A lista de carros com mais recalls em 2019 mostra que comprar um veículo de luxo ou recém lançado não impede o motorista de ter que voltar à concessionária para consertar algum problema de fábrica.

Embora o número de campanhas de recall tenha caído em 7% em relação ao ano anterior, muitos motoristas foram convocados a levar o veículo de volta à montadora para algum tipo de reparo em 2019.

De acordo com o Procon-SP, do início do ano até o dia 16 de dezembro de 2019, as fabricantes de carros realizaram 132 campanhas de recall no Brasil. Em 2018, haviam sido 142 com mais de 2 milhões de veículos afetados.

Segundo levantamento da equipe do blog do Zul Digital com base nas campanhas anunciadas, aproximadamente 1,8 milhão de automóveis foram afetados por chamamentos de recall em 2019 no Brasil.

Até o fechamento desta matéria, nem o Procon-SP nem o Ministério da Justiça haviam divulgado o boletim com o número exato de carros afetados.

No entanto, a partir dos dados anunciados pelas montadoras em suas campanhas de chamamento durante o ano, o Zul Digital elaborou uma lista de carros com mais recalls em 2019.

O que é recall e quando ele é feito?

carro sem a roda em oficina mecânica para conserto
Após a divulgação das informações pela montadora, o proprietário deve levar o veículo para o conserto gratuito.

O recall é um procedimento de chamamento adotado pelas montadoras de clientes  para reparo de algum problema de fábrica no veículo. Previsto no Código de Defesa do Consumidor, o recall deve substituir peças defeituosas para garantir a segurança do motoristas e passageiros. Após divulgado, não existe data limite para realizar o reparo.

Acesse nosso blog e saiba o que fazer quando o seu carro for convocado para recall.

Confira a lista de carros com mais recalls em 2019:

1 – Porsche Panamera – 7 recalls

O Porsche Panamera foi, de longe, o modelo com mais chamamentos de recall em 2019 no Brasil. Ao todo, foram realizadas 7 campanhas pela montadora alemã entre março e setembro deste ano, e os proprietários tiveram de retornar à concessionária por conta de problemas nos sistemas de freio, direção, arrefecimento, tração, airbag e defeitos na parte elétrica. No entanto, a quantidade total de veículos atingidos no país foi de 2.344 unidades, número relativamente pequeno se comparado com outros recalls. Veja mais em matéria do Jornal do Carro.

2 – Ford Ka – 3 recalls

Já o segundo carro com mais convocações para recall é o Ford Ka. O modelo encontra-se empatado com todos os próximos carros dessa lista com total de 3 chamamentos. Durante 2019, a Ford realizou campanhas para reparos de problemas de fábrica presentes nos sistemas elétrico/eletrônico, de airbag e dos bancos. Ao todo, 284.437 unidades foram afetadas e deveriam ter retornado à concessionária. Saiba mais em matéria da Revista Auto Esporte.

3 – Chevrolet Tracker – 3 recalls

Quem teve um Chevrolet Tracker em 2019 também sofreu com os chamamentos durante o ano. A GM realizou ao todo 3 campanhas de recall que afetaram 179.053 unidades do modelo Tracker. Entre os problemas de fábrica estavam falhas nos sistemas de airbag e de suspensão. Acesse o portal da Chevrolet e saiba mais.

4 – Ford Fusion – 3 recalls

O Fusion, sedan da Ford, também esteve bastante presente nas campanhas de recall em 2019. A montadora americana realizou 3 convocações durante o ano e os proprietários deveriam ter retornado a uma concessionária da Ford por problemas nos sistema de airbag, tração e falhas nos cintos de segurança. No Brasil, 74.351 unidades foram afetadas. Confira na matéria da Quatro Rodas.

5 – Volkswagen Tiguan – 3 recalls

O Volkswagen Tiguan também foi convocado para reparo 3 vezes durante 2019. Os motivos foram: erros na documentação técnica do veículo, falhas no sistema elétrico e defeito na suspensão e amortecedores. Ao todo, 8.514 Tiguans foram afetados. Veja mais em Jornal do Carro.

6 – Volkswagen Golf – 3 recalls

Outro carro da montadora alemã convocado 3 vezes para reparo em 2019 foi o Volkswagen Golf. Assim como o Tiguan, foram detectados problemas de fábrica na documentação técnica e no sistema de suspensão. No entanto, falhas nos airbags também foram identificadas. 7.330 unidades do modelo foram chamadas para recall. Confira em Jornal do Carro.

7 – BMW X5 – 3 recalls

A luxuosa BMW X5 também foi convocada 3 vezes durante 2019 para reparo de defeitos de fábrica. As campanhas de recall ocorreram logo nos primeiros meses do ano e atingiram 1.817 unidades do modelo. Entre os problemas, foram identificados defeitos no: sistema elétrico, motor, freios, air bag e cinto de segurança. Veja mais no portal da BMW.

8 – Porsche Cayenne – 3 recalls

A Porsche também emplacou outro carro entre os veículos que mais apresentaram problemas de fábrica em 2019. O modelo Cayenne também foi convocado 3 vezes durante o ano por conta de defeitos nos cintos de segurança, sistema elétrico e na tração. No Brasil, 1.587 unidades foram afetadas. Saiba mais em matéria da Auto Papo.

9 – Mercedes Benz Classe C 180 – 3 recalls

A Mercedes Benz Classe C 180 também esteve presente 3 vezes em campanhas de recall no Brasil durante 2019. Por conta de defeitos nos cintos de segurança, falhas na parte elétrica e problemas no sistema de direção, 1.079 veículos foram convocados pela montadora alemã para retornarem a uma concessionária. Confira na matéria da Auto Esporte.

10 – Mercedes Benz AMG S 63 – 3 recalls

Outro modelo da Mercedes bastante convocado durante o ano foi a AMG S 63. As campanhas de recall do veículo foram anunciadas para reparo nos sistemas elétrico e de direção e defeitos nos cintos de segurança. O número de veículos afetados foi de 838 unidades. Veja mais no portal Auto Esporte.

Maiores recalls de 2019 – Modelos mais afetados em quantidade no Brasil

Montadora Modelo Quantidade Problema
Toyota Corolla/Etios/Fielder/Hilux/SW4 379.689 unidades Airbag Takata
Ford Ka 284.437 unidades Airbag, sistema elétrico e bancos
Volkswagen Saveiro 185.991 unidades Freios e documentação técnica
Volkswagen Virtus/Polo 114.523 unidades Airbag
Jeep Compass 88.803 unidades Motor
Chevrolet Cruze 83.407 unidades Airbag Takata
Ford Fusion 74.351 unidades Airbag, tração e cinto de segurança
Chevrolet Tracker 74.381 unidades Airbag Takata
Ford Edge 66.087 unidades Airbag Takata
Fiat Palio 58.168 unidades Airbag Takata
Jeep Renegade 37.723 unidades Airbag

Saiba como descobrir se seu carro foi convocado em nosso blogpost completo sobre recall.