Rotativo Digital

O Estacionamento Rotativo Digital é o sistema de estacionamento rotativo público da cidade de Belo Horizonte. Para estacionar nas vagas da capital mineira, o motorista precisa comprar e ativar o cartão rotativo através de um aplicativo licenciado pela prefeitura ou em um ponto de venda autorizado.

O valor do cartão digital é de R$4,40 e o tempo de estacionamento permitido pelo cartão (1h, 2h ou 5h) será indicado pela placa de sinalização da vaga. Em Belo Horizonte, não é permitido renovar o tempo ocupando a mesma vaga e as motos também devem respeitar as regras do Rotativo Digital, embora não precisem pagar.

Para entender melhor como o Rotativo Digital funciona acesse nosso blog e confira a matéria sobre o sistema de estacionamento rotativo em Belo Horizonte.

Praça da Liberdade

praça da liberdade belo horizonte
Com grandes jardins, a praça é símbolo do nascimento da capital de Belo Horizonte.

A Praça da Liberdade foi construída em 1903 quando a nova capital mineira estava sendo fundada. Ela fica em frente ao Palácio da Liberdade e foi projetada para abrigar a sede do poder mineiro. A praça é conhecida pelo seu circuito cultural que reúne arte, ciência e cultura popular. Entres os espaços estão: o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais e o Museu das Minas e do Metal.

Localização: Praça da Liberdade, Savassi.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Na avenida João Pinheiro, 1 crédito rotativo equivale a 1 hora de estacionamento. Na Praça da Liberdade e na Rua Bahia, o mesmo crédito equivale por 2 horas.

Já na Praça José Mendes Júnior e na Rua Sergipe, 1 crédito de estacionamento digital vale por 5 horas. Em todos os locais citados, o Rotativo Digital funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi inaugurado no dia 26 de outubro de 1897 e é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Projetado pelo paisagista francês Paul Villon, o parque desempenha papel de equilíbrio na urbanização de Belo Horizonte com a preservação do meio ambiente.

Antes de se tornar um parque, a região era uma chácara e tinha, originalmente, área de 600 mil m². Atualmente, o parque tem área de 182 mil m². Ficam nele espaços como Palácio das Artes, Cine Humberto Mauro e Teatro Francisco Nunes. O parque funciona de terça a domingo das 6h às 18 e a entrada é gratuita.

Localização: Avenida Afonso Pena, 1377, Centro.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Na Avenida Afonso Pena, 1 crédito digital equivale a 2 horas de estacionamento e o sistema Rotativo funciona de segunda a sexta das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13h.

Na Alameda Ezequiel Dias, a regra é mesma, porém, o estacionamento rotativo opera somentes nos dias úteis das 8h às 18h e, aos sábados, é livre de pagamento.

Praça da Assembleia

A Praça da Assembleia é o local onde está localizada a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, também conhecida como Palácio da Inconfidência. A praça tem uma área verde com pistas para prática da caminhada e seus jardins foram projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Quem visitar a praça irá encontrar a igreja de Nossa Senhora de Fátima e o monumento “20 anos Diretas Já” que homenageia o processo de redemocratização do Brasil.

Localização: Praça Carlos Chagas, Santo Agostinho.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: 1 crédito equivale a 2 horas e o sistema de estacionamento rotativo digital funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Museu Histórico Abílio Barreto

O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) foi inaugurado em 1943 e é responsável pela pesquisa, produção e difusão do conhecimento sobre a capital mineira. O museu é um grande casarão que era a sede da Fazenda do Leitão construída em 1883.

Na área externa, ficam expostos o acervo de grande porte como o bonde elétrico e a locomotiva a vapor. A casa oferece aos visitantes exposições de pinturas, esculturas, fotos, objetos decorativos, móveis e equipamentos de trabalho que relembram a história da cidade. O MHAB abre de terça a domingo e funciona, parcialmente, das 7h às 18h.

Localização: Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Na Rua Prudente de Morais, 1 crédito digital equivale por 1 horas e o sistema funciona das 8h às 18h de segunda a sexta, e das 8h às 13h aos sábados.

Praça da Estação

praça da estação em belo horizonte
O edifício da Estação Central é um dos monumentos que fazem parte do conjunto arquitetônico da Praça da Estação em Belo Horizonte.

A Praça Rui Barbosa, também conhecida como Praça da Estação, foi construída em 1904 e está localizada em frente ao prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. No passado, a estação de trem era responsável pela chegada de toda matéria-prima que seria usada na construção da nova capital de Minas Gerais. Atualmente, a região abriga a estação central do metrô.

Localização: Avenida dos Andradas, Centro.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Na Rua Guaicurus, 1 crédito equivale a 2 horas de estacionamento. Já nas vagas abaixo do Viaduto Floresta, o mesmo crédito equivale a 5 horas. Em ambas as regiões, o Rotativo Digital funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13h.

Entenda as principais regras de funcionamento da Zona Azul Digital no Brasil em nosso blogpost completo sobre o sistema de estacionamento rotativo.

Sesc Palladium

O Sesc Palladium é um centro cultural e espaço projetado para receber intervenções artísticas como exposições, shows, filmes e peças teatrais. Essa unidade do Sesc está localizado na antiga sede do Cine Palladium, cinema renomado em Belo Horizonte durante a década de 1960 e 70. O Sesc Palladium abriu em 2011 e funciona de terça a domingo das 9h às 21h.

Localização: Avenida Augusto de Lima, 420, Centro.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Em ambas as ruas citadas acima, 1 crédito equivale a 1 hora de estacionamento e o sistema funciona de segunda a sexta das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13.

Entenda por que o tempo de um crédito digital pode variar em nosso blogpost completo sobre como funciona a Zona Azul Digital.

Museu da Moda

O Museu da Moda (Mumo) foi inaugurado em dezembro de 2016 e é o primeiro museu de moda no Brasil. O espaço surge como importante marco de reconhecimento da moda como bem cultural de Belo Horizonte e tem o objetivo de preservar e incentivar a pesquisa sobre moda, comportamento e desenvolvimento cultural.

Localização: Rua da Bahia, 1149, Centro.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Na avenida acima, 1 crédito equivale a 2 horas de estacionamento e o sistema opera de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

O Centro de Arte Popular Cemig é uma galeria de arte que homenageia a produção artesanal de artistas mineiros e as manifestações culturais populares. A criação do espaço tem o objetivo de valorizar o trabalho de artistas que criam obras de arte com materiais próximos de seu contexto como o barro e a madeira. O centro funciona de terça a domingo em horários alternados e a entrada é gratuita.

Localização: Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes.

Onde tem vaga do Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Nas ruas Espírito Santo e Gonçalves Dias, 1 crédito equivale a 2 horas. Já na Rua Bernardo Guimarães, o mesmo crédito equivale a 5 horas. Nas três ruas, o funcionamento do Rotativo Digital ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Mercado Central de Belo Horizonte

mercado central de belo horizonte
Com 90 anos de história, o Mercado Central de BH é um dos locais mais visitados por turistas de moradores da capital mineira.

O Mercado Central de BH foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1929 e, desde lá, o espaço é um dos principais símbolos da cidade. O mercado municipal de Belo Horizonte reúne a cultura e a tradição mineira principalmente através da culinária e dos artesanatos. Quem visita o local encontra uma grande variedade de produtos – queijos, bebidas, carnes, peixes, frutas, flores, roupas, artigos religiosos e temperos.

Localização: Avenida Augusto de Lima, 744, Centro.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Na Rua Santa Catarina, 1 crédito equivale a 2 horas de estacionamento e o sistema opera em dias úteis das 8h às 18h.

Nas ruas dos Guajajaras e Curitiba, o crédito tem a mesma validade de 2 horas, no entanto, o Rotativo funciona de segunda a sexta das 8h às 18h e também aos sábados, das 8h 13h.

Conheça aqui 8 lugares incríveis para também conhecer em Curitiba que têm estacionamento rotativo EstaR.

Museu do Brinquedo

O Museu do Brinquedo surgiu em outubro de 2006 e está localizado em uma antiga casa tombada como patrimônio histórico da cidade de Belo Horizonte. O acervo do museu tem aproximadamente 5 mil brinquedos e 800 em exposição permanente. Os brinquedos têm origem de diversos países e datam do período entre o início do século XX até os dias de hoje.

O Museu do Brinquedo também oferece atividades educativas para crianças e funciona de segunda a sábado, incluindo feriados. O valor do ingresso é de R$24,00.

Localização: Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários.

Onde tem vaga de Rotativo Digital:

Regras de utilização do Rotativo Digital: Na Rua Professor Morais e na Avenida Afonso Pena, 1 crédito equivale a 2 horas de estacionamento. Já na Rua Cláudio Manoel, o mesmo 1 crédito digital tem validade de 5 horas de estacionamento. Em todos lugares, o sistema Rotativo Digital opera de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Sabia que você pode estacionar em todos esses lugares de Belo Horizonte com o Zul Rotativo Digital? Baixe já o app no iOS ou Android e garanta a melhor experiência de pagamento de estacionamento rotativo na capital mineira.