Todo ano, diversas despesas obrigatórias relacionadas ao carro pesam no bolso do motorista e o parcelamento do IPVA pode ajudar o proprietário a organizar esses gastos. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação tributária anual de todos os donos de carros, motos, caminhões e ônibus e deve ser pago de acordo com o calendário oficial de cada estado brasileiro.

Como parcelar IPVA atrasado?

Atualmente, há duas situações em que se pode realizar o parcelamento do IPVA: quando o pagamento é feito em dia ou quando o imposto está atrasado. 

No primeiro caso, o motorista deve seguir as datas divulgadas pela sua Secretaria da Fazenda Estadual. Geralmente, o pagamento parcelado do IPVA em dia é feito ao longo de três meses do ano e vai depender do final da placa do veículo.

Já o parcelamento do IPVA atrasado pode ser feito através de um acordo com a Secretaria da Fazenda ou com o aplicativo Zul+. No app, é possível consultar o valor e parcelar o IPVA vencido em até 12x. Tudo pelo celular de maneira simples e segura. 

banner zul+ parcelamento de ipva
A solução ainda está disponível apenas para veículos registrados no estado de São Paulo. Em breve, o app também passará a oferecer o parcelamento do IPVA para motoristas de outras regiões do país.

Veja como emitir e pagar o boleto do IPVA em nosso blogpost completo sobre a emissão da guia de pagamento do imposto.

Quanto é a parcela do IPVA?

A parcela do IPVA varia de acordo com cada carro porque o valor do imposto é calculado a partir do preço médio do veículo. Um carro mais caro terá IPVA mais caro, assim como um carro mais econômico terá IPVA mais barato. 

Para calcular o valor da parcela do IPVA, cada unidade federativa cobra uma porcentagem sobre o preço médio do carro, chamada de alíquota. Após o cálculo, é determinado um calendário de pagamento para que os proprietários possam se organizar. 

Por exemplo, em São Paulo, o pagamento do IPVA deve ser feito no início do ano. Então, o motorista pode escolher se deseja pagar o imposto à vista em janeiro ou fazer o parcelamento do IPVA dividido entre janeiro, fevereiro e março. Veja as datas de vencimento do IPVA 2021 SP aqui.

Mês Janeiro Fevereiro Março
Pagamento À vista com desconto ou 1ª parcela À vista sem desconto ou 2ª parcela 3ª parcela

Até quando posso pagar o IPVA parcelado?

As datas de vencimento das parcelas de IPVA são divulgadas pelas Secretarias da Fazenda estaduais. Elas informam a relação entre o final da placa do veículo com a data limite. Assim, o proprietário decide se vai pagar o imposto à vista no primeiro mês ou vai fazer o parcelamento do IPVA.

Entenda as diferenças entre o IPVA e licenciamento em nosso blogpost completo sobre o assunto.

O que acontece se não pagar o IPVA?

Na maioria dos estados brasileiro, quando o IPVA não é pago dentro do prazo, é cobrada uma multa de 0,33% por dia sobre o valor do imposto até chegar ao limite de 20%, o que ocorre após 60 dias de atraso. Depois disso, o IPVA atrasado começa a sofrer juros mensais baseados na taxa Selic.

E o que acontece se não pagar uma multa de trânsito? Descubra em nosso blog post especial sobre o tema.

Calendário de vencimento do IPVA em São Paulo

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela 1ª parcela ou pagamento à vista com desconto de 3% 2ª parcela ou pagamento à vista sem desconto 3ª parcela

 

Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do Vencimento
Final 1 09/01/2020 11/02/2020 11/03/2020
Final 2 10/01/2020 12/02/2020 12/03/2020
Final 3 13/01/2020 13/02/2020 13/03/2020
Final 4 14/01/2020 14/02/2020 16/03/2020
Final 5 15/01/2020 17/02/2020 17/03/2020
Final 6 16/01/2020 18/02/2020 18/03/2020
Final 7 17/01/2020 19/02/2020 19/03/2020
Final 8 20/01/2020 20/02/2020 20/03/2020
Final 9 21/01/2020 21/02/2020 23/03/2020
Final 0 22/01/2020 24/02/2020 24/03/2020

Quando o IPVA não é pago dentro do prazo, é cobrada multa de 0,33% por dia sobre o valor do imposto até chegar ao limite de 20%, que ocorre após 60 dias de atraso. Depois disso, o IPVA atrasado começa a sofrer juros mensais baseados na taxa Selic.

imagem com tela de pagamento de ipva zul+

IPVA atrasado pode ser parcelado?

Sim, o proprietário consegue parcelar o IPVA atrasado desde que o débito não tenha entrado na dívida ativa. Atualmente, existem soluções digitais para realizar o parcelamento do IPVA vencido, como o Zul+. No entanto, o motorista pode também comparecer na sede da Secretaria da Fazenda de seu estado com a Guia de Regularização de Débito e negociar as condições das parcelas do IPVA atrasado. 

Dessa maneira, a melhor forma para parcelar o IPVA vencido de veículos registrados no estado de São Paulo é com Zul+. O app permite que o proprietário realize o pagamento parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito de maneira fácil, prática e simples pelo celular.

Como parcelar IPVA atrasado SP?

Já o parcelamento do IPVA atrasado no Zul+ é muito mais fácil.

  1. Baixe o app Zul+;
    Faça o download do aplicativo Zul+ no seu celular. O app está disponível na Apple Store e Google Play.
  2. Faça seu cadastro pessoal;
    Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app.
  3. Adicione seu veículo no app.
    Informe o modelo, a placa e o Renavam do seu veículo. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) do carro, é fundamental para realizar a consulta do IPVA vencido na base de dados do Detran. 
  4. Consulte o IPVA atrasado do seu carro;
    Após realizar o cadastro com sucesso, consulte o IPVA atrasado. É muito simples. Basta tocar em “Multas, IPVA & Licenciamento” na home do aplicativo.
  5. Escolha a melhor condição de pagamento e deslize para pagar.
    Selecione se você deseja pagar o IPVA atrasado à vista ou em até 12x no cartão de crédito ou nas carteiras digitais Apple Pay, Google Pay ou Masterpass.

Acesse aqui e veja como parcelar o IPVA 2021 do seu carro em até 12x e não deixe o imposto atrasar novamente.

Como parcelar IPVA atrasado pela Secretaria da Fazenda?

A única alternativa para parcelar a dívida ativa do IPVA atrasado é caso a Procuradoria Geral do seu Estado tenha um programa de parcelamento do IPVA inscrito na dívida ativa. Por exemplo, em setembro de 2020, o Governo de São Paulo autorizou o parcelamento do IPVA atrasado em até 10x no boleto. Para isso, o motorista precisa do documento do seu carro. 

No portal da PGE-SP, ele deverá consultar os débitos pendentes do seu veículo e escolher pela opção de “parcelamento”. Depois disso, o motorista é direcionado para a página de “condições de pagamento”.

Lá, ele deve emitir a guia de adesão ao acordo e gerar os boletos de IPVAs atrasados. O pagamento poderá ser feito nas agências bancárias, lotéricas ou nas contas de bancos digitais. Em caso de dúvidas, o site da Dívida Ativa oferece manuais de parcelamento além de um canal de atendimento ao motorista. Saiba mais aqui.

1. Acesse o site da Procuradoria Geral do seu Estado;

O primeiro passo para o motorista fazer o parcelamento do IPVA atrasado é entrar na página da Procuradoria Geral do seu Estado ou Secretaria da Fazenda e realizar a consulta de débitos do veículo. Para consultar o valor do IPVA vencido, o proprietário deve informar a placa e o número do Renavam do veículo.

2. Gere uma nova Guia ou procure mais informações;

Após realizar a consulta e identificar o débito atrasado do IPVA, o proprietário deve emitir uma nova Guia para Regularização de Débitos (GRD). A guia gerada estará com os valores de pagamentos atualizados com os juros e multas já inclusos.

3. Negocie as condições de pagamento.

Depois disso, o proprietário pode comparecer a sede da Secretaria da Fazenda de seu estado para negociar as condições de pagamento parcelado do IPVA atrasado

cta para download do zul+ pagamento ipva em 12x