Ter o carro roubado causa muita dor de cabeça e saber como fazer o B.O. online é fundamental se o proprietário deseja evitar ainda mais problemas.
Entre os anos de 2016 e 2020, o Brasil ultrapassou a marca de mais de 1 milhão de ocorrências de roubo de carro, segundo o Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). Portanto, é importante saber como agir caso você seja uma vítima desse tipo de crime.
Pensando nisso, o time do Zul+ preparou este post que vai te ensinar como fazer um B.O. online caso o seu carro seja roubado e o que mais você pode fazer para evitar dores de cabeça como essa.
O que é o Boletim de Ocorrência?
O B.O. (Boletim de Ocorrência) é um registro que você, proprietário de um veículo, deve fazer após ter o carro roubado. Este documento registra a ocorrência de um crime e fará com que a polícia inicie uma investigação.
Desta forma, fazer o B.O. é o primeiro passo para quem tiver o veículo roubado ou furtado.
Se antes o processo deveria ser feito pessoalmente em uma delegacia, hoje já é possível fazer de forma eletrônica através da internet.
Para isso, você deve acessar o portal da Polícia Civil do estado em que ocorreu o crime. Uma forma simples de encontrar o site é pesquisando por “Polícia Civil + Estado”. Se desejar, pode já inserir o termo “B.O. online” para ser direcionado para a parte correta da página.
Como fazer B.O. online?
Para fazer este guia, levamos em consideração o portal da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Desta forma, caso você esteja em outro estado, é possível que haja algumas diferenças na forma de registrar a ocorrência.
Veja abaixo um passo a passo de como registrar um Boletim de Ocorrência online.
- Entre no site da Polícia Civil do estado em que se encontra. Caso não saiba, pesquise por “Polícia Civil + Estado + b.o. online”;
- Clique em Comunicar Ocorrência e selecione a opção Roubo ou furto de veículos;
- Responda as questões e informe tudo o que for perguntado de maneira correta sobre o acontecimento;
- Passe seus dado pessoais;
- Preencha as informações do veículo;
- Adicione possíveis itens que estavam dentro do veículo e que também foram levados;
- Descreva resumidamente como aconteceu o roubo ou furto.
Em caso de roubo com agressão, pode ser necessário se apresentar pessoalmente a uma delegacia para concluir o registro.
Caso lembre de alguma coisa que ficou faltando posteriormente, é possível completar o B.O.. Além disso, no portal da Polícia Civil no qual registrou o acontecimento, é possível acompanhar o andamento da ocorrência.
Fiz o B.O., e agora?
Após registrar a ocorrência, você deve mostrar para o Detran o que ocorreu. Atualmente, esta sinalização é feita de maneira automática, porém, é possível que haja algum ruído e o proprietário tenha que ir pessoalmente a um posto de atendimento para concluir o processo.
Após o registro do B.O., o veículo fica bloqueado na Base Estadual e na BIN de cadastro de veículo e, com isso, fica suspenso o pagamento do IPVA, do licenciamento e de possíveis multas que o assaltante possa receber.
Como comunicar o roubo do carro para o Detran?
Para fazer sinalizar o roubo do carro ao Detran , o proprietário deve apresentar alguns documentos:
- Certificado de Registro do Veículo (CRV);
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- Documento de identidade;
- Boletim de Ocorrência.
Como consultar um carro roubado?
A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça) desenvolveu um aplicativo gratuito que permite consultar se um veículo é roubado ou não pela placa.
Para isso, baixe o app Sinesp Cidadão, disponível para Android e iOS, clique em Veículos, preencha com a placa do carro e clique em Checar situação.
Meu carro foi recuperado, e agora?
Quando o veículo é recuperado, o proprietário deve informar ao Detran e, caso ainda não tenha pago, precisará pagar os impostos proporcionalmente ao restante dos meses do ano em exercício.
Seguro auto pode fazer a diferença em caso de roubo de carro
A melhor coisa que você pode ter em caso de roubo do carro é um seguro auto contratado para proteger o veículo e o seu dinheiro. No app Zul+, você já consegue fazer uma cotação online para encontrar o melhor seguro para você e seu carro.
Roubo de carro, assistência 24h e terceiros. Entenda quais são as principais coberturas dos seguros automotivos no Brasil.
Além disso, no Zul+ também é possível cadastrar o seu seguro para ter todos os telefones de contato da seguradora na palma da mão quando você precisar. Veja o passo a passo abaixo:
- Ao entrar no app, acesse o módulo de Seguros e informe se seu veículo já tem algum seguro contratado;
- Indique qual a seguradora;
- Informe qual o mês de vencimento do serviço;
- Pronto! O seguro já está salvo e você agora tem todos os dados necessários para qualquer emergência.
Dependendo da companhia de seguro auto, o app indica os telefones disponíveis para os diferentes tipos de atendimento como: Assistência 24h, Ouvidoria, Sinistro, WhatsApp, SAC, Deficientes Auditivos e Fala e até mesmo Internacional. Assim, o usuário do Zul+ tem na palma da mão tudo o que precisa saber de sua seguradora caso surja algum problema com o veículo.
Entenda melhor o vocabulário do “segurês” em nosso blogpost completo sobre o que é a apólice de seguro auto.