Escolher a melhor cadeirinha de carro para uma criança não é uma tarefa tão simples assim. Para cada idade e tamanho, há um modelo específico. Por esse motivo, todos os pais e mães motoristas precisam se atentar a uma série de regras estabelecidas por lei.

Neste post, o time do Zul+ vai te contar 4 dicas que resumem o que é preciso saber para escolher a melhor cadeirinha de carro para o seu filho.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo
Combustível, tag de pedágio, estacionamento, seguro auto, multas, tributos e muito mais. Tudo o que o seu carro precisa em um só lugar. Toque na imagem e baixe o Zul+.

Lei da Cadeirinha: é obrigatório o uso da cadeirinha de carro?

Antes de contar as dicas de como escolher a melhor cadeirinha infantil, é necessário que você conheça a Lei da Cadeirinha no Brasil. É ela que determina a obrigatoriedade da cadeirinha no transporte de bebês e crianças de até ou igual a 10 anos.

No entanto, com as Novas Regras de Trânsito, a Lei da Cadeirinha terá mudanças a paritir de abril de 2021. Entre as novidades estão: a inclusão da altura da criança nas regras de uso além da obrigação do equipamento de segurança em crianças com idade igual ou até 10 anos. 

Anteriormente, criança de 7 anos e meio  até 10 anos só precisavam sentar-se no banco traseiro com cinto de três pontos.

Lei da Cadeirinha Infantil no Brasil

Idade Como era?

Como vai ser?

(A partir de abril de 2021)

Até 1 ano

Bebês de até um ano de idade devem estar sempre no bebê conforto. O item deve ser posicionado voltado para o vidro traseiro, de costas para o sentido do trânsito. Além disso, o assento deve ficar levemento inclinado, fazendo com que a cabeça, o pescoço e a coluna do bebê fiquem alinhados. As regras se mantém as mesmas.
De 1 até 4 anos A cadeirinha deve ser instalado no branco de trás, virado para frente do carro. O cinto do equipamento deve passar nos ombros e no quadril da criança, sem ficar sobre a barriga ou pescoço.

As regras se mantém as mesmas.

Dos 4 até os 7 anos e 6 meses

A criança deve usar um assento de elevação, também no banco de trás. Com isso, ela terá altura suficiente para que o cinto de segurança do carro seja usado da forma correta; As regras se mantém as mesmas.
Dos 7 anos e 6 meses até 10 anos Bastava sentar no banco traseiro com cinto de segurança de três pontos

Crianças nessa faixa etária com menos de 1,45m deverão ser transportadas no banco traseiro em assento de eleação utilizando o cinto de segurança.

Qual o valor da multa de cadeirinha de carro?

A partir de abril de 2021, transportar uma criança de até 10 anos sem o uso da cadeirinha infantil gera multa de R$293,47, com sete pontos na CNH e possibilidade de retenção do veículo. 

Até então, o uso da cadeirinha infantil era obrigatório apenas para crianças de até 7 anos e 6 meses. Com as mudanças da Nova Lei de Trânsito, a cadeirinha infantil tem sua primeira aparição dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

Como escolher a melhor cadeirinha de carro?

criança em cadeirinha de carro dá risada

Dica 1) Segurança: sua cadeirinha é aprovada pelo Inmetro?

Ao transportar o seu filho, você provavelmente deve querer fazer isso com a maior segurança possível. Portanto, é sempre importante verificar se a cadeirinha que está comprando é aprovada pelo Inmetro. 

Além disso, é importante verificar o cinto de segurança do produto. Isso porque é ele que fará com que a criança fique firme no banco em caso de um acidente ou em uma freada brusca. Desta forma, é possível analisar quantos pontos de fixação há, além da proteção acolchoada, que evita machucar a criança.

Também é importante verificar o sistema de ancoragem do modelo. Obrigatório em carros zero quilômetro desde 2018, o sistema Isofix garante uma maior segurança, já que encaixa o produto diretamente no banco com maior estabilidade. Caso seu carro seja mais velho, é importante verificar no manual de instruções a forma correta de prender a cadeirinha no veículo.

Dica 2) Conforto: qual a qualidade do equipamento?

O conforto também é muito importante no processo de escolher a melhor cadeirinha de carro para o seu filho.Ele inclusive é capaz de melhorar a segurança durante o trajeto no veículo. 

Portanto, é necessário se atentar à qualidade do equipamento que você vai comprar. Almofadas macias e transpiráveis, além de serem facilmente laváveis, e um apoio para a cabeça, permitindo à criança descansar a cabeça, é fundamental. Além disso, é possível encontrar modelos com opções de inclinação.

Respeitar a idade do seu filho e o modelo de cadeirinha compatível também é essencial. Isso porque, caso a criança seja grande ou pequena demais para o equipamento, além de ficar bastante desconfortável, pode ser bastante perigoso.

Dica 3) Estado da cadeirinha: evite assentos já desgastados.

Por fim, não basta comprar uma cadeirinha confortável e segura. É necessário que o item esteja em bom estado. Pegar emprestado com parente ou amigo pode ser uma opção mais barata, mas nem sempre é a melhor.

Isso porque o equipamento pode estar desgastado por conta do uso, com peças metálicas enferrujadas, tecidos rasgados e com cintos de segurança danificados. A cadeirinha também pode ter sofrido alguma colisão que afete seu desempenho ou que a danifique por dentro. 

Além disso, é possível que o equipamento não siga as regulamentações mais novas, que são recentes e bastante rigorosas.

Você sabia que sua viagem pode demorar até 30 minutos a mais apenas por você ficar parado na fila do pedágio? Com crianças no carro, perder esse tempo não é nada legal. Clique na imagem abaixo e conheça a tag de pedágio sem mensalidades do Zul+, o app mais completo para quem dirige.

banner chegou a tag de pedagio zul digital
Vai viajar com as crianças? Fuja das filas do pedágio com a tag Zul+ e evite confusões com as crianças dentro do carro!