Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


O que é a apólice de seguro e para o quê serve?

O acordo firmado entre o segurado e a seguradora é chamado de apólice de seguro, contrato que determina as condições do serviço.

Zul DigitalZul Digital

A apólice de seguro é o contrato feito entre o segurado e a seguradora. Nesse documento estarão todas as informações importantes sobre o serviço contratado, como também os dados do segurado, do bem segurado e da seguradora.

O contrato descreve todas as garantias, coberturas, direitos e obrigações, tanto da empresa quanto da pessoa que paga pelo seguro. É através da apólice de seguro, que o segurado sabe em quais situações ele terá amparo e poderá contar com algum tipo de indenização da seguradora.

Com o acordo em mãos, o segurado tem a capacidade de provar que tem o direito de receber o reembolso em determinada situação. Sem a apólice de seguro, a pessoa que contratou o serviço não consegue apresentar à seguradora argumentos que provem o direito a indenização.

Dessa maneira, guardar o documento é imprescindível para garantir que tudo aquilo pelo o que você pagou seja oferecido quando surgir algum problema.

Entenda a importância de um seguro para carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

O que é uma apólice de seguro auto?

A apólice de seguro auto é o acordo feito entre o proprietário do veículo e a seguradora em que estão determinadas as garantias, coberturas e todas outras condições sobre o serviço contratado.

No documento de apólice, estarão presentes as informações do veículo como placa, modelo e ano. Também devem aparecer na apólice dados sobre o proprietário e, se for o caso, de motoristas que também utilizam o veículo.

Além dessas informações básicas, a apólice do seguro auto determina todas as coberturas contratadas e os serviços de assistência inclusos. Dependendo do seguro contratado, essas garantias podem ser diferentes.

Motorista liga para seguradora após seu carro apresentar problema
Motorista liga para seguradora após seu carro apresentar problema. Foto: Shutterstock

Tipos de assistência de seguro auto:

Confira as principais partes do carro que precisam passar pela manutenção caso o veículo já tenha atingido certa quilometragem em nosso blogpost completo sobre revisão.

Tipos de cobertura de seguro auto:

Quando a apólice é emitida?

As apólices de seguro costumam ser emitidas em até 15 dias após a contratação do seguro. Dentro desse prazo, a seguradora pode acabar rejeitando o contrato por algum motivo de risco. No entanto, até a comunicação da rejeição, o segurado tem a cobertura garantida e poderá ser indenizado em caso de roubo ou furto do veículo.

O que deve constar na apólice de seguro auto?

No documento de apólice do seguro auto, devem estar presentes os dados corretos referentes ao segurado, ao tipo de seguro e ao veículo segurado.

Alteração na apólice do seguro auto

Caso o segurado pretenda fazer qualquer alteração na apólice de seguro vigente, é preciso realizar o chamado endosso. Ele é fundamental para manter o seguro dentro das condições do contrato e garantir que não ocorra a recusa de uma indenização por conta de dados desatualizados.

Ou seja, qualquer nova informação sobre o segurado ou seu veículo, é necessário realizar o procedimento. O significado de endosso é a transferência de uma propriedade para outra pessoa. No entanto, pode ser entendido aqui como o ato de adicionar informações ao contrato.

Confira alguns casos em que é preciso fazer endosso no seguro:

Entenda o vocabulário da apólice de seguro auto:

Tipo de seguro

Compreensivo: é o seguro completo em que todas as coberturas e garantias estão inclusas.

Terceiros: é o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos contra danos materiais ou corporais (RCFV-DM/DC).

Incêndio e roubo: como o próprio nome já diz, é o seguro que cobre apenas eventos de incêndio ou roubo do veículo.

Fator de ajuste:

É o valor percentual que fica ao lado de cada cobertura. O fator de ajuste é aplicado ao valor de referência do veículo segundo a tabela Fipe.

Prêmio:

É o valor pago pelo segurado para ter determinada cobertura. Fica ao lado do fator de ajuste. Não é a indenização.

Sinistro:

Qualquer evento que represente dano material ao bem segurado.

Franquia:

É o valor pago pelo segurado caso ocorra um sinistro parcial.

Classe de bônus:

É o desconto dado a cada renovação da apólice em que não tenha ocorrido o acionamento do seguro.

LMI:

Limite Máximo de Indenização. É o valor máximo estabelecido no contrato para pagamento de determinada cobertura presente na apólice.

App Zul+: Seguro Auto no seu celular

Família feliz viaja de carro
O usuário do Zul+ pode viajar sem preocupações já que encontra o contato de sua segurado dentro do aplicativo. Foto: Shutterstock

O usuário do aplicativo Zul+ já consegue consultar o seu seguro pelo celular de maneira muito simples. Caso o motorista já tenha um seguro contratado, ele tem acesso a todos os telefones atualizados de sua seguradora. Desta forma, é possível localizar facilmente o telefone correto quando acontecer qualquer problema com o veículo.

Além de informar qual o seguro do carro, o motorista também pode indicar o vencimento do serviço. No momento certo, o aplicativo irá alertar que a cobertura está próxima do vencimento. Em um futuro breve, o Zul+ será capaz de sugerir a melhor opção de contratação de seguro para cada usuário, de acordo com o perfil de uso no app e também do veículo cadastrado.

Baixe já o aplicativo Zul+ e tenha a melhor plataforma de serviços automotivos do Brasil em seu celular!

Comentários