O licenciamento 2022 RJ já está disponível e você pode realizar a quitação antecipada da taxa e regularizar a documentação do veículo de maneira simplificada com o Zul+.

Pague IPVA, licenciamento e multas com o Zul+ pela web

O pagamento da taxa é fundamental para autorizar a circulação do veículo e deve acontecer até a data limite entre os meses de setembro a dezembro. O vencimento exato depende do final da placa do seu carro. 

Vale lembrar que, para realizar o licenciamento, é necessário quitar todos os débitos pendentes do veículo, como IPVA e multas em aberto. Veja aqui como pagar o IPVA 2022 RJ.

PlacasPeríodo para o licenciamento anual
Finais 1 e 2Até 30/09
Finais 3, 4 e 5Até 31/10
Finais 6, 7 e 8Até 30/11
Finais 9 e 0Até 31/12

Qual o valor do licenciamento 2022 RJ?

O valor da taxa é de R$ 242,26. Vale lembrar que essa taxa diz respeito à renovação do registro e documento do carro. Do valor pago para o licenciamento, 50% é destinado para o governo estadual e 50% para os municípios. Cidades com mais carros licenciados recebem verba diretamente proporcional.

Tem dúvidas de como o governo utiliza o seu dinheiro? Descubra aqui para onde vai o dinheiro do IPVA.

Como emitir o licenciamento 2022 RJ digital?

O primeiro passo para emitir o licenciamento digital é estar com todas as contas do veículo em dia. Não é possível baixar o CRLV Digital se o seu carro estiver com multas atrasadas e IPVA vencido. Para fazer o pagamento pelo aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;
    Acesse a App Store ou Google Play para fazer o download do app. Verifique se existem multas atrasadas ou IPVA vencido.

  2. Pague a taxa de licenciamento;
    Depois de pagar as possíveis multas e o IPVA do seu carro, pague a taxa de licenciamento. No app Zul+, é possível realizar o pagamento de tudo junto usando as opções: PIX ou em até 12x no cartão de crédito; Apple Pay; e Google Pay.

  3. Pronto! Você já pode emitir o CRLV-e 2022. Veja aqui como fazer o download do documento do seu carro atualizado.

O que acontece se você não pagar o licenciamento?

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Além disso, carro não licenciado pode ser apreendido se oferecer algum risco à segurança. A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.

Mas se o seu carro for retido, também é necessário pagar os custos relacionados à apreensão, incluindo guinchamento e diárias no pátio do departamento de trânsito local, assim como outras pendências (multas e IPVA).

Saiba mais sobre a licenciamento atrasado em nosso blogpost completo.

Licenciamento RJ atrasado tem juros?

O licenciamento atrasado tem juros sobre o valor da taxa. No Rio de Janeiro, o juro por licenciamento atrasado é de 0,3% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias. Depois disso, o débito é inscrito na dívida ativa. 

Consulte e pague o licenciamento pela web com o Zul+