No dia 08 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data tem origem no início do século XX, quando manifestações por igualdade de gênero e direitos trabalhistas se iniciaram nos EUA e na Europa. Neste 8M de 2021, o Zul+ mostra a trajetória de quatro mulheres que fizeram história no automobilismo.

1) Léa Lemoine | 1897

lea lemoine paris em triciclo motorizado
Léa Lemoine em triciclo motorizado | Foto: Coleção Jules Beau (1864-1932)

No início do século XIX, as corridas ainda eram apenas para homens. No entanto, em junho de 1897, oito mulheres resolveram disputar uma corrida em Paris. Nessa edição, a vencedora foi a francesa Léa Lemoine a bordo de um triciclo motorizado. O evento abriu caminho para que mais mulheres participassem de corridas ao redor da Europa.

2) Maria Teresa de Filipis | 1958

Fundada em 1950, a Fórmula 1 teve sua primeira pilota mulher apenas 8 anos depois. Em junho de 1958, a italiana Maria Teresa de Filipis largava no GP da Bélgica. Na corrida, ela saiu em 19° lugar, mas terminou a prova na 10° posição.

Maria Teresa de Filippis
Maria Teresa de Filippis arruma capacete em corrida da Fórmula 1 em 1958 | Foto: Reprodução Auto Clube de Portugal
Lella Lombardi sorri
Lella Lombardi é a primeira e única mulher a pontuar na história da Fórmula 1. Foto: Reprodução Acervo F1

Já a primeira mulher a pontuar na história da Fórmula 1 é Lella Lombardi. Em 1975, a italiana disputou o GP da Espanha e terminou em 6° lugar. Era apenas a sua segunda corrida no mundial. Foto: Reprodução | Acervo Fórmula 1

4) Bruna Tomaselli | 2021

Bruna Tomaselli
A jovem catarinense Bruna Tomaselli em grid de corrida. | Foto: Reprodução Acervo Pessoal

A jovem catarinense de 23 anos representa o Brasil na W Series, a categoria feminina de apoio à Formula 1. A piloto, que começou no Kart aos 7 anos de idade, conquistou uma das 20 vagas no torneio automobilístico feminino mais concorrido do mundo em 2021.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo