O fim do pedágio no Paraná já tem data marcada. A partir do dia 27 de novembro de 2021, a cobrança de tarifas nas rodovias do estado fica suspensa por tempo indeterminado. E o motivo é o término das concessões vigentes após mais de 24 anos de contrato.

No entanto, o fim do pedágio no Paraná não será para sempre. O Governo do Estado já organiza uma nova concessão, que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2022. Até lá, você não precisará pagar o pedágio e as empresas vencedoras de uma nova licitação ficarão responsáveis pela manutenção das rodovias.

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O que é o fim do pedágio no Paraná?

O fim do pedágio no Paraná está relacionado diretamente com o término das concessões de rodovias no estado.

Os contratos firmados em 1996 com a Econorte, Viapar e Ecocataratas encerram na meia noite do dia 26 de novembro deste ano. Já os contratos da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia terminam no dia seguinte, à meia noite do dia 27 de novembro.

Com o fim das concessões, as rodovias federais que estavam delegadas ao Paraná voltam a ser administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e as rodovias estaduais permanecem sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Haverá cobrança de pedágio?

Não. Com o fim do pedágio no Paraná, não haverá cobrança de tarifas a partir de 27 de novembro de 2021. No entanto, a cobrança deve retornar no fim de 2022.

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Quem ficará responsável por cuidar das estradas?

Para garantir a conservação das rodovias estaduais do Anel de Integração do Paraná, que antes eram de responsabilidade das concessionárias, o DER/PR iniciou em setembro o processo licitatório destes serviços, divididos em cinco lotes.

A licitação prevê serviços rotineiros de manutenção do pavimento, conservação da vegetação próxima às rodovias e limpeza e recomposição de placas de trânsito e dispositivos de segurança viária, por exemplo. Serão atendidas as rodovias principais e de acesso que competem à administração pública estadual.

Segundo o Governo, o prazo de duração de cada contrato é de 730 dias (dois anos), com a possibilidade de rescisão contratual, sem penalidade para as partes envolvidas, para os casos em que a conservação não será mais necessária com o início das novas concessões.

Quando a cobrança dos pedágios no Paraná deve voltar?

A cobrança dos pedágios no Paraná deve voltar após o primeiro trimestre de 2022, data que está planejada a realização da nova concessão das rodovias do estado. 

E como será a nova concessão dos pedágios no Paraná?

A nova concessão dos pedágios no Paraná está dividida em 6 lotes que totalizam 3,3 mil quilômetros de estradas. 

O conjunto é formado por estradas estaduais (35%) e federais (65%). O projeto prevê investimentos de R$44 bilhões em obras e extensão de mais de 1 mil quilômetros de pistas

O modelo é desenvolvido pelo Governo do Estado em conjunto com o Governo Federal, Assembleia Legislativa, setor produtivo e sociedade civil organizada e tem como base três premissas: menor tarifa, maior número de obras e transparência. 

mapa da nova concessão de pedágio no paraná

O contrato será de 30 anos e vence o leilão quem apresentar o maior desconto na tarifa de pedágio, com expectativa de redução média, já na largada, de 30% em relação aos preços atuais. 

Dessa maneira, o Paraná será o único estado sem outorga e sem o limitador de desconto no leilão.

Serão quantas praças de pedágio?

Ao todo, serão 42 praças de pedágio. Destas, 15 serão novas. Segundo cálculo do Governo Federal, a média será de 1 praça a cada 70 km. 

Onde serão instaladas essas novas praças?

  • PR-151, Km 188, próximo ao município de Sengés;
  • PR-280, Km 241, próximo ao município de Renascença;
  • PR-182, Km 510, próximo ao município de Ampére;
  • BR-376, Km 260, próximo ao município de Califórnia;
  • BR-163, Km 159, próximo ao município de Lindoeste;
  • BR-467, Km 89, entre as cidades de Toledo e Cascavel;
  • BR-163, Km 313, próximo ao município de Mercedes;
  • BR-272, Km 536, próximo a Francisco Alves;
  • PR-323, Km 233, próximo a Cianorte;
  • PR-323, Km 185, próximo ao município de Jussara;
  • BR-376, Km 60, próximo ao município de Guairaçá;
  • BR-153, Km 5, próximo a Jacarezinho;
  • PR-092, Km 290, próximo ao município de Quatiguá;
  • PR-323, Km 310, próximo a cidade de Umuarama;
  • No acesso à PR-445, em Tamarana, perto de Londrina.

A tarifa de pedágio será mais barata?

De acordo com o Governo do Paraná, sim, a tarifa de pedágio será mais barata com a nova concessão. 

“A diminuição do valor da tarifa é uma das premissas da nova proposta. A previsão é de redução média de 45% a 50% em relação aos atuais valores”, afirmou o Governo em publicação oficial.

Vai existir algum tipo de vantagem para quem for usuário frequente?

Sim. O Governo promete desconto fixo de 5% para quem optar pelo pagamento por uma tag de pedágio

Há também a promessa de um percentual de bônus (ainda a ser estipulado) que deve variar de acordo com a frequência do motorista.

E em relação ao pagamento por quilômetro rodado?

Os novos acordos contemplarão gatilhos para a implantação da cobrança por quilômetro rodado, decretando o fim da necessidade das praças de cobrança manual. Mas a iniciativa ainda passa por regulamentação no governo federal.

Entenda como o pedágio por KM rodado deve funcionar no Brasil.

O que será construído?

  • 1.783 quilômetros de duplicação;
  • 11 contornos urbanos (Arapongas, Apucarana, Ponta Grossa, Califórnia, Sul Maringá, Norte Londrina, Nova Londrina, Itaúna do Sul, Guaíra, Peabiru e Marmeleiro); 
  • 253 quilômetros de faixa adicional nas rodovias já duplicadas; 
  • 104 quilômetros de terceira faixa para apoio ao trânsito; sinal wi-fi em todos os trechos de estradas, câmeras de monitoramento e iluminação em LED; 
  • Mais 1.000 obras de arte como viadutos, trincheiras e passarelas. 

Para saber mais sobre o fim do pedágio no estado, acesse a Agência de Notícias do Paraná.