A renovação do documento do carro não ocorre mais através do boleto de licenciamento. Hoje, o licenciamento do Detran, que permite que o veículo circule pelas ruas e avenidas do Brasil, é realizado pela conta bancária digital do proprietário, em uma agência bancária ou no próprio caixa eletrônico.

Dessa maneira, não há emissão de guia ou boleto de licenciamento durante a pandemia do coronavírus. Ao entrar em sua conta bancária, o motorista deve acessar a aba de “Veículos” e conferir as taxas relacionadas ao seu carro. Lá, ele encontrará a opção de “Licenciamento”.

mulher no carro sorrindo e olhando pra frente

Em breve, o motorista também poderá realizar o licenciamento 2020 do seu carro direto pelo celular no aplicativo Zul+. De maneira fácil, rápida e segura, o usuário vai conseguir quitar a taxa de licenciamento e ainda ter acesso a diversas informações do seu veículo.

O que é o licenciamento?

O licenciamento é uma obrigação tributária anual de todo proprietário de veículos no Brasil. Ao quitar a taxa, o motorista recebe um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que, em 2020, se tornou digital.

Andar com o carro não licenciado é considerado infração gravíssima. Como penalidade, o veículo é retido e o proprietário tem que pagar multa de R$293,47 com 7 pontos acrescentados em sua CNH.

Saiba o que fazer caso seu carro seja retido e levado ao pátio em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Como imprimir o boleto de licenciamento digital na pandemia?

Como dito anteriormente, não há emissão de guia ou boleto de licenciamento. O Detran não envia mais documento algum para o endereço do motorista, que também não consegue emitir esse boleto de licenciamento pela internet.

Dessa maneira, o motorista deve acessar sua conta bancária para efetuar o pagamento da taxa de licenciamento.

É necessário emitir uma guia para pagar a taxa de licenciamento?

Não. Não é possível emitir uma guia ou boleto para pagar a taxa de licenciamento. O procedimento de renovação do documento do carro deve ser realizado diretamente pela conta bancária do proprietário do automóvel.

Veja como baixar e utilizar o CRVL Digital em nosso blogpost completo sobre o novo modelo de documento do veículo.

Como pagar o licenciamento 2020 do Detran pela internet?

1. Conheça o calendário de pagamento do seu estado;

Cada Detran disponibiliza um calendário oficial para o pagamento do licenciamento. O proprietário deve se basear nas datas previstas pelo calendário para quitar a taxa de licenciamento e, assim, autorizar a circulação do seu veículo.

Em São Paulo, por exemplo, o calendário de pagamento do licenciamento começa no mês de abril; para veículos de placas com final 1 e termina em dezembro, para placas de final 0.

Placa Quando pagar?
Final 1 Abril
Final 2 Maio
Final 3 Junho
Final 4 Julho
Final 5 e 6 Agosto
Final 7 Setembro
Final 8 Outubro
Final 9 Novembro
Final 0 Dezembro

Fonte: Detran-SP.

É importante que o proprietário pague o licenciamento do seu carro até o último dia útil do mês referente à sua placa. Caso o pagamento atrase, multas e juros serão acrescentados ao valor da taxa.

2. Pague todos os débitos relacionados ao veículo (Multas e IPVA);

Quitar todos os débitos pendentes do veículo, como multas de trânsito, IPVA e seguro DPVAT, é imprescindível para realizar o licenciamento. Caso o proprietário tenha qualquer um desses débitos em aberto, ele não conseguirá realizar o licenciamento do seu carro.

banner app Zul+ para pagamento de ipva em até 12x

O app Zul+ já permite que o motorista consulte e pague multas e IPVA atrasados do seu veículo em até 12 vezes.

3. Consulte o valor e pague o licenciamento através do Renavam do seu veículo;

A consulta e o pagamento do valor da taxa de licenciamento do carro pode ser feita, hoje, em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos credenciados.

Basta o motorista acessar sua conta bancária e procurar pela opção de licenciamento. Logo depois, o condutor deve digitar o número do Renavam do seu carro para encontrar o valor da taxa do seu licenciamento e quitar o débito.

O número do Renavam pode ser encontrado no parte superior do atual documento do veículo.

Como pagar o licenciamento 2020 do Detran pelo celular?

O Zul+ já permite a consulta e o pagamento do licenciamento pelo aplicativo. O motorista é capaz de quitar a taxa direto pelo seu celular em poucos segundos. Confira como pagar o licenciamento pelo app:

1. Baixe o Zul+ no seu celular;

Faça o download do app através deste link ou acesse a loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Google Play).

2. Cadastre-se no app e adicione seu carro;

Realize seu cadastro pessoal no Zul+ e informe a placa, modelo e Renavam do seu carro para adicioná-lo na plataforma.

3. Consulte o valor do licenciamento do seu carro;

Ao entrar no menu principal, acesse a aba de Licenciamento para consultar o valor da taxa para o seu veículo.

4. Escolha a melhor condição de pagamento;

O aplicativo Zul+ oferece a maior diversidade de meios de pagamento do mercado. Pelo app, o usuário consegue pagar as taxas do seu veículo através do cartão de crédito, de débito, boleto bancário e com as carteiras digitais Apple Pay, Google Pay e Masterpass.

5. Deslize para pagar.

Após escolher a melhor condição, basta deslizar o dedo para confirmar o pagamento. Seu veículo estará licenciado.

Feito o licenciamento, saiba como baixar o documento do carro pelo celular em nossa matéria completa sobre o novo CRLV Digital.

Como funciona a Carteira Digital de Trânsito?

A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo do Governo Federal em que o motorista tem acesso a sua carteira de motorista e ao documento do veículo direto pelo celular. Com a mesma validade dos documentos físicos, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é uma forma segura e prático do motorista ter os documentos relacionados ao carro sempre à mão.

Pelo aplicativo, disponível para iPhone e Android, o proprietário pode cadastrar sua Carteira de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Ambos os documentos poderão ser acessados de maneira digital. Mas, caso o motorista prefira, ele também poderá imprimi-los.

Como se cadastrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito?

Para utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o motorista precisa se cadastrar na plataforma gov.br. Para isso, basta inserir informações pessoais como nome, CPF, telefone de contato, endereço e senha.

Após finalizar o cadastro pessoal, o proprietário poderá adicionar sua CNH e o CRLV Digital do seu veículo. Para cadastrar a habilitação, basta apontar a câmera para o QR Code e depois confirmar sua foto com a do documento.

Já para registrar o CRLV Digital, o motorista deve informar o número do Renavam e o código de segurança do CRV. Não será possível obter o CRLV Digital caso o proprietário ainda não tenha licenciado o veículo em 2020. Saiba mais em nosso blogpost completo sobre o CRLV Digital.

banner app zul+ tudo do carro em um único aaplicativo