Para se tornar um bom motorista de aplicativo, é preciso muito mais do que um carro e disposição para trabalhar na rua. Para se ter sucesso de verdade na profissão, é necessário adequar o veículo a uma série de regras além de oferecer um excelente experiência ao passageiro. Ou seja, alguns pequenos detalhes podem ser o diferencial para quem quer fazer do aplicativo sua principal fonte de renda.

E para te ajudar a se tornar um bom motorista de aplicativo, o time do Zul+, app nº1 para quem dirige no Brasil, preparou uma lista com 10 dicas para você ser um motorista 5 estrelas.

banner app zul+ seu carro mais completo

1) Mantenha o veículo limpo;

O veículo é o cartão de visitas do motorista de aplicativo. Portanto, é fundamental mantê-lo o mais limpo possível. Uma arrumada geral após cada corrida e antes de iniciar o dia deve ser rotina para o motorista. Além disso, uma lavagem, por pelo menos uma vez por semana, também é uma boa pedida.

Levando em conta que estamos no meio de uma pandemia, utilizar um álcool 90% para higienizar o seu carro entre as corridas pode, além de mantê-lo limpo, ajudar a proteger a sua saúde e dos seus clientes. Por esse motivo, uma maior atenção deve ser dada aos locais que têm mais contato com as mãos: volante, câmbio, freio de mão, bancos, rádio, cinto de segurança e maçanetas.

Conheça a lavagem ecológica de carros e veja como limpar o seu veículo e ainda evitar o desperdício de água.

2) Esteja preparado para danos no carro;

Todos nós sabemos que o trânsito das cidades grandes é bastante perigoso. Desta forma, trabalhar como motorista de aplicativo te deixa sempre sujeito a um acidente. Além disso, dezenas de pessoas desconhecidas estarão entrando em seu carro todos os dias e, mesmo que de forma involuntária, elas podem acabar danificando o seu veículo.

Portanto, é fundamental ter um seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros e contra colisões para seu carro. Com isso, além de não precisar arcar com os reparos com o seu próprio bolso, ainda é possível ter uma cobertura das despesas médicas e hospitalares em caso de acidentes graves.

Roubo? Assitência 24h? Veículo reserva? Conheça os tipos de seguro auto disponíveis hoje no Brasil e saiba o que cada um oferece de cobertura.

3) Não deixe o tanque vazio;

Seja honesto: se fosse você o passageiro, e o motorista precisasse abastecer o veículo no meio da corrida, você ficaria satisfeito? É bem provável que sua resposta seja “não”. E mesmo que você não se importe, muitos passageiros podem achar desagradável.

Portanto, é sempre interessante deixar o tanque com uma capacidade que permita terminar suas corridas com tranquilidade. Não que você precise completar o tanque depois de deixar cada passageiro, mas é bom trabalhar com uma margem de segurança para não precisar parar enquanto tem um cliente no veículo. 

Conheça os tipos de combustíveis e descubra qual o melhor para o seu carro.

banner app abasteça seu carro com zul mais

4) Estabeleça metas;

Seja a atividade sua fonte principal de renda ou apenas um acréscimo, é sempre bom ter uma meta de ganhos. Você pode fixar um valor por dia, por semana ou por mês, qual for mais fácil para você. O que não pode fazer é trabalhar sem esse alvo.

Se pudermos dar um conselho, recomendamos determinar quanto você quer ou precisa ganhar no mês. Depois, dividir por quantos dias você irá trabalhar nesse mês. Assim, você saberá a sua meta diária de ganhos.

5) Não dirija cansado(a);

Apesar de ser importante estabelecer uma meta, você não deve correr atrás dela de qualquer forma. Se você está cansado ou com sono, volte para casa e acrescente o valor que faltou nos outros dias.

Mesmo que o aplicativo seja sua única fonte de renda, você não deve ficar muitas horas seguidas trabalhando. Além de ficar menos eficiente quando está cansado, você estará colocando você o seu passageiro em risco. Desatenção e dormir no volante é a causa de diversos acidentes de trânsito.

6) Dirija com tranquilidade e atenção;

Dirigir com tranquilidade e atenção é capaz de passar uma boa impressão para o passageiro, que poderá te avaliar como um bom motorista no aplicativo. Ninguém quer um motorista que saia ultrapassando todos os veículos a sua frente, que passe por semáforos fechados ou freie bruscamente. Por esse motivo, dirigir de maneira defensiva é benéfico em diversos sentidos. Uma viagem tranquila será mais segura e mais agradável para ambas as partes.

Veja 10 dicas de como evitar o trânsito na sua cidade.

7) Fique atento a horários de pico;

Uma forma de ganhar mais dinheiro como motorista de aplicativos é a chamada “tarifa dinâmica”. Ela acontece quando há um número muito grande de passageiros em determinada região, o que faz com que a corrida fique mais cara.

Dessa forma, as noites de sexta e sábado em regiões que possuem muitos bares e baladas, bairros comerciais entre 16h e 20h ou locais de shows e grandes eventos são ótimas opções para se faturar mais. Dias chuvosos também podem ser motivos para os preços subirem.

8) Atenção ao seu celular;

Um motorista de aplicativo deve sempre lembrar que, além do carro, o celular também é um instrumento de trabalho. Dessa forma, é importante ter um bom smartphone. Não precisa ser o mais caro e mais novo, mas ele deve funcionar bem e estar sempre carregado e com internet móvel.

Por conta disso, um bom pacote de dados, além de um carregador portátil ou veícular são fundamentais. Os aplicativos essenciais, como Uber e 99, além de um bom GPS, como Waze e Google Maps, devem estar sempre atualizados. Por outro lado, os demais apps devem permanecer fechados, economizando internet e bateria.

Outra ideia é posicionar o suporte de celular na saída do ar condicionado. Isso porque, com o uso contínuo, ele tende a esquentar bastante, e o ar gelado vai ajudar a resfriá-lo.

Conheça os melhores aplicativos para quem tem carro em nossa matéria especial sobre o assunto.

9) Fique atento às avaliações dos usuários;

Assim como os motoristas são avaliados, eles também podem e devem avaliar os passageiros. Desta forma, uma pessoa com notas muito baixas deve ter recebido esta classificação por um motivo, e pode indicar um passageiro problemático.

10) Seja educado(a).

Por último, mas não menos importante, é fundamental ser educado. Cumprimentar o passageiro quando ele entrar no veículo e perguntar se ele está confortável é a primeira coisa a se fazer. Depois, é possível deixá-lo à vontade para abrir as janelas, para escolher a música ou até mesmo a temperatura do ar condicionado.

Oferecer mimos também pode ser um ótimo diferencial. Água, balas e cabos para carregar o celular não são obrigatórios, mas ajudam a conquistar uma avaliação de 5 estrelas.

Além disso, sempre que o passageiro entrar, confirme o endereço final, pergunte se ele tem um caminho de preferência e informe o tempo de previsão. Assim, caso ele esteja com pressa, é possível tentar rotas mais rápidas.

Não são todos os passageiros que estão dispostos a conversar durante o trajeto, principalmente após um dia estressante no trabalho. Portanto, evite puxar conversa, mas, caso o passageiro dê o primeiro passo, não deixe ele falando sozinho.

banner chegou a tag de pedagio zul digital