Quem sai de carro por São Paulo precisa sempre estar atento aos finais de placa do rodízio. Afinal, na capital paulista, a restrição de circulação é rígida e quem desrespeitar a medida pode ser multado em R$130,16 e 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Na prática, o rodízio SP é muito simples de entender. O último número da placa do carro determina se o veículo pode ou não circular pela região do centro expandido durante o horário de restrição. Além disso, para cada dia da semana, dois finais de placa diferentes ficam impedidos de andar pela cidade. 

Para te ajudar a ficar por dentro de tudo sobre o rodízio SP, o time do Zul+ preparou este conteúdo respondendo as principais dúvidas sobre o assunto.

Banner publicitario com foto do app Zul+ ao lado texto "Tem rodízio hoje? Descubra com o app Zul+".

O que é o rodízio de veículos em São Paulo?

O rodízio de veículos em São Paulo é uma política de mobilidade urbana adotada em 1997 com o objetivo de reduzir o número de congestionamentos na cidade durante os horários de pico.  

De segunda a sexta-feira, aproximadamente 20% da frota de carros e caminhões da Grande São Paulo fica proibida de circular na cidade, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Porém, com a pandemia do coronavírus, os horários de restrição foram alterados para o período da noite. Veja aqui como ficou o rodízio SP noturno.

Quais os dias de rodízio em SP?

Os dias de rodízio em SP são de segunda-feira a sábado desde a mudança nos horários por conta da pandemia do coronavírus.

Dia da semana

Final da placa
Segunda-feira

1 e 2

Terça-feira

3 e 4
Quarta-feira

5 e 6

Quinta-feira

7 e 8
Sexta-feira

9 e 0

Veja o valor da multa de rodízio SP e descubra como você pode evitá-la.

Quais os finais de placa do rodízio?

Final da placa

Restrição de circulação
1 e 2

das 21h de segunda até 5h da terça

3 e 4

das 21h de terça até 5h da quarta
5 e 6

das 21h de quarta até 5h da quinta

7 e 8

das 21h de quinta até 5h da sexta
9 e 0

das 21h de sexta até 5h de sábado

Veículos de outras cidades são isentos do rodízio SP?

Não. Os veículos de outras cidades não são isentos do rodízio de veículos em São Paulo. A medida de restrição vale para todos os carros e caminhões do Brasil que passarem pela capital paulista. Ou seja, os veículos de outras cidades também se enquadram nas regras do rodízio SP.

Quais as ruas e avenidas de SP têm rodízio?

Todas as ruas e avenidas de São Paulo dentro da zona de rodízio (mapa acima) têm restrição de circulação. A zona de rodízio abrange desde a Vila Leopoldina (Zona Oeste) até a Mooca (Zona Leste) e do Bom Retiro (Zona Norte) até o bairro da Saúde (Zona Sul). 

As avenidas limites são: Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).

mapa do rodizio de sao paulo

Posso andar no meu bairro em dia de rodízio?

Caso o seu bairro esteja dentro da zona de rodízio e seja o dia da restrição para o seu veículo, você não pode andar com o carro. Se um agente de trânsito, policial ou radar eletrônico flagrar você dirigindo durante o horário do rodízio, você poderá ser multado.