Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


Aniversário de Salvador: as mudanças na cidade ao longo do tempo

Em mais de 400 anos, as ruas e avenidas de Salvador presenciaram a transformação da capital baiana

Zul DigitalZul Digital

Veja como os principais pontos da cidade de Salvador mudaram em mais de 4 séculos de existência

Salvador completa 471 anos de história em 2020 e, para comemorar a data, o Zul Digital selecionou alguns lugares especiais da capital baiana que mudaram ao longo do tempo. O antes e depois das ruas e avenidas de Salvador mostram como a cidade se transformou ao longo dos anos. Confira:

Praça Thomé de Sousa

Como era?

A Praça Thomé de Sousa foi construída em 1549 com a fundação de Salvador. A praça carrega o nome do primeiro governador-geral do Brasil (Thomé de Sousa) e foi centro político administrativo da América Lusitana até 1763, quando a cidade baiana ainda era a capital do país.

cartão postal praça tome de souza salvador bahia 1940
Esta fotografia foi publicada em um cartão postal de 1940. Foto: Guia Geográfico - Salvador Antiga.

Como é hoje?

Hoje, a praça abriga a sede da prefeitura de Salvador, a Câmara Municipal da cidade, o Palácio Rio Branco (antiga sede do governo estadual) e a entrada do Elevador Lacerda pela Cidade Alta.

Na foto, está a Câmara Municipal de Salvador (à esquerda) e o Palácio Rio Branco (à direita). Foto: Shutterstock

Conheça 10 lugares incríveis em Salvador onde você pode estacionar seu carro com o aplicativo Zul Digital.

Elevador Lacerda

Como era?

Inaugurado em 8 de dezembro de 1873 em Salvador, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano construído no mundo.

Elevador Lacerda 1910 Salvador Bahia
A fotografia acima é datada entre 1906 e 1912. Foto: Guia Geográfico - Salvador Antiga.

Como é hoje?

Até hoje, o Elevador Lacerda tem como função transportar pessoas entre os bairros da Cidade Alta e Cidade Baixa. Símbolo da capital baiana, o elevador tem capacidade máxima de 128 pessoas e a viagem dura cerca de 22 segundos.

elevador lacerda
O Elevador Lacerda carrega o nome de seu idealizador, Antonio Lacerda, e transporta, em média, 750 mil pessoas por mês funcionando 24 horas por dia. Foto: Shutterstock

Pelourinho

Como era?

O Pelourinho nasce com a fundação de Salvador em 1549 como principal bairro residencial. No alto da montanha e próximo ao porto, a localização estratégica abrigava as melhores moradias da cidade. No entanto, com o desenvolvimento em outras regiões da capital baiana, o Pelourinho sofreu forte degradação.

Pelourinho Salvador Centro Histórico 1859
A foto é registro de Ben Mullock em 1859. Foto: Guia Geográfico - Salvador Antiga.

Como é hoje?

O Pelourinho continua sendo o coração da capital baiana. Conhecida como a região mais pulsante de Salvador, o Pelourinho carrega grande valor histórico-cultural marcado pela arquitetura barroca de suas casas e igrejas. Atualmente, há muitos bares, restaurantes, museus e lojas pela região.

Atualmente, há muitos bares, restaurantes, museus e lojas pela região. Foto: Shutterstock

Veja como estacionar seu carro no Pelourinho em nosso blogpost completo sobre a Zona Azul Digital em Salvador.

Comércio

Como era?

Antes de se chamar Comércio, a região era conhecida pela Rua das Princezas, uma das vias mais movimentadas de Salvador durante o século 19. A Rua das Princezas foi construída em 1867 e era continuação da antiga Rua Nova do Comércio, a atual Rua Conselheiro Dantas.

comercia salvador rua das princezas salvador bahia 1900 século XX
A foto é de um cartão postal de 1910. Foto: Guia Geográfico - Salvador Antiga.

Como é hoje?

Atualmente, a via chama-se Rua Portugal e a maioria dos prédios antigos foram demolidos para a construção de novos edifícios.

rua do comercio salvador bahia
A região continua com o intenso comércio com lojas, restaurantes e escritórios. Foto: Google Maps

Na Rua Portugal, você pode estacionar seu carro com Zul Digital. Saiba como regularizar o veículo na vaga em nosso blog.

Rua do Rosário

Como era?

A fotografia abaixo mostra a antiga Rua do Rosário que se tornou mais tarde a Avenida Sete de Setembro. Pela foto, é possível identificar a Igreja do Rosário, que existe até hoje. A imagem é um cartão postal de 8 de janeiro de 1911 enviado por J. Mello à Turquia e foi retirada do Guia Geográfico - Salvador Antiga.

rua do rosario salvador avenida sete de setembro 1910
A imagem é um cartão postal de 8 de janeiro de 1911 enviado por J. Mello à Turquia e foi retirada do Guia Geográfico - Salvador Antiga.

Como é hoje?

A Avenida Sete de Setembro é umas das principais e mais antigas vias da capital baiana. Ela fica localizada à margem da entrada da Baía de Todos os Santos e conecta o centro histórico da cidade com o bairro da Barra.

Avenida Sete de Setembro hoje. Foto: Google Maps

Corredor da Vitória

Como era?

O Corredor da Vitória é um trecho da avenida Sete de Setembro que liga o bairro Campo Grande até a Ladeira da Barra.

Corredor da Vitória em 1925, quando era a alameda mais elegante da capital baiana. Foto: Guia Geográfico - Salvador Antiga.

Como é hoje?

O Corredor da Vitória é um importante ponto de concentração artística em Salvador. A via abriga três museus (Museu Geológico da Bahia, Museu de Arte da Bahia e Museu Carlos Costa Pinto) e duas salas de cinema em menos de um quilômetro de extensão.

Trecho do Corredor da Vitória em frente ao Museu de Arte da Bahia (à esquerda). Foto: Google Maps

Vai estacionar seu carro em Salvador? Baixe o app Zul Digital e tenha a melhor experiência de estacionamento rotativo na palma da sua mão.

Comentários