Câmara Municipal.

Mercado Municipal de Curitiba

lojas mercado municipal de curitiba parana
Além dos quiosques de produtos, existem restaurantes de diferentes cozinhas no Mercado de Curitiba.

Fundado em 2 de agosto de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é o principal endereço de compras da capital paranaense. Quem vai ao tradicional centro comercial de Curitiba encontra quiosques das mais variadas categorias – artesanatos, queijos e vinhos, especiarias, produtos de limpeza, açougues, conservas, temperos, frutas e tecidos. Além disso, existem também alguns restaurantes de diferentes cozinhas do mundo.

O Mercado Municipal de Curitiba funciona de segunda das 7h às 14h, de terça a sábado das 7h às 18h e de domingo das 7h às 13h.

Localização: Avenida Sete de Setembro, 1865, Centro.

Onde tem EstaR: Nas ruas que ficam em volta do Mercado como as:

Regras de utilização do EstaR na região: Pode-se utilizar até 2 créditos de 1 hora já que o tempo máximo de estacionamento é de 2h. Nos dias úteis, o rotativo opera das 9h às 19h. Aos sábados, funciona das 9h às 14h.

Veja 10 dicas de como evitar o trânsito em nosso blogpost sobre como driblar os engarrafamentos e diminuir o estresse das grandes cidades.

Passeio Público

passeio publico curitiba parana
Localizado no centro da cidade, já foi chamado de Jardim Botânico no passado.

O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba. Inaugurado em 1886 quando o estado ainda era conhecido como Província do Paraná, o parque de quase 70 mil m² é responsável por conservar a fauna e flora de Curitiba fazendo parte da vida cultural da cidade.

Localização: Rua Presidente Carlos Cavalcanti.

Onde tem EstaR:

Regras de utilização do EstaR na região: O tempo máximo de estacionamento é de 1h na região. Nos dias úteis, o rotativo opera das 9h às 19h. Aos sábados, funciona das 9h às 14h.

Baixe já o Zul EstaR Digital e tenha a melhor solução para o estacionamento eletrônico de Curitiba em seu celular.

baixe o app do estar digital curitiba

Largo da Ordem

largo da ordem curitiba parana
A região do Largo da Ordem é conhecida por seus bares e restaurantes.

O Largo da Ordem é o coração do Centro Histórico de Curitiba. Conhecido por sua feira popular, o Largo da Ordem surgiu no século XVIII e, desde aquela época, a região é famosa pelo intenso comércio de mercadorias.

Desde 1917, o grande pátio localizado no centro da cidade leva o nome de Largo Coronel Enéas e quem for estacionar próximo da região também poderá conhecer a Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha, o Museu de Arte Sacra, Catedral Basílica e o Bebedouro.

Localização: Rua José Bonifácio, Centro.

Onde tem EstaR:

Regras de utilização do EstaR na região: O tempo máximo de estacionamento é de 1h. Nos dias úteis, o rotativo opera das 9h às 19h. Aos sábados, funciona das 9h às 14h.

Entenda o que muda com o fim da regularização da Multa do EstaR em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Sesc Paço da Liberdade

sesc paço da liberdade curitiba parana
O Paço da Liberdade é patrimônio tombado pelo Governo do Paraná e pelo Patrimônio Histórico Nacional.

O Paço da Liberdade é um edifício histórico localizado no centro da cidade de Curitiba. Inaugurado em 1916, foi a sede da prefeitura até os anos 1970. Em 2009, o prédio foi reinaugurado pelo Sesc e tornou-se um centro cultural após sua restauração. Hoje, o lugar é um espaço de convívio de quem vive em Curitiba e disponibiliza sessões de cinema, cursos, shows, exposições e outras ações culturais.

Localização: Praça Generoso Marques, 189.

Onde tem EstaR:

Regras de utilização do EstaR na região: O tempo máximo de estacionamento é de 1h. Nos dias úteis, o rotativo opera das 9h às 19h. Aos sábados, funciona das 9h às 14h.

Praça General Osório

relogio praça general osorio curitiba parana
Há um relógio, um playground e um espaço de trabalho dos engraxates na praça. O local é chamado de Boca do Brilho e ficam lá também as bancas de jornal e os cafés.

A Praça General Osório é o ponto de equilíbrio entre o centro urbano e a natureza em Curitiba. Com um paisagismo intensamente arborizado, a praça é um importante ponto de passagem de pedestres na cidade. Seu calçamento é um grande mosaico de pequenas pedras e o chafariz mostra a influência da arte e arquitetura francesa.

Inaugurada em 1878 com o nome de Largo Oceano Pacífico. Somente um ano depois, a praça foi rebatizada em homenagem ao comandante brasileiro na Guerra do Paraguai.

A Praça General Osório se conecta também com a Rua das Flores, rua famosa pelos cafés, restaurantes e lojas. Ela leva esse nome porque a cada troca de estação acontece a troca das flores. A Rua das Flores é também conhecida por ser a primeira avenida do Brasil a ser fechada para o trânsito de veículos em 1971.

Localização: Rua Voluntários da Pátria, Centro.

Onde tem EstaR: Na própria Praça General Osório.

Regras de utilização do EstaR na região: O tempo máximo permitido de estacionamento é de apenas 1h. Ou seja, pode-se utilizar somente um cartão rotativo. Nos dias úteis, o rotativo opera das 9h às 19h. Aos sábados, funciona das 9h às 14h.

Para visitar tanto lugares, confira algumas dicas sobre como economizar combustível aqui.

Praça Oswaldo Cruz

A Praça Oswaldo Cruz está localizada no centro da cidade e fica em frente ao Shopping Curitiba. Com uma área de cerca de 10 mil m², a praça tem um centro esportivo e é muito procurada para a prática de atividades físicas. Lá, é possível realizar atividades como musculação, natação, aulas de futsal, vôlei e basquete. Tudo de maneira gratuita.

Localização: Rua Brigadeiro Franco, 2350, Centro.

Onde tem EstaR: Rua Brigadeiro Franco.

Regras de utilização do EstaR na região: Pode-se utilizar até 2 créditos digitais de 1 hora já que o tempo máximo de estacionamento é de 2h. Nos dias úteis, o rotativo opera das 9h às 19h. Aos sábados, funciona das 9h às 14h.

Teatro Guaíra

centro cultural teatro guaira curitiba parana estar
Motoristas encontram vagas de estacionamento regulamentado em frente ao teatro.

O Centro Cultural Teatro Guaíra é um complexo localizado na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, que oferece ao público ensaios, peças, concertos e shows. O espaço ocupa um quarteirão inteiro totalizando quase 17 mil m² e teve o primeiro dos três auditórios inaugurado em 1954.

A Praça Santos Andrade é um excelente ponto da cidade – de um lado, o Teatro Guaíra, do outro, o Museu de Arte da UFPR. Então, quem estacionar na região pode visitar os dois pontos turísticos culturais de Curitiba.

Localização: Rua XV de Novembro, 971, Centro.

Onde tem EstaR:

Regras de utilização do EstaR na região: Pode-se utilizar até 2 cartões eletrônicos de 1 hora já que o tempo máximo de estacionamento é de 2h. Nos dias úteis, o rotativo opera das 9h às 19h. Aos sábados, funciona das 9h às 14h.

O Zul EstaR Digital chegou em Curitiba e está disponível para download nas versões para iPhone e Android. Baixe o app e tenha a melhor solução para o estacionamento regulamentado da capital parananense em seu celular!