Motoristas do Paraná já conseguem cadastrar a CNH Digital PR de maneira rápida e simples através do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito. No entanto, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de maio de 2017.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento mais importante para um motorista. Ela comprova sua aptidão para conduzir um veículo. Por esse motivo, o porte da CNH (física ou digital) é obrigatório em todo território nacional.

banner app zul+ seu carro mais completo

Como funciona a CNH Digital PR?

A versão eletrônica do documento é a melhor opção para quem quer praticidade. Do ponto de vista da lei, a CNH Digital PR substitui a CNH de papel. O que torna desnecessário o porte da versão de papel.

Além disso, após realizar o download do documento em seu celular, não é preciso estar conectado à internet para consultar a CNH quando quiser.

Para te ajudar a entender como baixar e cadastrar a CNH Digital PR, a equipe do Zul+ te conta o passo a passo completo para você também ter o documento na palma da mão.

Quem solicita a CNH Digital PR?

O próprio motorista é quem deve fazer a solicitação da CNH digital. Para isso, porém, é preciso que ele tenha tirado sua habilitação ou feito a sua renovação depois de maio de 2017.

Isso porque, a partir desta data, a carteira de motorista passou a contar com um código de segurança em formato de QR Code que é necessário ser escaneado pelo smartphone para ter acesso à versão digital.

Caso a sua habilitação ainda não possua o QR Code, é possível pedir uma segunda via ou fazer a renovação dela. Desta forma, vai receber o documento em sua nova versão e poderá solicitar a CNH Digital.

Como solicitar a CNH Digital?

Antes de realizar o download do documento no app CDT, é necessário solicitar a ativação da CNH no site do Detran. É um processo bastante simples e rápido de fazer. Veja a seguir como realizar a solicitação da CNH Digital no Paraná.

1. Atualize seus dados no site do Detran;

O primeiro passo é conferir se todos os seus dados pessoais estão atualizados no Detran/PR. Caso contrário, é preciso atualizá-los;

2. Acesse o portal do Denatran;

Após esta confirmação, o motorista deve fazer cadastro no portal do Denatran. Caso já possua, confira se todas as informações estão atualizadas;

3. Clique em “CNH Digital”;

Após o login, é preciso acessar o menu na lateral esquerda, ir em “CNH Digital” e escolher a opção “Ativação”;

4. Insira o número de registro da sua CNH.

Depois, vá em “Meus Dados” e, caso ainda não tenha feito isso, insira o número da sua CNH.

5. Pronto! CNH disponível para download no aplicativo CDT.

Feito isso, a sua CNH Digital já está disponível, faltando apenas o seu download.

app carteira digital de transito

Como baixar a CNH Digital PR no celular?

1) Baixe o app Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo CDT é gratuito e está disponível nas versões iOS e Android.

2) Faça seu cadastro pessoal;

Efetue seu cadastro na Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal clicando em “Entrar com gov.br”. Caso você já tenha um cadastro, apenas informe seu CPF.

3) Valide seu cadastro no app;

Na tela inicial, clique em “Habilitação” e depois em “Toque para baixar sua CNH”. Insira o número de registro da CNH e o código de segurança dela. Caso não saiba onde ficam estes números, clique no ponto de interrogação ao lado que o próprio aplicativo vai ajudar a encontrá-los. Depois disso, clique em “Baixar a CNH Digital”.

Algumas perguntas de segurança serão feitas para comprovar sua autenticidade. Depois disso, você receberá um código de seis dígitos via SMS ou e-mail. Você deve digitar esse código no app.

4) Faça a biometria pessoal e leitura do QR Code;

Siga as instruções do app CDT e faça a leitura biométrica do seu documento e do seu rosto. Veja aqui as três maneiras possíveis de realizar a validação da CNH aqui.

4) Informe uma senha de acesso;

Caso a carteira de motorista seja o primeiro documento que você está fazendo o download, é preciso adicionar uma chave de segurança de quatro dígitos numéricos. Ela servirá tanto para a CNH quanto para o CRLV Digital. Caso seu aparelho tenha a tecnologia, também é possível utilizar o leitor biométrico para ter acesso aos documentos.

6) Pronto! CNH Digital PR cadastrada.

Pronto! Agora você já possui sua CNH Digital PR no seu smartphone. No aplicativo, é possível ver a frente, o verso e o QR Code interno. Após o download, o documento fica disponível de forma offline, o que torna descenessária a conexão à internet para acessá-lo.

Eu preciso ter a CNH Digital para dirigir?

Não, o documento digital não é uma exigência. A versão impressa continua válida em todo o território nacional e deve ser renovada quando expirar. A versão digital é apenas mais uma opção para se ter.

Quanto custa a CNH Digital PR?

A CNH Digital é totalmente gratuita, seja para fazer sua solicitação ou download do aplicativo.

No entanto, é necessário pagar cerca de R$200 para renovar o documento. Acesse nosso blogpost completo sobre renovação da CNH 2021 e saiba mais.

Quanto custa a multa por dirigir sem a CNH?

De acordo com o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve, com multa no valor de R$88,38 e 3 pontos na CNH. Além disso, o veículo ficará retido até a apresentação do documento.